domingo, 25 de dezembro de 2011

UM COMOVENTE FILME BÍBLICO.

Filmes.
Um comovente filme bíblico.

Em 2004, quando o excepcional A Paixão de Cristo estourou nas bilheterias do mundo todo, causando polêmica e emocionando a milhares de pessoas, ensaiou-se uma retomada nas telonas do gênero bíblico, que faz um enorme sucesso no mercado home vídeo. Pegando carona no filmaço dirigido por Mel Gibson, em 2006 chegou as telonas o drama bíblico Jesus - A História do Nascimento, com um elenco desconhecido dirigido por Catherine Hardwicke, que dois depois estourou nas bilheterias com Crepúsculo, primeiro filme da homônima série teen modinha. Como o título diz, este belo filme bíblico, bem conduzido por Hardwicke, narra a natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo,  contando como seus pais, Maria (Keisha Castle-Hughes) e José (Oscar Isaac), se comprometeram em casamento, passando pela anunciação a Maria e tendo o seu ápice, obviamente, na sua vinda ao mundo, como um frágil bebê, num estábulo em Belém. Paralelamente, é mostrado a preocupação do Rei Herodes (Ciarán Hinds) em descobrir e executar o Messias que ameaça o seu trono e os estudos e preparação dos Reis Magos, para ir ao encontro do Deus Libertador que se fará homem, para salvar a toda humanidade.

Anunciado na época do seu lançamento como tão inovador e realista como o filme de Gibson, o filme acaba fustrando quem caiu nesta lorota publicitária, já que o mesmo não foge do comum de todas as produções do gênero lançadas diretamente em home vídeo, diferenciando ser produzido e lançado por um médio estúdio hollywoodiano (New Line, subsidiária da Warner). A vantagem aqui em comparações as demais produções do gênero é o roteiro que respeita e retrata bem os fatos narrados nos Evangelhos, mesmo apelando para a liberdade criativa, inserindo fatos ficcionais para esticar o filme. Neste ponto, pisaram na bola em mostrar em boa parte do filme uma Maria triste e melancólica, que mal dar um sorriso e, principalmente, nas desncesssárias explicações astronômicas dos Reis Magos, que tentam desvendar e dar uma lógica, através de fenômenos astronômicos, a vinda do Salvador do Mundo.

A fotografia é belíssima, assim como os figurinos, direção de arte e  cenários, mas, nada além do convencional, que faça do filme ser um divisor de águas como o de Gibson. Destaque para emocionante cena do nascimento de Jesus, umas das mais simples e belas realizadas sobre este fato tão importante que mudou a história da humanidade. A trilha é outro destaque do filme, assim como as interpretações convicentes de todos do elenco que, sem exceção, cumprem direitinho seus personagens, com atuações contidas porém competentes.

Apesar da limitação de não sair do comum das milhares de produções bíblicas que pipocam mundo a fora todos os anos, é inegável que Jesus - A História do Nascimento é um belíssimo e comovente filme bíblico, que emociona, que conta de forma bem conduzida por Hardwicke, que utilizou toda sua sensibilidade feminina para nos presentear com um filme acima da média, a história da vinda do Filho de Deus. Numa época onde pipocam filmes violentos e até que denigrem e ofendem a pessoa de Jesus, filmes com estes, que podemos assistir com toda a família, são muito bem vindos. Um filme perfeito para se assistir não somente no dia de hoje, mas a qualquer época, para relembramos que Deus se fez homem, veio ao mundo num escuro e sujo estábulo, no seio de uma família bastante humilde.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário