sábado, 3 de março de 2018

TOP 10: INDICADOS ANTERIORES A MELHOR FILME QUE SÃO MELHORES QUE OS DESTE ANO.

Desde que me entendo por gente que sempre me empolguei para assistir a cerimônia do Oscar. Com exceção de duas edições que coincidiram em ser em pleno carnaval que viajei para cair na folia, não perdia uma. Mas, nos últimos anos, cada vez mais, fui perdendo a empolgação e este ano, pela primeira vez, até este momento, não pretendo assistir a cerimônia mais amanhã. Um dos motivos é que teremos o de sempre, ou seja, discursos chatos e pseudo-políticos (a novidade deste ano será os pseudo-feministas que já encheram saco em cerimônias de outros prêmios), números musicais sofríveis, piadinhas sem graça, e prêmios que irão bem mais para os membros da Academia tentarem passar a falsa imagem que são moderninhos, sem nenhum tipo de preconceito do que por merecimento (este ano, apesar de toda bajulação em cima de A Forma da Água, aposto que na categoria Melhor Filme vai dar veado na cabeça e o prêmio irá para Me Chame pelo Seu Nome). Para desanimar ainda mais, a lista de indicados não é das melhores, o que cada vez fica mais claro que essas premiações só existe mesmo como campanha publicitária para chamar atenção do grande público para filmes (que eu carinhosamente chamo de "bundas") que agradam apenas a crítica e os cinéfilos intelectualizados. É bem verdade que nenhum dos indicados são merdas total, e estão bem longe da péssima lista de indicados de 2014. Mas, na minha humilde opinião de cinéfilo do povão, com exceção de Corra! (se fosse uma premiação por mérito, deveria levar a estatueta) e Três Anúncios para um Crime (também merecedor de levar a estatueta carequinha) nenhum dos filmes não são essas maravilhas todas a ponto de figurarem entre os melhores filmes.

Nesta postagem iremos listar indicados ao Oscar de Melhor Filme de edições anteriores que, mesmo não levando à estatueta nesta categoria, são melhores que todos os indicados deste ano, inclusive, os dois únicos merecedores citados acima. Para a humilhação não ser gigantesca - afinal, estamos falando de um categoria que têm filmaços inesquecíveis e revolucionários na sétima arte que vão, por exemplo, de O Grande Ditador a Avatar -, iremos nos limitar apenas a partir da edição de 2011, a primeira que comentamos aqui no blog. O critério não é de um filme ser melhor do outro., mas, da ordem que apareceu em minha memória tão logo idealizei essa postagem. Por isso, não estranhe um filme com nota menor que está na frente de outro com nota maior, ou de um que obteve nota máxima, mas ficou de fora da nossa lista (alguns deles estão na imagem ao lado). Para não cometer injustiça com os indicados deste ano, trazemos como bônus cinco indicados anteriores que todos deste ano são superiores. Antes que os astros e estrelas milionários comecem a desfilar pelo tapete vermelho, vamos ao nosso Top 10.

10. Lion - Uma Jornada para Casa.

Quem não se emocionou com a saga do garotinho que se perdeu do irmão que atire a primeira pedra! Temos aqui uma pequena obra-prima, que vergonhosa e injustamente saiu de mãos abanando da cerimônia do Oscar. Pode não ter sido reconhecido pelos cuzões da Academia, mas, dificilmente, sairá da nossa memória e do nosso coração.

9. O Quarto de Jack.

Outro filme que mexeu com nossas emoções e que rendeu, merecidamente, a estatueta de Melhor Atriz em 2016 para a futura Capitã Marvel do Universo Cinematográfico da Marvel, Brie Larson, que arrebenta, junto com o também talentoso pirralho Jacob Tremblay, como mãe e filho que vivem num cativeiro. Outra pequena obra-prima marcante que mereceu a indicação, mas, acabou sendo injustiçada.

8. Toy Story 3.

Para ser sincero, ainda sou quadrado, já que sou contra animação ser indicada a principal categoria, afinal, tem um categoria própria para chamar de sua. Mas, é inegável que o terceiro filme da divertida franquia animada, indicado na edição de 2011, é superior aos indicados deste ano, mesmo não sendo a Melhor Animação já indicada, já que Up - Altas Aventuras, indicado um ano antes é superior a este.

7. A Invenção de Hugo Cabret.

O mestre Martin Scorsese fora da zona de conforto, dirigindo um filme para toda família e ainda debutando no formato 3-D, nos presenteia com um filmaço divertido do começo ao fim, que, merecidamente, teve onze indicações ao Oscar em 2013. Fazer a pipoca e juntar a família diante da TV para assistir este filme é muito melhor que perder tempo assistindo a qualquer cerimônia do Oscar dos últimos ano.

6. As Aventuras de Pi.

Falando em mestre da sétima arte debutando no formato 3D, temos simplesmente um dos melhores filmes do formato que tive a felicidade de assistir, um verdadeiro espetáculo visual presenteado pelo diretor Ang Lee, que levou a estatueta para casa como Melhor Diretor, mas, não de Melhor Filme que naquele ano foi para o também ótimo Argo, estrelado e dirigido pelo atual Batman, Ben Affleck. Mesmo sendo dois filmaços que, coincidentemente assistir no cinema numa mesma noite, fiquei na torcida que o espetáculo de Lee levasse a estatueta de Melhor Filme.

5. O Regresso.

Falando em marcante, como não lembra desse filme que na cerimônia de 2016 acabou com a nossa festa das zoeira sobre o astro Leonardo DiCaprio não ter levado o Oscar? Mas, o filme dirigido pelo bajuladíssimo e atualmente sumidão Alejandro González Iñárritu, vai desse feito, pois é um filmaço eletrizante, tenso do começo ao fim, que simplesmente é um dos poucos dos últimos anos que realmente mereceu a indicação e favoritismo a Melhor Filme, que acabou sendo frustrado pelo prêmio ter ido para o ótimo, mas, consideravelmente inferior Spotlight - Segredos Revelados. DiCaprio, assim como Tom Hanks, é pé quente, já que além deste, estrelou mais dois filmes que, entre 2011 e o ano passado, também foram indicados ao Oscar de Melhor Filme (um deles, irá aparecer em nossa lista, próximo ao topo).

4. Cisne Negro. 

Merecidamente esnobado este ano pelo controverso Mãe!, o diretor Darren Aronofsky nos surpreendeu, presenteando a sétima arte com este suspense tenso e criativo, que garantiu, merecidamente, o Oscar de Melhor Atriz em 2011 para Natalie Portman. Um filmaço tão inquietante e provocativo quanto o melhor indicado da noite de hoje, Corra!, que, infeliz e vergonhosamente, provavelmente sofrerá a mesma injustiça que esta pequena obra-prima de não levar a estatueta de Melhor Filme. Gostaria de está errado, mas, infelizmente, a Academia é bem previsível quando se trata de premiar realmente o melhor filme indicado.

3. A Origem.

Indicado este ano pelo ótimo, mas, nada de extraordinário Dunkirk, filme que o colocou na seleta lista de grandes diretores que realizaram um filme que se passa na Segunda Guerra Mundial, o mestre Christopher Nolan merecia ter levado a estatueta de Melhor Filme mesmo em 2011 por este filmaço criativo, estrelado por Leonardo DiCaprio, que lamentavelmente, porém, merecidamente, quatro estatuetas em categorias técnicas. Espetacular e ao mesmo tempo inteligentíssimo, o absurdo é que este filme, assim como Cisne Negro, Toy Story 3, 127 Horas e O Vencedor, e o favorito A Rede Social, perderam o Oscar de Melhor Filme para o legalzinho mas inferior aos citados O Discurso do Rei. Dar para entender uma porra dessa?

2. Até o Último Homem.

Mais do que um filmaço de guerra, o melhor dos indicados do ano passado, que traz uma comovente história real de convicção na fé, coragem e determinação tanto para mantê-la num meio do ambiente infernal e caótico de uma guerra, é o filme que marca a redenção do astro Mel Gibson, que nos presenteia com este espetáculo que, injustamente, foi ignorado, já que o bajuladíssimo La La Land... Ops! Desculpa! Digo, o insosso e esquecível Moonlight (nunca vou cansar de fazer essa piadinha infame), absurdamente, levou a estatueta de Melhor Filme. Pode não ser para os babacas da Academia, mas, sem sombra de dúvida, é o melhor dos indicados na categoria no ano passado.

1. Mad Max: Estrada da Fúria.

Atropelando em alta velocidade não apenas os concorrentes deste ano, mas, boa parte dos indicados e até vencedores de toda história do Oscar, chega nosso primeiríssimo lugar. Tão logo pensei em fazer esta lista, veio logo em mente uma das maiores injustiças já cometidas na história em não premiar este filmaço espetacular, nem seu diretor, o veterano mestre George Miller, na mesma edição de 2016 em que os filhos da puta dos membros da Academia sacanearam com o ícone Sylvester Stallone e deram o Oscar para um Zé Mané cuzão esquecível (se ao menos fosse para Tom Hardy que brilhou em O Regresso até seria compreensível). Como disse sabiamente na época, o competente e divertidíssimo crítico Rodolfo Castrezana do canal Nerd Rabugento: "Mad Max não ganhou. Foda-se o Oscar!".

BÔNUS: OS HUMILHADOS SÃO EXALTADOS, POIS SÃO MELHORES QUE...

Tão Forte e Tão Perto.

Alguém por acaso lembra deste dramalhão, que tem uma premissa interessante, a presença no elenco de excelentes atores como o pé-quente Tom Hanks, Sandra Bullock e o veterano Max Von Sidow? Acredito que não. Um filminho chatinho, enfadonho e insosso que, merecidamente, saiu de mãos abanando da cerimônia de 2012, e de quebra, apanha até mesmo do chatinho Trama Fantasma, o mais fraco dos indicados a Melhor Filme da cerimônia que acontece mais tarde.

Amor.

Produção europeia de tripla nacionalidade (francesa, austríaca e alemã), mais um filme que pega uma premissa interessantíssima e faz merda, gerando um filminho deprê, que nem mesmo as excepcionais atuações conseguiram salvar, e que saiu feliz da vida da cerimônia de 2013, por ter levado a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.

Minhas Mães e Meu Pai.

Acredito que, para tentar o impossível, que é mudar a imagem de quadrados e preconceituosos, os membros da Academia sempre indica pelo menos um filme de temática gay. Este deve ser o motivo para essa bosta esquecível absurdamente ter sido indicado a Melhor Filme em 2011. Ao menos foi feita a justiça de ter sair de mãos abanando da cerimônia.

Inverno da Alma.

Uma das estrelas mais conhecidas, badaladas e a mais bajuladíssimas pelos membros da Academia, Jennifer Lawrence estouro nessa merda que minha cabecinha oca e preferências bem simples não entendem como ganhou tanto elogios da crítica e ainda indicado a Melhor Filme em 2011. Um dos piores e mais entendiantes filmes que assistir em minha vida. Realmente, gosto não se discute.

Indomável Sonhadora.

Uma coisa é indiscutível: os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica querem - e tentam para caralho - agradar a opinião pública, principalmente, após o barulho em 2016 causado pelo movimento Oscar So White. O que torna inexplicável é que este lixo morgadão foi indicado três anos antes, o que descarta a hipótese de indicação para cumprir cota racial deste filme que até tem boas atuações, principalmente da menininha fofa, mas de nome esquisito Quvenzhané Wallis (esta sim, merecidamente indicada a Melhor Atriz), mas, que não salvam este filme, mais esquisito que o nome da atriz mirim, de ser uma merda, que a crítica rasgou elogios e teve quatro indicações. Realmente, devo ser uma anta, topeira e insensível para não compreender uma "obra-prima" como esta. Estou abertos à explicação, para que eu possa abrir a mente e entender esse grande enigma para mim.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário