terça-feira, 22 de março de 2011

UM BALÉ SUPREENDENTEMENTE ASSUSTADOR.

Filmes.
Um balé supreendentemente assustador.

Calma galera! O título da postagem não quer dizer que eu assistir O Quebra-Nozes, balé filmado em 3-D, indicado ao Framboesa deste ano. Não se preocupem, que a Maratona Framboesa acabou! O filme que assistir, acidentalmente, foi o supreendente Cisne Negro, suspense psicológico, com cinco indicações ao Oscar e que vem arrastando vários prêmios.

Disse acidentalmente, pois, não fui ao cinema com intenção nenhuma de assisti-lo, mas o vencedor do Oscar, O Discurso do Rei, um dia após a sua premiação. Mas o Centerplex fez o desfavor de tirá-lo de cartaz sem nenhuma explicação ao público. Então, diante da simpática bilheteira, tive que optar entre este filme que gira no mundo do balé, e  Never say, never, o 3-D dlo ídolo teen Justin Bieber. A escolha foi óbvia.

E valeu o descaso do Centerplex, pois eu iria perder um filmaço. A trama gira em torno de Nina (interpretada magistralmente por Natalie Potman), uma jovem bailarina, com uma mãe opressora, que depois de muito esforço é escolhida para estrelar o espetáculo O Lago do Cisne. Mas, o que seria a realização de um sonho, torna-se uma pesadelo real para a jovem. Pronto, já falei demais. Falar mais do que isso é correr o risco de revelar os segredos deste thirller de primeira.

No começo, pensei que seria mais um filme de balé, mas de repente, me vi envolvido totalmente numa trama supreendente, assutadora, repleta de reviravoltas. Além do roteiro excepcional, somos brindados por uma excelente direção e um elenco afiado, todos devidamente ótimos nos seus respectivos papéis. Todos, sem exceção, mereciam indicações a coadjuvantes.

O grande destaque, sem dúvida, é Natalie Potman, que está excelente e supreendente, numa interpretação excepcional, mergulhando profundamente no denso personagem. Não é a toa que Potman foi a  grande favorita a receber o Oscar de melhor atriz, garantindo a única estatueta careca do filme. Apesar de não ter visto os desempenhos da outras concorrentes da categoria, digo, sem medo de errar, que a premiação foi merecida.

Para mim outro destaque do elenco, é da sumida Winona Ryder, que apesar de aparecer pouco no filme, tem uma excelente atuação, à altura da protagonista. Inexplicavelmente, não foi indicada, e ainda não vi comentários sobre a sua atuação.Vai entender cabeça dos membros da Academia e dos críticos.

Enfim, Cisne Negro é mais um candidato a melhor filme que eu assisti este ano. Quem curte um suspense psicológico, com atuações memoráveis e roteiro bastante criativo, eu recomendo.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário