domingo, 11 de dezembro de 2011

STALLONE EM UMA ATUAÇÃO SUPREENDENTE .

Filmes.
Stallone em uma atuação supreendente.

Enquanto muitas pessoas, incluindo este blogueiro, se matam nas academias para perder peso e ficar com aquele corpinho sarado, um astro hollywoodiano, que inclusive foi um dos responsáveis para despertar nos mamanjos a vontade de entrarem em forma, fez o caminho inverso. Em 1997, Sylvester Stallone se despiu de toda vaidade, deixou de malhar e até engordou a ponto de ter uma barriga idêntica a deste blogueiro, para interpretar um anti-herói no drama policial de baixo orçamento Cop Land, escrito e dirigido pelo novato James Mangold, e que contava também no elenco, com os ótimos atores Harvey Keitel, Ray Liotta, Robert De Niro, Robert Patrick (o eterno T-1000 de O Exterminador do Futuro 2), entre outros.

Nos anos 70, policiais de Nova Iorque compraram terrenos nos arredores de Nova Jersey, formando a pequena cidade de Garrison, colocando o herói local Freddy Helflin (Stallone) para o posto de xerife. Nos dias de hoje, Helfin, é um cara pacato, mas infeliz com sua vidinha entediante, já que seu sonho sempre foi ser um policial de verdade, mas foi impedido devido a surdez em um dos ouvidos, ocasionada no seu ato heroico. Numa cidade onde os moradores são predominantemente policiais, Helfin e dois policiais que formam a sua equipe, não têm muito o que fazer, limitando seu trabalho em multar visitantes desavisados que ultrapassam o limite de velocidade. Muito esperto, mas totalmente passivo, Helflin percebe e faz vistas grossas as falcatruas de alguns policiais corruptos que residem no vilarejo, liderados por Ray Donlan (Keitel, como sempre dando um show, acrescentando mais um vilão em sua carreira). Mas, a visita do Tenente Moe Tilden (De Niro, tirando leite de pedra em mais um personagem inferior ao seu talento), membro da corregedoria que investiga um suposto suícidio de um sobrinho de Tilden, renomado policial que pisou na bola, faz com que Helfin reavalie a sua omissão e que ninguém está acima da lei.

Com um enredo muito bem desenvolvido, o filme é um drama policial envolvente, conduzido brilhantemente por Mangold (que atualmente está dirigindo o novo filme do X-Men Wolverine), que aproveitou o máximo o elenco excepcional, extraindo ótimas atuações, principalmente do seu protagonista. Stallone supreende com uma atuação excepcional, que consegue ofuscar a de todos os seus colegas de elenco, atores excepcionais e que também estão ótimos. Disparada é a melhor atuação do astro, superando inclusive sua atuação em Rocky, Um Lutador, que lhe rendeu sua única indicação ao Oscar. Injustamente, o brucutu foi totalmente ignorado pelos membros da academia, mesmo com uma atuação tão brilhante.

Os fãs de filmes de ação podem até se fustrar um pouco com o ritmo lento e a falta ação do filme. Mas, são compensados com uma eletrizante sequência de tiroteio, no climax do filme, tão bem realizada, que, assim como o personagem central, provoca mudança de reação de quem assiste. Já os fãs de Sylvester Stallone são supreendidos pela atuação excepcional do ator, que emociona e cativa, dando um show de interpretação num personagem totalmente oposto aos Rambo, Rocky, Cobra, entre outros personagens saradões e determinados da sua filmografia. Sem sombra de dúvida este personagem ímpar da carreira do ator serve para mostrar todo seu talento dramático, adormecido a muito tempo. Uma oportunidade rara de ver um Stallone muito mais interpretação e pouquíssima ação.

Cop Land é um excepcional drama policial com uma trama intrigante e uma das atuações mais memoráveis da história do cinema. Uma obra prima da atualidade, injustamente ignorada pelo público e crítica, que precisa ser descoberta. Parece exagero de um fã de Stallone, mas de fato não é. Na dúvida, confira este filmaço, no seu idioma original, e tire suas próprias conclusões. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 



2 comentários:

  1. Muito obrigado, Giovanni! Seja bem vindo a nos visitar mais vezes e a nos seguir. Abraços! Fik c Deus!

    ResponderExcluir