segunda-feira, 11 de julho de 2011

BRINQUEDINHOS DE LUXO ESTÃO DE VOLTA.

Filmes.
Brinquedinhos de luxo estão de volta.

Não sei vocês, mas, quanto a  mim, estava morrendo de saudades de comentar sobre filmes que conferir no cinema. Depois de duas semanas sem assistir filme na telona, graças a programação repleta de desenhos voltado ao público infantil, na útlima quinta, finalmente voltei ao escurinho do cinema, para conferir, na sala 1 do Cine Maceió, Transformers: O Lado Oculto da Lua, terceiro da franquia baseada em uma série de brinquedos e desenhos animados dos anos 80.

Particularmente, quando criança não era muito fã dos brinquedos, muito menos da tosca série animada. Por isso que a princípio, ao saber que Transformers ganharia uma versão para o cinema, não gostei muito da ideia. Mas ao saber que ninguém menos que Steven Spielberg iria produzir e Michael Bay, dirigir, mudei radicalmente de ideia. Afinal, trata-se de  dois mestres dos filmes Blockbusters, o cinemão estaduniense arrasa-quarteirão. O resultado foi um filmaço, digno da filmografia de ambos, que chegou aos cinemas em 2007. Com o sucesso de bilheteria, a continuação foi inevitável e dois anos depois, Transformers: A Vingança dos Derrotados, chega as telonas, com a mesma dupla de realizadores, que escalou praticamente o mesmo elenco. Não assistir ao segundo filme, até porque, admito que me  deixei desanimar pelo tosco subtítulo, que  mais parece nome de novela mexicana do SBT. Mas, até agora, ainda não encontrei comentários e críticas positivas sobre este filme, que até o diretor admitiu ter falhas, o que me leva a crer que não estou perdendo grande coisa. Enfim, mais dois anos depois, chega as  telonas, Transformers: O Lado Oculto da Lua (outro subtítulo tosco, que agora, lembra  nome de música brega de Odair José ou Amado Batista, ou da Banda Calypso).

Filme novo, mas a trama, no geral, é praticamente a mesma dos anteriores, ou seja, mais uma vez, os robôs rivais saem na porrada e quem corre o risco de se ferrar somos nós seres humanos e o nosso planeta, favorito pelos alienigenas do universo do cinema para ser invadido. Fugindo da guerra que destruiu o seu planeta Cyberton, uma nave comandada pelo líder do Autobots, Sentinel Prime, cai no outro lado da lua, despertando curiosidade entre os humanos, originando a corrida espacial entre Estados Unidos e a ex-União Soviética. Anos depois, nos dias de hoje, os Autobots atuam como uma espécie de grupo de elite do Governo norte-americano, em missões pelo mundo e seu amiguinho Sam Witwicky (Shia LaBeouf, bem a vontade no personagem) está a procura de emprego, mesmo tendo salvo a Terra por duas vezes e até recebido uma medalha do presidente Obama. Mas, os Deceptions voltam com tudo, com um plano maquiávelico de reconstruir o seu planetinha destruído, justamente no nosso, fazendo de nós, seres humanos, escravos. É aí que, pela terceira vez, humanos e Autobots se  unem para impedir o plano maquiavélico dos vilões robóticos.

Os efeitos especiais mais uma vez é a grande atração da franquia, e com o 3-D, só torna o filme mais empolgante e envolvente. Muito bem realizadas, as sequências de ação do novo Transformers é um show a parte, um deleite para os olhos. A sequência inicial da batalha em Cyberton lembra as sequências da trilogia original Star Wars. Apesar de não ter assistido o filme anterior, arrisco em dizer que os efeitos do novo filme são os melhores e mais bem realizados de toda franquia.

O elenco está bem a vontade em suas personagens, apesar de alguns personagens se perderem no meio do caminho. A grande novidade é a entrada de Rosie Huntington-Whiteley, no papel de Carly, nova namorada de Sam, substituindo a bonitona mais ordinária Megan Fox,  demitida da franquia, após a dor de cabeça que causou a produção, com sua língua solta e afiada contra o diretor Bay na realização do filme anterior. Em síntese, sai a sensualidadade explícita de Fox e entra a sensualidade contida e discreta de Whiteley. Assim com sua antecessora e sua respectiva personagem, nem influi, nem contribui na trama, servindo apenas para emprestar suas inegável beleza física, no meio de tantos efeitos especiais, servindo como colírio real aos nossos olhos. O grande ator John Malkovich (ótimo, mas totalmente perdido e desperdiçado) e o engraçadinho da vez, Ken Jeong (dos dois Se Beber não case, mas neste Transformers, totalmente patético e sem graça), completam as novidades do elenco.

Transformers: O Lado Oculto da Lua tinha tudo para ser o melhor filme do ano até agora, se não fosse um pequeno problema, que acabou tornando-se seu grande erro: justamente sua longa duração desnecesária (duas horas e  trinta e sete minutos). O roteiro, apesar de criativo em alguns pontos, principalmente em misturar fatos reais com ficção, acaba se perdendo justamente na  longa duração. Personagens entram e saem de cena, sem justificativa,  e se perdem na trama, como o figuraça chefe de Sam, interpretado brilhantemente por Malkovich, o chato personagem do chinês Jeong, totalmente descartável a trama e o Dylan Gould, personagem de Patrick Dempsey. Os efeitos especiais, mesmo sendo excepcionais até prende a nossa atenção, mas até mesmo o show pirotécnico não consegue nos livrar do cansaço e do tédio. A longa duração acabou transformando (com perdão do trocadilho tosco) um filmaço, em alguns momentos, num filme chato e enfadonho.

Tirando este pequeno incoveniente da longa duração desnecessária, o novo Transformers é um ótimo filme,  tão bom quanto primeiro e  pelo que ouvir falar, acredito que infinitamente superior ao segundo flme. Um filmaço que agradará a quem for ao cinema, seja fã ou não da franquia. Encerra (por enquanto) com chave de ouro, a anunciada como trilogia pelo diretor Michael Bay e pelo protagonista Shia LeBeouf. O que é um encerramento para a dupla, é só o começo para os engravatados da Paramount, que pretendem continuar a franquia, e já rolam boatos em Hollywood sobre o novo filme, entre eles que o astro de ação Jason Startham seria o protagonista. Boatos ou não, o fato é que dificilmente a franquia poderá prosseguir sem a presença de Spielberg e Bay, os grandes responsáveis pelo excelente nível. É esperar para ver.

Enquanto isso, confira o trailer deste novo filmaço da franquia:



Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Planeta Terra: point turístico favorito de alienígenas mal-intencionados.

Neil Armstrong: primeiro homem a pisar na lua,
também é o primeiro a encarar um Autobot.

Sam e Carly: casal que encara perigo juntos, permaneçe juntos. Será?

Salvem-se quem puder!
Robôs alienígenas saem na porrada, quem se ferra são os humanos.

Corra que os Deceptions vêm aí! - Parte 3 (até agora!).

Para baixo todo transformer ajuda!

Efeitos especiais impressionantes:
o grande mérito da franquia Transformers.

Que máquina!
Entre tantos efeitos especiais, um colírio real para os nossos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário