quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DEPOIS DE UM RAZOÁVEL ECLIPSE, UM AMANHECER FUSTRANTE.

Filmes.
Depois de um razoável Eclipse, um Amanhecer fustrante.

Tem gente que não acredita em milagre. Então, me arranje outra palavra para definir uma sessão de cinema lotada de um novo filme da série teen modinha A Saga Crepúsculo, sem um grito histérico de alguma fogosa  aborrescente, fã da saga. Pois acreditem que isso aconteceu comigo, na sessão das 19 horas de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, que eu conferir junto com a minha amiga Dani (aproveito mais uma vez e lhe agradeço pela disponibilidade de vim de Messias para encarar comigo mais uma sessão de um filme da franquia teen), na sala 2 do Cine Lumière Farol, na última segunda-feira. Se eu tive esta agradável supresa em relação a plateia que estava consoco naquela sessão, infelizmente, a supresa que eu tive com o filme não foi nada agradável.

A trama inicia com os preparativos e casamento de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart), que vem ao Rio de Janeiro passar sua lua-de-mel, e finalmente consumar aquilo que a moça e as fãs mais afoitas da série já estavam esperando (com direito a quebrar a cama e bagunçar todo quarto durante o ato, exageros que tornaram uma cena que tinha tudo para ser bela, numa cena típica de besteirol). Tudo ia bem, apesar de Edward meio receioso em perder o controle e morder a amada, até que o inesperado (ao menos no mundo vampiresco-tosco de Stephenie Meyer, já que na vida real, é algo tão óbvio de acontecer com sexo sem nenhum tipo de precaução) acontece e Bella engravida, alog que pode lhe custar a vida, já que o feto que ela carrega, não é como os demais. Inicia, então, um dramalhão que vai ser esticado durante toda trama, onde mal se expõe o grande dilema da história, ou seja, se segue o desejo do pai de abortar ou  da jovem mãe de continua sua arriscada gravidez.

O problema da trama deste novo filme da franquia é que deixou a ação de lado (resume-se apenas uns empurrãozinhos patéticos entre lobos digitais e os Cullen, na sequência final) e arrastou-se exageradamente no dramalhão que de tão mal elaborado fazem as novelas mexicanas, reprisadas exaustivamente no SBT, corarem de vergonha. Sem falar nos erros grosseiros no roteiro que refletiram na produção. Tudo bem que a maioria dos fãs da franquia não são tão exigentes, mas cenas como a de Edward debaixo do sol, sem o tradicional e tosco brilho de pupurina, e os lobisomens que ao se transformarem rasgam as roupas e ao voltarem a forma humana voltam completamente vestidos, chegam ser uma ofensa a inteligência dos mais fanáticos dos fãs. E para os que, assim como eu, são irados com Meyer por detornar absurdamente a mitologia dos vampiros, o novo filme irrita ainda mais, pois além do habitual vampiros saírem à luz do dia, sem agressão nenhuma a sua existência, desta vez seus reflexos são vistos no espelho, enterrando de vez toda mitologia sobre os  vampiros, construída ao longo dos séculos.

Outra decpeção são as atuações. Pattinson e Stewart se superam e conseguem ser menos convincentes que os outros filmes não somente da franquia, mas de suas carreiras. E para piorar ainda mais, o único bom ator da franquia, Taylor Lautner, é colocado em segundo plano, aparecendo pouco. Mesmo assim, ainda consegue roubar a cena, e não somente por arrancar a blusa e levar as meninas fogosas à loucura, mas por sua ótima atuação, que junto com as belíssimas locações no nosso Rio de Janeiro e os pouquíssimos efeitos especiais, principalmente, dos lobisomens, proporcionam os únicos e pouquíssimos verdadeiros bons momentos do filme. Aliás, são por eles que este blogueiro dar ao filme a nota 2,5. Do contrário...

Visivelmente arrastado, justamente para se ter história a contar na desnecessária e imitável segunda parte, com direito a uma cena no meio dos créditos finais tão desnecessária quanto a divisão da trama em dois filmes, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 é uma decepcionante continuação, que consegue superar Lua Nova, ficando com o título de pior filme da franquia. Se a franquia continuar alternando entre filmes razoáveis e péssimos (confira os comentários dos outros filmes em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/11/crepusculo-antes-do-amanhecer.html ), o próximo e derradeiro filme tem tudo para ser um bom filme.  É esperar para ver e torcer que o previsível se confirme.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.




Partida de Xadrez na Lua-de-Mel:
Que isso não vire moda.

Povo alegre e que vive rebolando no meio da rua:
Nem a Saga Crepúsculo nos poupou de um dos maiores
clichês preconceituosos made in States.

Nenhum comentário:

Postar um comentário