sábado, 24 de março de 2018

TOP 10: OS PERSONAGENS MAIS FODÕES DE LIAM NEESON.

Indiscutivelmente, com todo mérito, Liam Neeson já faz parte do seleto grupo dos maiores astros de ação de todos os tempos. Neeson é um dos últimos durões, que lembra bastante os bons e saudosos tempos em que nos cinemas formavam-se filas quilométricas para assistir as porradarias protagonizadas por Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Chuck Norris, Charles Bronson, Steven Seagal, Mel Gibson, entre outros brucutus. Custou, mas, finalmente, depois de vários adiamentos, muita queimada de neurônios, entra e sai frenético, e uma dança da cadeira interminável entre os três primeiros colocados, finalmente, listamos os personagens mais fodões de Liam Neeson. Mais rápido que um tiro certeiro de Neeson na bandidagem, vamos a nossa lista.

10. Briar Gates - Marcados pelo Ódio / Michael McCauley - O Passageiro.

Iniciamos com um inevitável empate entre dois personagens fodões de épocas distintas. No clássico oitentista estrelado pelo saudoso Patrick Swayze, Neeson é o caipira fodão Briar Gates, que segue literalmente a lei do "olho por olho, dente por dente" e vai até a metrópole Chicago para mandar para a terra do pé-junto, os caras que mantaram seu irmão caçula, e para isso, está disposto até bater de frente com seu irmão policial, vivido por Swayze. Neeson não apenas rouba a cena, mas, garante um posição na nossa lista, despachando outros personagens fodões mais recentes do astro.

Mal chegou aos cinemas e o personagem do novo filme de Neeson também garantiu presença em nossa lista. É bem verdade que temos mais do mesmo, mas, o ex-policial, vendedor de seguros recém-demitido que tem que se virar nos trinta para identificar um passageiro estranho a fim de salvar sua família, tem todos os méritos para já figurar entre os personagens mais fodões de Neeson.

9.  Peyton Westlake / Darkman - Darkman - Vingança Sem Rosto / Zeus - Duologia Fúria de Titãs.

Segundo e último empate da nossa lista. Dirigido pelo mestre Sam Raimi, o filme de um herói originário da cabeça do Raimi, que depois migrou para os quadrinhos, se não me falhe a memória, é o primeiro filme de Neeson como protagonista de ação. Antes de John Travolta e Nicolas Cage trocarem seus rostos em A Outra Face, e Tom Cruise  usar e abusar dos rostos alheios em Missão: Impossível 2, Neeson já fazia isso como o cientista que após um ataque dos bandidos, tem o rosto deformado e torna-se o herói que dar título ao filme. Se Neeson não tivesse enveredado e investido pesado no gênero de ação nos últimos filmes, dificilmente Darkman não estivesse mais próximo do topo da lista. Mas, com todo mérito marca presença, e de quebra, arranca um empate simplesmente com um deus grego. Um feito digno de um super-herói.

Não poderiam escalar Neeson para outro deus da mitologia grega se não fosse Zeus, o deus dos céus, que mantém a ordem e a justiça, e que simplesmente, é o poderoso chefão dos deuses do Olímpio. Méritos suficientes para marcar presença na nossa lista, não ocupando uma posição mais alta, apenas por Neeson ter dado vida a meros mortais ainda mais fodas que o deus grego, e também porque em Fúria de Titãs 2, Zeus está perdendo os poderes pelos humanos não estarem mais acreditando em deuses, o que só acentuou a queda de posições na nossa lista.

8. Jimmy Conlon - Noite Sem Fim.

Quem pode ser mais foda que o fodão dos fodões dos deuses do Olímpio? Vários personagens de Liam Neeson, é claro. Um deles é Jimmy Conlon, um assassino aposentado da máfia, que simplesmente, chuta o pau da barraca para defender seu filho, e manda para a terra do pé-junto, o filho do seu ex-patrão e amigo, para salvar a vida do seu próprio filho. Se em Fúria de Titãs, a relação entre Zeus e seu filho Perseu não era das melhores, aqui, Jimmy passa a noite fugindo, distribuindo tiros e porradas, para salvar sua cria e se salvar.

7. John Ottway - A Perseguição.

Pessoas em situações de extremo risco de morte fazem de tudo para escapar dela. E John Ottway se vira nos trinta, sobrevivendo a um acidente aéreo, encarando um frio congelante e ainda lobos famintos loucos para devorá-lo. Ao contrário do personagem fodão, temos aqui o filme mais fraco da nossa lista. Mesmo assim, Ottway não poderia ficar de fora dela.

6. Dr. Martin Harris - Desconhecido.

Martin Harris pode não tido as mesmas adversidades encaradas por Ottway. Mas, em compensação, precisa provar para Deus e o mundo, inclusive, para sua própria esposa, que ele é ele, e o cara que está no lugar dele é um impostor. Parece loucura e que os roteiristas escreveram sob efeito das drogas mais pesadas do universo, mas, não se engane. Desconhecido é um thriller envolvente e empolgante, que traz uma ótima atuação de Neeson, e marca o início da bem sucedida parceria com o diretor Jaume Colllet-Serra, responsável por mais quatro filmes de ação com o astro.

5. Neil Marks - Sem Escalas. 

Com o perdão do tosco trocadilho, mas, a partir daqui, o nível de fodão é elevado às alturas, a ponto de por pouco, o personagem não está entre os três primeiros da nossa lista. Também não é para menos. O agente federal Neil Marks não é chegado em voar, mas, logo ele esquece, quando passa investigar quem é o bandido que está no seu voo, e quer mandar todos a bordo para a terra do pé-junto, se US$ 150 milhões não for para sua conta. Mesmo com a gravíssima ameaça e todo clima tenso e claustrofóbico da situação, o fodão Neil Marks está determinado a salvar toda a galera, sair vivinho da Silva e ferrar com o bandido que está tocando o terror a bordo.

4. Ducard / Ra's al Ghul - Batman Begins.

O nível fodão aqui é mais elevado, e em vários momentos, o personagem participou da dança das cadeiras entre os três primeiros. O mestre Christopher Nolan surpreendeu e escalou Neeson para dar vida a um dos vilões mais foda dos quadrinhos. No primeiro filme da fodástica trilogia épica do morcegão, Ducard treina Bruce Wayne para ser um dos membros da Liga das Sombras, que acaba não topando, e chutando o pau da barraca, para tomar seu próprio caminho como o Cavaleiro das Trevas. Mas, anos depois, para surpresa de Wayne, seu ex-mestre reaparece vivinho da Silva, revela que na verdade ele é Ra's al Ghul, e ainda toca fogo na mansão Wayne e o terror em Gotham. Preciso dizer mais alguma coisa? Único vilão da nossa lista, presença obrigatória entre os personagens mais fodões de Neeson.

3. Bryan Mills - Trilogia Busca Implacável.

Praticamente os três personagens está empatados tecnicamente no pódio. E só por pequeninos detalhes que foi possível organizar o ranking. Depois de muito sobe e desce, Bryan Mills fica com o nosso bronze. E aposto que você vai discordar por ele não está no topo, em primeiríssimo lugar. Afinal, o personagem é o responsável por Neeson ter estourado como astro fodão de ação, e sem medo de exagerar, para mim é um dos personagens mais inesquecíveis do gênero de ação do mesmo nível que Rambo, John McClane, T-800 e tanto outros. O ex-agente da CIA, que no primeiro filme, sozinho encara uma rede de tráfico e prostituição que sequestrou sua filha, no segundo filme, protege a si e a sua esposa dos irmãos dos bandidos mortos no filme anterior, e por fim, no terceiro filme, precisa escapar das autoridades, provar que não matou sua esposa e ainda pegar os verdadeiros assassinos e ferrar com eles, é sem sombra de dúvida o personagem do gênero de ação mais marcante Neeson, e boa parte dos outros apenas o copiam.


Para ser sincero, a briga pelo pódio estava mais entre Bryan Mills e o personagem que ocupa o nosso primeiro lugar, enquanto que o mestre Jedi brigava pela terceira posição com Ra's al Ghul. Mas, a ficha caiu, e percebi o quanto o personagem é muito foda (mesmo que o filme não seja) e acabou subindo de posição, entrando na dança da cadeiras entre os três primeiros, levando a melhor sobre um deles, ficando com nossa prata. E não é para menos. O Mestre Jedi com o nome mais esquisito de todo o universo Star Wars, foi o mentor de Obi-Wan Kenobi, que por sua vez, foi mentor de Anakin Skywalker (este descoberto por Qui-Gon Jinn, quando ainda era pirralho), que um dia cederia ao lado negro da força e se tornaria o fodão malvadão Darth Vader, e posteriormente, viria treinar o filho deste, Luke Skywalker. Se Neeson é fodão com armas de fogo, imagina tendo um sabre de luz nas mãos e a Força do seu lado.

1. Oskar Schindler - A Lista de Schindler. 

E o nosso primeiro lugar vai para um personagem que não é nenhum super-herói que usa rosto dos outros como máscara, nem um deus do Olímpio, nem distribuiu porradas e tiros como a maioria da lista, nem treinou o Batman e depois quis ferrá-lo, nem foi um iluminado mestre Jedi, nem sequer deu um tirinho ou um tapinha em alguém. Mas, Oskar Schindler salvou mais vidas que todos os personagens de Neeson juntos, e o mais importante, na vida real. O empresário alemão, que gozava de prestígio entre o mais alto escalão nazista, simplesmente, salvou a vida de mais de mil e cem judeus em plena Alemanha nazista. Dirigido pelo mestre Steven Spielberg, está obra-prima traz a melhor atuação de Neeson, e pela coragem e feito heroico, acaba sendo o fodão dos fodões do astro. 

VOCÊ SABIA?

Liam Neeson é hoje um dos action man mais fodões da sétima arte, e de quebra, ainda marcou presença em dois clássicos oitentistas, estrelados por ícones do gênero de ação. Em Comando Delta, simplesmente, o melhor filme de Chuck Norris, Neeson marca presença como figurante, que sequer é creditado, dando às caras uma única vez, na sequência ao lado. Até como figurante, Neeson é fodão, afinal, é um dos membros do fodástico e quase indestrutível grupo de soldados de elite estadunidense.

Dois anos depois, com um pouquinho mais de destaque, foi a vez de Neeson marcar presença em Dirty Harry na Lista Negra, quinto e último filme do icônico policial fodão imortalizado por Clint Eastwood, vivendo Peter Swan, um diretor de cinema boçal, que acaba se tornando suspeito de assassinatos, quando participa de uma aposta ridícula sobre quem vai morrer, e justamente a galera da sua lista, é que está partindo desta para uma melhor de formas estranhas. Hoje, Neeson marca presença junto com eles na galeria dos maiores astros de ação de todos os tempos.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário