domingo, 25 de dezembro de 2011

NATAL EM FAMÍLIA MUITO HILÁRIO.

Filmes.
Natal em família muito hilário.

Milhares são os filmes com histórias passadas no natal. Dramas, romances, ação e até terror com o bom velhinho sendo um serial killer, todos os gêneros têm filmes passados na época natalina. A lista é interminável. De todos os gêneros, sem sombra de dúvida, a comédia encabeça esta lista, com o maior número de filmes. Como  estamos na tarde de natal e este blogueiro não está com cabeça para fazer uma lista com os melhores, destacarei apenas uma comédia hilária que mesmo sendo excelente, é ignorada pelos programadores das emissoras televisivas do nosso país. Trata-se de Férias Frustradas de Natal, terceiro filme da divertida franquia, estrelada pelo figuraça Chevy Chase e Beverly D'Angelo, produzido em 1989. Desta vez, ao invés de cruzarem os Estados Unidos num tosco carro popular ou arrumar confusões por toda Europa, como nos dois excepcionais filmes anteriores, os Griswold liderados pelo aloprado patriaca Clark (Chase), resolvem passar as festas natalinas em casa. Evidente que, em se tratando desta atrapalhada família, nada sai como o figuraça planeja e a confusão rola solta na mais familiar de todas as festas.

O filme mantem o nível da franquia sendo tão bom e engraçado quanto os dois primeiros filmes. Chase mais uma vez está hilário, arrancando risadas sem precisar fazer muito esforço, assim como seu colega de cena Randy Quaid, como de costume robando a cena na pele do também figuraça Primo Eddie. O filme tem um roteiro leve, muito bem escrito, com várias situações realmente engraçadas, sem nenhum tipo de apelação. Porém, a franquia continua mantendo o grosseiro erro de não ter uma ordem cronológica entre os filmes, nem os atores que fazem os filhos do casal central. Aqui este erro grosseiro é mais acentuado, já que inverteram a ordem deles (o mais velho tornou-se o caçula e a caçula tornou-se a filha mais velha). Em compesação este grosseiro erro é ignorado por nós espectadores, graças as situações hilárias que a família se envolve a cada filme, muito bem conduzidas por seus respectivos diretores. Neste terceiro filme, os personagens sequer precisaram cair na estrada para se meterem em hilárias confusões, que incluem até mesmo encararem um irritadinho esquilo em plena ceia natalina.

Férias Frustradas de Natal é tão divertida e engraçada que é o único filme da franquia que ganhou uma continuação direta, em 2003, com Férias Frustradas de Natal 2: As aventuras do Primo Eddie na Ilha, último filme da franquia, o único  sem a presença do hilário casal Chase e D'Angêlo e não assistido por este blogueiro e maioria dos brasileiros, já que não encontramos este filme nem mesmo on line. Aparenta ser uma triste e desnecessária continuação.

Em síntese, Férias Frustradas de Natal é uma engraçada e divertidíssima comédia que arranca gargalhadas do começo ao fim e supera boa parte das comédias que se passam no natal, principalmente as produzidas mais recentemente. Mais um filmaço divertidíssimo que anda sumido das telinhas brasileiras. Uma pena, já que trata-se de um ótimo filme, recomendável para curar o estresse e assistir junto com toda família.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário