quinta-feira, 31 de março de 2011

UMA VIAGEM FANTÁSTICA E ALUCINANTE, MUITO ALÉM DA IMAGINAÇÃO.

Filmes.
Uma viagem fantástica e alucinante, muito além da imaginação.

Na semana que a minha carteira estudantil 2010  da meia-entrada caminhava para aposentadoria (expirou hoje), aproveitei ao máximo indo ao cinema, por três vezes, número acima da média semanal. E encerrei a jornada de quase um ano em sua companhia, com chave de ouro, conferindo na tela do Cine Farol 1, a aventura/ficção/fantasia (definição do gênero escrita na bilheteria das salas do Lumière), Sucker Punch - Mundo Surreal, novo filme do diretor de 300,  o talentoso Zack Snyder.

Geralmente, os títulos de filmes traduzidos não literalmente dos originais e os subtítulos criados pelos distribuidores nacionais são toscos e não combinam com o filme. Mas não no caso de Sucker Punch, pois o subtítulo Mundo Surreal, define perfeitamente o filme. Ou alguém tem outra definição melhor para um filme que tem monstros-samurais gigantes, nazistas-zumbis e dragões medievais, tudo isso e muito mais, ao som de heavy metal e música eletrônica?

A trama é simples, e apenas uma desculpa esfarrapada para a imaginação de Snyder, que dirige pela primeira vez um roteiro 100% de sua autoria, correr solta. A recém-órfã Babydoll (ignore os nomes toscos das personagens) é internada pelo padastro num sanatório, para que seja feita lobotomia, tornando-a mentalmente incapaz,e consequentemente,  fazendo do canalhão o único herdeiro da fortuna da finada. Para tentar permanecer sã, a lindinha foge da realidade, criando um mundo imaginário, arrastando todos, mocinhas e vilões, para ele. 

Esqueça qualquer lógica do roteiro, pois o filme é uma viagem fantástica e alucinante, muito além da imaginação. A criatividade corre solta, num visual perfeito, acompanhado de uma trilha empolgante, que transporta o espectador para esta viagem, sem precisar recorrer ao 3-D, já que Snyder, bateu o pé e não aceitou a proposta do estúdio Warner Bros, produtor do filme, de após a filmagem, o filme receber o tosco tratamento para convertê-lo ao formato. Decisão sábia, já que o resultado final é perfeito, nos presenteando com um dos melhores e mais criativos filmes dos últimos anos.

Graças a direção impecável e criativa, Snyder, nos presenteia com um filme divertidíssimo, sendo disparado o seu melhor filme, inclusive superando o excepcional 300.  Se a Warner continuar dando carta branca ao genial diretor, o próximo Superman, que será dirigido por ele, tem tudo para fazer o que parecia impossível: superar os dois primeiros filmes do herói. É espera para ver.

Voltando ao presente, o elenco de Sucker Punch está ótimo, e é nítido que todos entraram de cabeça na diversão criada e comandada por Snyder. Até mesmo a fraca e ex- High School Musical Vanessa Hughes, consegue convencer como Blondie, uma das internas que entram no mundo imaginário de Babydoll. Mais um mérito do diretor Zack Snyder, que conseguiu contagiar todos com a sua viagem surreal.

O único ponto fraco, na minha opinião, foi o final do filme, um pouco sem graça e previsível. Mas nada que tire o mérito deste filme excepcional, que para mim, é o melhor filme que assistir neste primeiro trimestre do ano. E quem acompanha este blog sabe que não foram poucos excelentes filmes que assistir neste período.

Criativo, empolgante, divertido, faltam adjetivos para definir Sucker Punch - Mundo Surreal. Imperdível e obrigatório para assistir no cinema, o trailer abaixo é apenas um pequeno aperitivo. Quem deseja diversão e viver uma experiência eletrizante no escurinho do cinema, não perca tempo e vá agora mesmo assisti-lo. 



Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário