sexta-feira, 30 de março de 2018

TOP 10: PRODUÇÕES BÍBLICAS COM O ELENCO ESTRELAR.

Reunindo vários estilos literários e trazendo histórias emocionantes, a Bíblia é uma riquíssima fonte de inspiração para as mais variadas artes, o que resulta ainda hoje de peças teatrais amadoras nas igrejas (participei de várias nos vinte anos que passei engajado na Igreja evangelizando através do teatro) à super-produções épicas hollywoodianas do cinema e espetáculos musicais da Broadway. Muitas dessas adaptações bíblicas profissionais reúnem um elenco estrelar (próximo a nós, Nova Jerusalém em Pernambuco, é um ótimo elenco), e nessa postagem iremos listar as produções para as telonas e as telinhas que mais reuniu astros e estrelas para contar histórias da Bíblia. O critério que utilizamos é que a obra tenha sido adaptada da Bíblia - independente da fidelidade ou não aos textos sagrados -, e não de livros ou ideias originais, como por exemplo, Ben-Hur, Spartacus, O Manto Sagrado, A Última Tentação de Cristo, Ressurreição e Últimos Dias no Deserto. Cada listado vem acompanhado de uma estrela (), indicando o número de nomes conhecidos no elenco. Obviamente, você pode discordar da minha lista, principalmente, por muitos dos atores citados são astros e estrelas do passado, e que hoje em dia, infelizmente, são poucos lembrados. Então, fique a vontade para discordar da nossa lista, e sugiro que faça a sua nos comentários (algo que peço mas, infelizmente, ninguém faz. Rssssss...). Enfim, antes que chegue o domingo de Páscoa, vamos ao nosso Top 10.

10. Os Dez Mandamentos - O Filme.
 = 6.

Abrimos a nossa lista com aquele que, até o momento em que escrevo esta postagem, é o filme de maior bilheteria do cinema nacional, infelizmente, não por méritos próprios. A novela retalhada às pressas da Rede Record traz um elenco de ex-globais, a maioria com passagens pouco memoráveis pela poderosa emissora carioca da família Marinho. Tinha tudo para está no topo da nossa lista, mesmo sem levar em conta a novela que, por ser consideravelmente mais longa, deve ter mais gente. E só não está, porque resolvi fazer uma rápida pesquisa prévia entre alguns amigos, perguntando quais os nomes conhecidos do elenco (como assisto muitos filmes e séries, tem muita gente que não estourou, sendo um ilustre desconhecido para a maioria das pessoas comuns), e acabei me surpreendendo na redução drástica. Encabeçado por Guilherme Winter (tanto eu, como meus amigos, não lembram de outro trabalho memorável do cara) que surpreende e dar um show como Moisés, pelo ex-galã de Malhação, Sérgio Marone como Ramsés, foram lembrados a musa de Os Mercenários, Giselle Itié, a eterna Maysa, Larissa Maciel, a eterna Anita, Mel Lisboa, e as ex-mocinhas de Malhação, Juliana Didone e Samara Felippo (curiosamente, está voltando a contracenar com Roger Gobeth, seu par romântico na novelinha teen sem fim da Globo). Para minha surpresa, a galera não lembrou da ex-apresentadora da MTV, Babi Xavier, do pai da Sasha, Luciano Szafir, e de veteranos atores como Paulo Gorgulho (da novela Pantanal e do remake O Cangaceiro), Lizandra Souto (ex-esposa do ex-jogador de vôlei Tande, que teve alguns personagens memoráveis em novelas globais) e da eterna Divina Magda, Vera Zimmermann, entre outros, o que acabou resultando na queda drástica de posição na nossa lista. Realmente, brasileiro é povo de memória fraca. E isso acabou prejudicado a posição do filme na nossa lista, mas, pelo menos não ficou de fora,  e ainda desbancou um monte de super-produções clássicas hollywoodianas.

9. Êxodo: Deuses e Reis.
 = 6.

Mais uma produção recente que desbancou clássicos hollywoodianos. A versão épica do mestre Ridley Scott, que narra a história de Moisés à la Gladiador, é protagonizada por Christian Bale, num elenco que conta também com Joel Edgerton (coadjuvante que cada vez mais ganha espaço, atualmente em cartaz, ao lado de Jennifer Lawrence, em Operação Red Sparrow), um dos parceirões frequentes de Adam Sandler, John Turturro, Ben Mendelsohn (outro coadjuvante que também está ganhando mais espaço, atualmente em cartaz como o vilão de Jogador Nº 1) e os veteranos Ben Kigsley e a eterna Ripley da tetralogia Alien, Sigourney Weaver.

8. O Senhor dos Milagres.
 = 7.

Geralmente, animações hollywoodianas reúnem um elenco estrelar dando vozes aos seus personagens, e esta adaptação em bonecos de barro da vida de Jesus de Nazaré, é uma delas. Dando voz a Jesus, Ralph Fiennes, encabeça um elenco de atores veteranos formado por Julie Christie, William Hurt, o eterno Bilbo Bolseiro da trilogia O Senhor dos Anéis, Ian Holm, Miranda Richardson, o Dr. Octupus de Homem-Aranha 2, Alfred Molina, e do quase Wolverine, Dougray Scott.

7. Irmãos de Fé.
 = 8.

Outra produção tupiniquim que desbancou muitas super-produções épicas gringas. A segunda e última inclusão nas telonas do Padre Marcelo Rossi, conta a história de Paulo Apóstolo, vivido por Thiago Lacerda, que encabeça o elenco que conta com nomes como os veteranos Othon Bastos, José Dumont e Bemvindo Siqueira, do marido da Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, dos saudosos Cláudio Corrêa e Castro e Fábio Sabag,  e do Bené de Cidade de Deus, Phelippe Haagensen.

6. Noé.
 = 8.

O primeiro filme bíblico ruim na nossa lista. Para contar sua versão para a história de Noé, o diretor ateu Darren Aronofsky (Cisne Negro e do controverso Mãe!) promoveu o reencontro do casal de astros do oscarizado Uma Mente Brilhante, Russell Crowe e Jennifer Connelly, e do casal da adaptação do best seller, As Vantagens de Ser Invisível, o eterno Percy Jackson e eterna Hermione, Logan Lerman e Emma Watson. Além disso, escalou também os veteranos, Ray Winstone, Nick Nolte, Frank Langella e o eterno Hannibal Lecter, Anthony Hopkins. Uma pena que o filme não faça jus ao seu elenco. Ao menos é superior ao telefilme A Arca de Noé, estrelado por Jon Voight, simplesmente o pior filme bíblico da história.

5. A Bíblia... No Início.
 = 8.

Saltando radicalmente de um dos piores para um dos melhores filmes bíblicos de todos os tempos. De forma poética e criativa, e ao mesmo tempo com uma impressionante fidelidade ao primeiro livro bíblico, o saudoso diretor John Huston reuniu um elenco estrelar da época, e de quebra, ainda foi o único que até hoje, trouxe dignidade a Noé, dando vida ele mesmo ao personagem. Além de Huston, dão vida aos personagens bíblicos do Livro do Gênesis astros e estrelas hollywoodianas que marcaram época, os saudosos Richard Harris (um ator que podemos dizer que foi do Gênesis ao Apocalipse, já que três décadas depois, deu vida a Abraão e ao escritor do último livro bíblico, o apóstolo João), Ava Gadner, Peter O' Toole, George C. Scott, Michael Parks, e o eterno Messala do clássico oscarizado Ben-Hur, Stephen Boyd. Também no  elenco, o eterno Django, Franco Nero.

4. A Maior História de Todos os Tempos.
 = 9.

Mais um salto qualitativo na nossa lista, desta vez, do melhor para o pior. Na mesma época do clássico Rei dos Reis, o cultuado diretor George Stevens também trouxe sua versão para a história de Jesus de Nazaré com elenco muito mais estrelar que o clássico da Sessão da Tarde e do Corujão, encabeçado pelo competente Max Von Syndow como Jesus, trazendo astros como Chalton Heston, Martin Landau, Roddy McDowall, Donald Pleasence, o eterno Kojak, Telly Savalas, Robert Loggia, John Wayne e Sidney Poitier, boa parte em pequenas participações, inclusive, os dois últimos são praticamente figurantes de luxo. Até hoje é o filme sobre Jesus, que reuniu o maior número de astros e estrelas. Pena que um elenco tão estrelar esteja num dos piores filmes bíblicos de todos os tempos, que, curiosamente, vem acompanhado em boxes de DVD com a obra-prima de Huston.

3. Maria, Mãe do Filho de Deus.
 = 10.

Para mim, a segunda grande surpresa da nossa lista. No meio de inúmeras produções bíblicas épicas e clássicas, deu Brasil no pódio, levando o nosso bronze. O debute do Padre Marcelo Rossi nas telonas, que estrela ao lado da então atriz-mirim Ana Beatriz Cisneiros, e dos globais Giovanna Antonelli e do atual garoto-propaganda da Mega da Virada, Luigi Barrichelli, à frente de um ótimo elenco que conta com José Dumont, Thiago Martins, Tonico Pereira, Ewerton de Castro e os saudosos José Wilker, Fábio Sabag, Ítalo Rossi e o eterno Visconde do Sitio do Pica-pau Amarelo, André Valli.

2. O Príncipe do Egito.
 = 10.

Para mim, a grande surpresa da nossa lista. Eu lembrava que a ótima animação sobre Moisés, contava com as vozes de Val Kilmer, Ralph Fiennes e Sandra Bullock. Mas, pesquisando para essa postagem constatei que o trio é apenas a ponta do iceberg, de um elenco estrelar formado por Michelle Pfeiffer, Jeff Goldblum, o eterno Professor Xavier, Patrick Stewart, Danny Glover, Helen Mirren, Steven Martin e Martin Short. Já pensou esse elenco de feras num live-action? Seria demais. Curiosamente, Kilmer voltou a viver Moisés nos palcos, soltando a voz - e muito bem, de acordo com quem conferiu - num musical da Broadway.

1. Jesus de Nazaré.
 = 15.

Em 1977, o mestre Franco Zeffirelli reuniu um elenco estrelar para contar a história de Jesus numa épica minissérie televisiva, e que teria um astro a mais, se Dustin Hoffman ou Al Pacino, pegasse o papel de Jesus, que acabou indo para o ilustre desconhecido Robert Powell, tão imortalizado no personagem a ponto de ferrar sua carreira. Reprisado exaustivamente na Record, a espetacular minissérie tem no elenco com a eterna Julieta e até hoje a mais linda atriz a viver a mãe de Jesus, Olivia Hussey, Anne Bancroft, Ernest Borgnine, Claudia Cardinale, a eterna voz de Darth Vader, James Earl Jones, James Mason, Ian McShane, Sir Laurence Olivier, Donald Pleasence, Christopher Plummer, Anthony Quinn, Rod Steiger, Peter Ustinov, Michael York e Ian Holm. Ufa! Insuperável até hoje em número de astros, que nem o renomado espetáculo teatral de Nova Jerusalém conseguiu esse feito. Merecidamente, com larguíssima folga, leva o nosso ouro.

BÔNUS.

Na primeira metade dos anos 1990, a emissora televisiva Rai, em parceria com outras emissoras mundo a fora, produziu telefilmes e minisséries bíblicas, que foram distribuídos internacionalmente pela estadunidense Turner, uma das parceiras, e que por aqui, chegou em home vídeo (ainda disponível em DVDs), na Coleção Bíblia Sagrada da Flashstar. Intitulado A Bíblia Sagrada, o projeto conta com produções que mesclam atores novatos com renomados atores locais e gringos (principalmente, nas produções do Antigo Testamento) como Richard Harris, Sean Bean, Christoph Waltz, o eterno Spock, Leonard Nimoy, Max Von Syndow, Dennis Hopper, Patrick Dempsey e tanto outros. Destaque para Moisés, estrelado por Ben Kingsley, na melhor personificação do líder judeu bíblico, e que traz o curioso encontro dos dois mais célebres interpretes de Drácula, Christopher Lee e Frank Langella, que aqui vivem pai e filho. Quem também marca presença numa pequena participação é a nossa Sônia Braga, que vive Séfora, esposa de Moisés.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário