sábado, 31 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011: OS MELHORES E PIORES FILMES DO ANO.

Opinião/Filmes.
Retrospectiva 2011: Os melhores e piores filmes do ano.

Sinceramente, não sei se pelo fato de ter assistido um número consideravelmente maior de filmes, tanto no cinema quanto baixando pela net (apesar de uma prática antiga, pode acredita que é a minha grande descoberta do ano), ou se de fato a safra de filmes deste ano está mesmo acima da média. O fato é que, ao contrário do ano passado, desta vez foi difícil para mim, listar os dez melhores filmes de 2011. Tanto que venho rascunhando esta postagem desde de meados de novembro e antes desta publicação sofreu incontáveis mudanças.

Vale salientar que a presente lista é elaborada por um cinéfilo com preferências bastante populares e não de um crítico especializado, aliás, algo que este blogueiro não é. Logo, não estranhe se não encontrar nesta lista bastante elogiados pela crítica e por cinéfilos com percepção mais apurada, que apesar de tudo isso, ainda não despertaram sequer o interesse em assisti-los, como é o caso de Biutiful (título feio da porra), Melancolia (pelo trailer, aparenta fazer jus ao título) e A Árvore da Vida (outro com trailer que não me despertou interesse).. Para acomodar alguns títulos, que ficaram pesando na minha consciência por terem sido excluídos da lista, criei as categorias "Menção Honrosa", "Astro do Ano" e "O filme mais fodástico do ano".

Enfim, antes de pensar mais uma vez e fazer outras mudanças e/ou criar novas categorias, e por estamos no último dia do ano, vamos logo a lista deste blogueiro dos dez melhores filmes do ano, como também os piores (apesar de ter sido um pouquinho mais fácil, deu trabalho escolher devido ao número alto de porcarias lançadas este ano). Sem perder tempo, porque o reveilon é daqui algumas horas, e eu quero mais é celebrar um novo ano, vamos ao que interessa.

1º. O Filme mais criativo do ano.


Criativo, inovador, inteligente e muito divertido. Sem sombra de dúvida, Sucker Punch: Mundo Surreal, cujo o subtítulo nacional faz jus a trama, na minha humilde opinião é o melhor filme do ano. Com roteiro bastante criativo, efeitos especiais excepcionais, atuações razoáveis e uma fotografia de encher os olhos, o filme mais autoral do talentoso diretor Zack Snyder é um show de criatividade. Injustamente malhado pela crítica e mal nas bilheterias, é um candidatíssimo a se tornar um filme cult.

2º. Remake duplamente supreendente.


Um dos grandes mistérios que este blogueiro teve que decifrar no ano que se encerra foi se o remake Bravura Indômita era um bom filme ou um fiasco. O resultado é que fui supreendido por um filmaço excepcional tão memorável e até melhor que o original estrelado pelo saudoso John Wayne. A segunda supresa é que este filmaço saiu da cerimônia do Oscar de mãos abanando, sem uma estatueta careca sequer. Vai entender as antas dos membros da Academia.

Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/04/incognita-desvendada.html

3º. O melhor made in Brasil.


Ao meu ver, 2011 não foi um dos melhores para o nosso cinema nacional. Para cada bom filme como o poético O Palhaço e a comédia O Homem do Futuro, pipocaram comédias medíocres totalmente sem graça (Família Vende Tudo, Não se preocupe nada vai dar certo!), dramalhões espíritas (As Filhas de Chico Xavier, O Filme dos Espíritos) e cinebiografias de pessoas de índoles duvidosas na vida real, transformadas em heróis nas telonas (VIP's). Nosso cinema, este ano, provou na prática a veracidade do ensinamento popular que "Quantidade não é qualidade". Ainda bem que o estrago não foi tão grande e tivemos um ano excepcional nas bilheterias.

Cilada.com não somente salvou a pátria de um ano que tinha tudo para ser fraco em qualidade no nosso cinema como também está entre os melhores filmes do ano. A comédia estrelada e escrita por Bruno Mazzeo, merecidamente, arrebentou nas bilheterias e supreende por ser uma comédia realmente engraçada, algo que, a cada ano, vem diminuindo bastante no cinema mundial. 


4º. Agradável supresa.


Um filme sobre balé é algo que não agrada este blogueiro. Ainda bem que, diante de um imprevisto de uma inexplicável saída de cartaz do ganhador do Oscar deste ano, assistir ao excepcional suspense Cisne Negro, que merecidamente rendeu o Oscar a linda e talentosa  Natalie Potman, por sua atuação explêndida. Criativo e inovador, um suspense de primeira categoria que já figura na lista dos melhores do gênero de todos os tempos. Talvez seja a única concordância entre este blogueiro e os críticos profissionais na lista dos melhores filmes do ano.


5º. Ideia tosca que supreendeu.


Um filme com uma trama que gira em torno de robôs lutadores, só por esta premissa tinha tudo para ser um filme tosco, chato e sem emoção, a exemplo do decepcionante A.I. - Inteligência Artificial. Mas, Gigantes de Aço não somente supreende, mas, para este blogueiro, é o filme mais emocionante do ano. Com a dosagem perfeita de ação, humor e muita emoção, ótimas atuações de um elenco afiado e efeitos especiais by Spielberg, o filme estrelado pelo eterno Wolverine Hugh Jackman, sem sombra de dúvida, figura também entre os mais criativos do ano.


6º. O ano de Timberlake.


De fato 2011 foi o ano de grandes supresas. Uma delas atende pelo nome de Justin Timberlake, que simplesmente calou a boca deste blogueiro e de centenas de críticos mais ferrenhos do seu talento como ator, com duas ótimas atuações em dois filmaços de gêneros totalmente opostos:  a divertida comédia romântica Amizade Colorida (saiu da lista por pouquinho) e a criativa ficção O Preço do Amanhã, que figura não somente na minha lista dos dez melhores filmes do ano, como também dos melhores e mais criativos filmes de ficção científica. Mesmo já tendo alguns anos de estrada como ator, para este blogueiro, o cantor foi a grande revelação do ano.


7º. Volta em grande estilo.


2011 foi marcado pelo retorno ao cinema de franquias de sucesso. Destas que voltaram com força total, empatam  Missão: Impossível - Protocolo Fantasma, X-Men: Primeira ClassePlaneta dos Macacos: A Origem. Três filmaços de primeira que simplesmente reinventaram suas respectivas franquias de forma supreendente e eletrizante. A lista dos dez melhores do ano ficou um pouco mais extensa por causa destes filmaços que na opinião deste blogueiro em hipótese alguma podem ficar de fora.


8º. Trio parada dura.


Se no ano passado, o astro de ação do momento Jason Statham estava encabeçando a lista dos melhores filmes do ano, graças a sua participação no excepcional e divertidíssimo Os Mercenários, desta vez o carequinha entrou na lista no finalzinho da decisão por penaltis, graças ao eletrizante Os Especialistas, onde ele reina absoluto, mesmo tendo no elenco Clive Owen e ninguém menos que Robert De Niro. O cara arrebenta e por pouco mesmo, não dividiu o título de astro do ano com Timberlake e dois excepcionais atores, que irei revelar daqui a pouco.

9º. O filme mais nostálgico do ano.


Steven Spielberg, ao meu ver, foi  o grande homenageado do ano. E dentro de casa, numa produção sua, dirigida pelo diretor J.J. Abrams. Super 8 é um filmaço bem ao estilo Spielberg dos anos 80, que empolga e emociona. Nada como ir ao cinema e relembrar bons momentos de tempos passados que, infelizmente, não voltam mais.


10º. Sandler se dando bem (outra vez) no Hawaii.


Comédia repleta de clichês e estrelada pelos astros Adam Sandler e Jennifer Aniston, ambos com filmografias que oscilam bons e péssimos filmes. Ingredientes que credenciam qualquer filme a um fiasco total. Mas, este ano os dois supreenderam na divertidíssima Esposa de Mentirinha, uma das comédias mais engraçada do ano. Como eu disse na ocasião que comentei o filme, o Hawaii é pé-quente para Sandler, já que além desta comédia, seu melhor filme, a comédia romântica Como se fosse a primeira vez, se passa lá.

Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/03/piadas-velhas-risadas-novas.html

O MELHOR EM 3D.


Este ano pipocaram produções lançadas no formato 3D, a maioria meros caça-níqueis. Dos poucos realmente filmados no formato, logo, com resultados superiores aos demais, destaque para a aventura Santuário. Como se não bastasse a produção do gênio James Cameron, fato suficiente para detornar com os concorrentes medíocres, o filme tem um ótimo roteiro, boas atuações e sequências eletrizantes de tirar o fôlego. Quem também não ficou atrás e arrebentou no formato foi Transformers: O Lado Oculto da Lua, que conta com a produção executiva de outro gênio, no caso Steven Spielberg. Merecidamente e sem dar chances nenhuma a concorência, dois filmaços que empantam como melhores filmes em 3-D do ano.

Santuário, comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/02/sem-folego-em-3d.html

Transformers: O Lado Oculto da Lua, comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/07/brinquedinhos-de-luxo-estao-de-volta.html

MENÇÃO HONROSA.


Apesar de ser um cinéfilo com gosto bastante popular, logo, sem muitas exigências e frescuras, criei esta categoria para contemplar filmes que fizeram a crítica especializada babar e os cinéfilos com gostos mais sofisticados amarem da carteirinha. Até que este ano assistir um número considerável de filmes assim, e destaco o comovente O Palhaço, dirigido e estrelado por Selton Mello e a criativa comédia Meia Noite em Paris, dirigida por Woody Allen. Dois filmes que de tão bons, conseguem agradar especialistas e leigos como este blogueiro.

O Palhaço, comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/11/outra-sessao-dupla-no-kinoplex-maceio.html

Meia Noite em Paris, comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/08/filme-cult-tambem-diverte.html


OS ASTROS DO ANO.


Que Johnny Deep é dos melhores atores norte-americanos e que geralmente acerta em suas escolhas, isso não é novidade. Mas, em 2011, o ator nos presenteou com duas brilhantes atuações, em dois divertidíssimos filmes descomprometidos e ainda emprestou a voz para o figuraça lagarto protagonista da animação Rango. Deep arrebenta e dar um show de talento e versatilidade, ofuscando ninguém menos que a belíssima Angelina Jolie em O Turista e voltando com tudo na pele do seu mais popular personagem, o hilário Jack Sparrow em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, sendo este último, figurando também entre os quinze melhores filmes do ano da minha lista.


Quem também não ficou atrás de Deep e do novato (em comparação a ambos), Justin Timberlake, foi o veterano e também excelente ator Anthony Hopkins que brilho no suspense O Ritual e na sua participação como Odin, na grande supresa do ano, para este blogueiro, Thor. Duas brilhantes atuações de Hopkins que pegou dois papéis inferiores ao seu inegável talento e simplesmente deu um show de interpretação, provando que excelentes interpretações superam até mesmo os efeitos especiais de última geração.
O FILME MAIS FODÁSTICO DO ANO.


Existem filmes que pode até ter suas limitações de roteiro, atuações, entre outras, conseguem a proezz de ser tão divertidos a ponto de fazerem o espectador saltar da poltrona no cinema e após a exibição, sair com um sorrisão, por este motivo são, na minha opinião, fodásticos. Geralmente são filmes de ação. Com o deslocamento de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma e Os Especialistas para a lista dos dez melhores, sobrou para Velozes e Furiosos - Operação Rio, o título do filme mais fodástico do ano.

Tudo bem que a quinta aventura da franquia estrelada por Vin Diesel e Paul Walker, tem um roteiro que deixa muito a deseja e chega a ser um filme irritante para nós brasileiros, pela péssima e irreal caracterização do nosso país e que  mesmo sendo filmado em nosso país, não conta com nenhum brasileiro no elenco. Mas, é inegável que, depois dos dois filmaços citados no começo deste parágrafo, Velozes Cinco, como é chamado por boa parte da crítica e dos fãs, é um filme de ação empolgante e divertido, e, por conseguir divertir, mesmo diante dos absurdos e ofensas ao brasileiro, recebe deste blogueiro o título de Filme Mais Fodástico do Ano.

Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/05/velozes-e-mentirosos.html

OS PIORES DO ANO.


Ao contrário do ano passado, onde foi fácil escolher apenas um, desta vez farei uma lista dos piores filmes do ano. E olhe que, mesmo sendo uma escolha bem mais fácil que a dos melhores filmes, queimei bastante neurônios e perdi bastante tempo para elaborar a lista. Sem perder tempo com comentários sobre cada um, vamos aos piores de 2011.

1º. 11-11-11.

2º. Apollo 18.

3º. As Filhas de Chico Xavier.

4º. Inverno da Alma.
Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/04/meus-achados-e-perdidos.html

5º. Não Tenha Medo do Escuro.

6º. A Casa dos Sonhos.

7º. Família Vende Tudo.

8º. A Garota da Capa Vermelha.

9º. Pronta para Amar.

10º. Terror na Água em 3D.

O PIOR EM 3D:


Foram tantos gatos por lebres lançados no formato que dariam uma nova lista. Mas, nenhum se compara a tranqueira Terror na Água em 3D. Disparado não somente o pior filme no formato, mas também figura entre os piores de todos os tempos. Vai ser ruim assim no fundo do mar.

MENÇÃO HORROROSA.


Apesar de ter sido lançado no ano passado, o lixo extraordinariamente entediante Inverno da Alma chegou em nosso país no comecinho deste ano, pegando carona nas quatro indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme. Não consigo entender como uma merda desta agradou tanto a crítica e ao público, a ponto de ser indicado ao Oscar e a outras premiações. Por este motivo e, também por não ter assistido ainda Melancolia e A Árvore da Vida, dois filmes cultuados, porém, que dividiram meio-a-meio a crítica especializada e o público refinado, que Inverno da Alma é disparado o filme queridinho da crítica que este cinéfilo achou uma merda de 2011.

ASTRO QUE MAIS DECEPCIONOU.


Gostaria de saber o que faz um cara talentossísimo como Tom Hanks, dirigir e estrelar uma tranqueira como Larry Crowne - O Amor Está de Volta. Júlia Roberts até é compreensível, afinal, a eterna protagonista de Uma Linda Mulher, está acostumada a marcar presença em tranqueiras, inclusive, no ano passado, encabeçou a minha lista do pior dos piores, com o péssimo, mas inexplicável sucesso de público e bilheteria Comer Rezar Amar. Mas é lasca ver um ator excepcional como Hanks, decepcionando nas suas escolhas e desta vez nos "presenteou" com um dos piores filmes de todos os tempos. Por isso, recebe o título de astro que mais decepcionou em 2011. 


FIlME RUIM MAIS FODÁSTICO.


2011 foi o ano que filmes ruins fizeram estrondoso sucesso de público, um fenômeno ineplicável. Destaque para A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 que mesmo sendo o pior filme da série, em nosso país foi a segunda maior bilheteria do ano, perdendo apenas para a animação Rio. Vai entender a paixão doentia dos fãs pela franquia, a ponto de gostarem de um lixo como este último filme.

Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/11/depois-de-um-razoavel-eclipse-um.html

Enfim, esta são as minhas listas dos melhores e piores de 2011. Dê a sua opinião sobre elas, como também faça suas próprias listas. Afinal, vivemos numa democracia e opinião todos têm o direito de ter a sua, afinal, como diz a sabedoria popular, Gosto não se discute! Na próxima postagem listarei rapidamente os filmes do próximo ano mais aguardados por este cinéfilo. Outra escolha dificil para mim, já que a safra de filmes 2012 promete superar a deste ano que termina no dia de hoje. Como todo cinéfilo, este blogueiro está torcendo por isso. Tenham todos um feliz e abençoado ano novo!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário