quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

QUEM NÃO TEM OGRO...

Filmes.
Quem não tem ogro...

Quando apareceu pela primeira vez em Shrek 2, o figuraça Gato de Botas, dublado originalmente de forma inspirada por Antônio Banderas, conseguiu a proeza de brigar, a cada cena e a cada filme, com o Burro, dublado da mesma forma por Eddie Murphy, pelo título do personagem mais interessante e engraçado da quadrilogia estrelada pelo ogro. Após um ano do fim da franquia, o felino sai na frente e ganha o seu filme solo. Gato de Botas, filme que conferir na noite de ontem na sala 3 do Complexo Kinoplex, se passa antes do implacável, principalmente com as mulheres (segundo ele, é claro) ser contratado pelo rei para detornar com o ogro casado com sua filha, naquele divertido filme. O nosso querido e bonitinho pesonagem é um fora da lei forçado pelas circunstâncias. Procurado por todos os quantos, bem ao estilo bandido de faroeste, o felino se ver diante de uma chance de mudar de vida se encontrar e plantar os feijões mágicos, em posse do terrível casal de vilões Jack (dublado originalmente por Billy Bob Thorton) e Jill (Amy Sedaris). Na sua divertida jornada, o felino latino não estará sozinho, já que o ovo Humpty Dumpty (dublado pela bola da vez Zack Galifianakis, o gordinho doidão da franquia Se Beber, Não Case!), seu ex-colega de orfanato e a gatinha (neste caso, literalmente falando) Kitty Pata Mansa (Salma Hayek, que esteve semana passada no Brasil, junto com Banderas, para lançar o filme).

Mantendo o mesmo estilo escrachado da quadrilogia Shrek, mas sem o mesmo pique, o filme é divertido e consegue agradar tanto as crianças quanto os adultos, que soltam o riso frouxo com as paródias aos filmes de faroeste e capa-espada, principalmente do Zorro. O filme só não agrada mais pelo Gato de Botas não ter ao seu lado personagens tão inesquecíveis quanto ele e os outros coadjuvantes da extinta (até segunda ordem) franquia. Destaque apenas para um hilário gatinho que faz um engraçadíssimo "Oh!", todas as vezes que se espanta com algo. Pena que este figuraça personagem, que rouba a  cena e arranca gargalhadas do público com um gesto tão simples, só apareceu em duas únicas cenas.

Se o roteiro deixou um pouquinho a desejar, o mesmo não podemos falar da qualidade do desenho, que cada vez impressiona pelo realismo dos detalhes que foram realçados no formato 3-D. Neste ponto, a cada filme a franquia foi se aprimorando e em Gato de Botas chega ao seu ápice. Assim como outros filmes do Shrek, dificilmente o filme ficará de fora de premiações em sua categoria, principalmente, do Oscar, já que é uma animação muito bem feita.

Com um enredo bem desenvolvido e imagens de cair o queixo, Gato de Botas é um desenho divertido que supera o terceiro e o quarto filme da franquia do ogro mais figuraça e gente fina do cinema. Um divertido e animado filme para assistir em família e que com certeza terá novas continuações, tanto porque já deixou claro no final, precisamente na última fala de Kitty Pata Mansa, quanto pelo enorme sucesso de bilheterias que vem obtendo mundo a fora.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário