quarta-feira, 7 de março de 2018

RECORDAR É REVER: DARKMAN - VINGANÇA SEM ROSTO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Darkman - Vingança Sem Rosto (Darkman).
Produção estadunidense de 1990.

Direção: Sam Raimi.

Elenco: Liam Neeson, Frances McDormand, Colin Friels, Larry Drake, Nelson Mashita, Jessie Lawrence Ferguson, Prof. Toru Tanaka, John Landis, Neal McDonough, Bruce Campbell, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (YouTube).

Cotação

Nota: 7,0.

Sinopse: Peyton Westlake (Neeson) é um dedicadíssimo cientista que está empenhado numa pesquisa para desenvolver peles sintéticas. Quando está prestes a concluir suas pesquisas, seu laboratório é invadido por bandidos, liderados por Robert G. Durant (Drake), é espancando e queimado, deixado para morrer. Ele acaba sobrevivendo, mas, com o rosto deformado pela explosão e outras sérias consequências físicas e neurológicas. A partir de então, ele usa seus experimentos e se torna o herói Darkman, indo em busca dos responsáveis pela sua tragédia. 

Comentários: O estouro de Batman de Tim Burton foi um dos marcos do sub-gênero de super-heróis, gerando três continuações do morcegão e uma porrada de filmes na primeira metade dos anos 1990, a maioria fiascos esquecíveis. Um dos que pegaram carona na modinha foi o mestre Sam Raimi (doze anos depois, o próprio seria responsável por outro marco do sub-gênero, com a trilogia Homem-Aranha), neste filme estrelado por Liam Neeson e que tem como mocinha, a recém-ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, Frances McDormand. Raimi, na verdade, queria fazer um filme sobre o herói dos quadrinhos,  Sombra ou The Spirit, mas, como não tinha os direitos (curiosamente, a própria Universal, estúdio de Darkman, viria a produzir um filme do Sombra, dirigido por Russell Mulcahy, trazendo Alec Baldwin como o personagem. E The Spirit ganharia seu filme sob a batuta de Frank Miller apenas em 2008), acabou criando este interessante personagem, que depois migrou para os quadrinhos. Com orçamento maior que o diretor até então estava acostumado, mas, mantendo seu estilo porra-louca imortalizado nos clássicos Evil Dead, Darkman - Vingança Sem Rosto conta com um roteiro satisfatório e uma historinha simples e redondinha. O resultado é um trash bem tosquinho para os padrões de hoje em dia, que cumpre direitinho sua função de divertir, e que além disso, vale pela curiosidade de vemos em cena um jovial, fodão e espantosamente canastrão Neeson, e a ganhadora do Oscar deste ano, praticamente irreconhecível.

Curiosamente, Darkman - Vingança Sem Rosto ganhou duas continuações que chegaram diretamente em VHS, Darkman II - O Retorno de Durant (1995) e Darkman III: Enfrentando a Morte (1996), sem o envolvimento de Raimi, nem de Neeson, que foi substituído por Arnold Vosloo (o eterno Imhotep, a múmia dos dois primeiros filmes da trilogia homônima estrelada por Brendan Fraser). A primeira continuação traz a volta de Larry Drake, vivendo mais uma vez o vilão do filme original, e a última, traz no elenco o projeto de astro de ação Z da época, Jeff Fahey. Ambos filmes ignoráveis, que tomaram chá de sumiço e caíram no esquecimento. Nunca assisti a nenhum, por isso, ficarei devendo os comentários destes que, aparentemente, não parecem ser grande coisa.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário