segunda-feira, 19 de março de 2018

OS PRIMEIROS VINGADORES.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

12 Heróis (12 Strong).
Produção estadunidense de 2018.

Direção: Nicolai Fuglsig.

Elenco: Chris Hemsworth, Michael Shannon, Michael Peña, Trevante Rhodes, Navid Negahban, Geoff Stults, Thad Luckinbill, Rob Riggle, William Fichtner, Elsa Patáky, Austin Stowell, Austin Hébert, Jack Kesy, Taylor Sheridan, Laith Nakli, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Cinesystem Maceió em 19 de março de 2018.

Cotação

Nota: 8,0.

Sinopse: Baseado em fatos. Querendo ficar próximo da família, o fodão capitão das Forças Especiais, Mitch Nelson (Hemsworth), pede transferência para um trampo mais burocrático. Mas, antes de assumir a vaga, acontecem os atentados de 11 de setembro. Peidado pelo ocorrido, ele muda de ideia, e volta ao seu posto de origem, e acaba recebendo a missão de liderar um grupo que irá até o Afeganistão, e com ajuda de rebeldes locais, caçar os malvadões do Talibã, responsáveis pelos atentados em solo estadunidense.

Comentários: Não é porque é inspirado em fatos que um filme deva ser levado a sério. Muitos assumem um tom mais leve, deixando de lado a veracidade e exagerando em doses cavalares na tal licença poética. 12 Heróis não chega a ter o tom fanfarrão da trilogia Os Mercenários, mas, é um filme que está mais para Comando Delta e Rambo III (com direito até ao patriotismo brega das produções estreladas por Chuck Norris e Stallone nos saudosos anos 1980) do que para o tom sério e realista de produções de guerras como Apocalypse NowPlatoon, Guerra ao Terror A Hora Mais Escura. Sabendo disso e se você curte filme de ação descompromissados, pode pegar a pipoca e o refrigerante, se acomodar bem e se divertir. O que não falta aqui é a fórmula do gênero. Do roteiro rasinho, que existe apenas como desculpa para que os tiros, as porradas e as bombas rolem soltos, passando pelo já citado patriotismo brega, piadinhas toscas, pitadas de dramalhões, tudo num ritmo frenético. Até mesmo uma frase do tipo "Durma bem, seu otário!", dita por Norris em Comando Delta, é dita em árabe por um dos mocinhos ao mandar um bandido para a terra do pé-junto. É o típico cinemão pipoca que diverte tanto que é impossível levar a sério, mesmo baseado em fatos.  

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário