sábado, 3 de dezembro de 2011

ESTREIA: CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO.

Estamos iniciando o último mês de 2011, ano em que o nosso blog passou por várias mudanças, sendo a mais significativa torna-se um blog light de entretenimento, mas precisamente sobre cinema e, eventualmente, televisão. O ano não terminou e as mudanças deste blog, que a partir de 2012, inclusive, irá mudar de nome,  não param de acontecer. Afinal, assim como nós, seres humanos, este humilde e  despretensioso instrumento virtual também passa por transformações no decorrer da sua existência. De um blog pessoal, com assuntos dos mais variados, tornou-se um meio deste blogueiro extravasar seu amor pela sétima arte, comentando bons e péssimos filmes, sem o rigor e grau de instrução de um crítico especializado, mas com a mais completa liberdade de um cinéfilo do povão, sem papas na língua.

Ao longo deste ano, de forma natural aumentaram as postagens sobre filmes dos mais variados. O que antes era um relato de lançamentos assistidos no escurinho do cinema, passou a comentários de franquias inteiras, passando por filmes exibidos na televisão, até a grande descoberta deste cinéfilo, um pouco tardia em comparação a outros cinéfilos, de assistir filmes pela grande rede, o que poupou e muito, o bolso e o tempo, que seriam gastos com péssimos filmes. E no decorrer desta transformação, surgiu uma nostálgica série de postagens  que recentemente passei a chamar de "Recordar é Rever", onde comento filmes antigos, a maioria de um passado não tão distante (leia-se os anos 80 e 90), sobretudo àqueles que sofrem com o descaso dos programadores das emissoras televisivas, abertas e por assinaturas, que inexplicavelmente, exibem apenas filmes recentes, produzidos já no nosso século XXI.

Neste clima de flashback, estamos inaugurando este mês uma pequena série intitulada Clássicos da América Vídeo. Quem, assim como este blogueiro, era criança e adolescente nos últimos anos da década de 80 e comecinho de 90, época que o VHS e as videolocadoras estavam bombando como nunca, a ponto de alguns pessimistas afirmarem que seria o fim das boas e velhas salas de cinema, deve lembrar-se da distribuidora do Grupo Paris Filmes, que tinha uma capinha tosca com as cores da bandeira dos Estados Unidos e que lançavam ótimos filmes, na maioria, produções classe "B" e "C", da extinta e saudosa produtora Cannon.

A história da América Vídeo se confunde com a da produtora que tinha como garotos propaganda os não tão jovens Chuck Norris e o saudoso Charles Bronson, um ninja americano que na vida real não sabia sequer dar um soco e que foi responsável por revelar para o mundo um certo baixinho belga chamado Jean Claude Van Damme, apontando na época como o novo Bruce Lee. Mas, não só de porrada dos filmes "B" de ação vivia a produtora dos israelenses Menahem Golan e Yoran Globus. Aventureiro da literatura que virou clone de Indiana Jones, comédias adolescentes um pouco picantes, musicais divertidos no ritmo do break e da salsa, e raríssimas superproduções, fazem parte da história da mais saudosa e, provavelmente, mais rentável produtora de filmes "B" da história do cinema. Nem Superman  escapou de está na lista do saudoso estúdio, estrelando a sua mais tosca produção cinematográfica. Sobrou até para Shakespeare, ter um das suas obras, na versão made in Cannon.

Falcão, O Campeão dos Campeões, as franquias Braddock e Comando Delta e as primeiras produções norte-americanas estreladas por Van Damme, todos filmes da saudosa produtora distribuídos aqui pela América Vídeo,  já foram comentados neste blog, logo, não irão fazer parte desta pequena série de postagens. Outros, por serem franquias, tiveram alguns filmes, principalmente os últimos, lançados por outras distribuidoras, portanto, excepcionalmente, também  serão comentados nesta série de postagem.

Outra novidade é sobre a organização do nosso blog. Com uma quantidade de filmes comentados crescendo a cada postagem está sendo preparado um índice numérico e alfabético com links de todas as postagens sobre filmes e que será sempre atualizado à medida que novos filmes forem comentados postados. Portanto, ainda este mês, todos que nos visitarem, terão à disposição a lista completa dos filmes comentados neste blog, e apenas com clique irá direto a postagem do filme que deseja ver o comentário deste blogueiro mala.

Enfim, esperamos que vocês curtam estas novidades, e assim como este blogueiro, possam reviver uma época, não tão distante, que éramos felizes e não sabíamos.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo e blogueiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário