domingo, 18 de fevereiro de 2018

RECORDAR É REVER: O RAPTO DO MENINO DOURADO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

O Rapto do Menino Dourado (The Golden Child).
Produção estadunidense de 1986.

Direção: Michael Ritchie.

Elenco: Eddie Murphy, Charles Dance, Charlotte Lewis, Victor Wong, Randall "Tex" Cobb, James Hong, Shakti, J.L. Reate, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e online (Telecine Play).

Cotação

Nota: 3,5.

Sinopse: Segundo uma antiga lenda tibetana, a cada mil anos nasce uma criança que irá trazer paz ao mundo. Com o surgimento de uma nova criança (Reate), o capeta envia o malvadão Sardo Numpsa (Dance), que acaba com a festa dos monges tibetanos, invadindo o templo com seus capangas, sequestrando a criança e levando-a para Los Angeles. Mas, nem tudo está perdido, já que a mesma lenda diz que um escolhido irá acabar com a capetagem, salvando a criança. Ao ver num tosco programa de entrevistas Chandler Jarrell (Murphy), cara que ganha vida procurando crianças desaparecidas em Los Angeles, a gata sacerdotisa tibetana Kee Nang (Lewis) acredita que Chandler seja o escolhido e pede arrego a ele, que mesmo cético com tal destino, aceita procurar a tal criança dourada.

Comentários: Clássico oitentista e da Sessão da Tarde que claramente faz uma mistura entre Um Tira da Pesada com Os Aventureiros do Bairro Proibido, com pitadas generosas de Indiana Jones, estrelado por Eddie Murphy, no auge do seu sucesso com o estouro do primeiro Um Tira da Pesada, que arrebentou nas bilheterias no finalzinho do ano de 1986. Quando criança gostava deste filme, mas, ao revê-lo hoje percebo que o filme tem um seríssimo problema: um roteiro fraquíssimo e preguiçoso, que traz uma historinha bobinha, patética, mas, repleto de furos e incoerências. Apesar de bastante cultuado por muitos até hoje, o resultado é um filminho abestalhado, fraquinho e insosso, com pouquíssimos momentos divertidos e engraçados (leia-se apenas a sequência da consulta aos monges e que se passa no aeroporto no Nepal com Murphy à la Axel Foley), que envelheceu mais (os efeitos são toscos para o que estamos acostumados hoje em dia) e só não é um dos piores de Murphy porque o astro estrelou muitas tranqueiras bem piores que esta. Vale apenas pela nostalgia de rever e nos lembrarmos dos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde, que em comparação a maioria dos filmes que são exibidos hoje em dia, tornam este uma obra-prima da diversão.

VOCÊ SABIA?

Pois é, galera. O Menino Dourado do título nacional na verdade é uma menina. De acordo com o site Nerd Pai, isso ocorreu não porque os produtores escalaram uma menina para interpretar um menino, mas, toda a culpa é de quem escolheu o título tupiniquim, que erroneamente sapecou um "Menino" ao invés de colocar a tradução literal "Criança Dourada". E realmente, assistindo o filme com mais atenção, percebemos que em nenhum momento o menciona como menino, mas, como criança (apesar da dublagem clássica e atualmente a legenda do Telecine Play permanecer no erro de chamar "Menino"). Mas, vamos dar um desconto, já que o visual Buda mirim da criança e, principalmente, a sequência final onde a criança realmente está vestida como um menino, leva qualquer um de nós ao erro.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

4 comentários:

  1. Não, Rick. 3,5 para um clássico que cresci vendo. Pode não ser uma maravilha para os estudioosos do cinema, mas para mim esse filme é no mínimo um 8.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maykon!

      Quanto tempo! Seja bem-vindo! Sua presença e participação com comentários é uma honra. Estava sentindo falta! Vamos lá!

      Assim como você, O Rapto do Menino Dourado também é um filme da minha infância. Indiscutivelmente, um clássico oitentista dos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde que, como disse no comentário acima, humilha a maioria dos que são exibidos atualmente.

      Mas, revendo o filme na manhã de ontem, infelizmente, percebi que o mesmo está repleto de erros, principalmente, em relação ao roteiro, que traz diversos furos e uma trama boba e fraca. E acabei mudando totalmente minha opinião que tinha pelo filme até então.

      Realmente, queria começar bem esta semana que estou dedicando a comentar alguns filmes estrelados pelo Eddie Murphy e por isso mesmo escolhi O Rapto do Menino Dourado, justamente, pois de acordo com minha memória afetiva, era um filmaço. O que acabou me frustrando ao descobrir que não era.

      Em todo caso, sugiro que reveja o filme e tire suas próprias conclusões. Se você permanecer com a mesma opinião, ótimo, pois não quero que você tenha a mesma decepção que eu tive. Independente de permanecer ou mudar de opinião, sem problemas, afinal, como sempre digo, gosto não se discute.

      Ah! Não sou estudante de cinema, muito menos um crítico. Continuo o mesmo cinéfilo do povão com preferências bem simples, que usa este espaço como hobbie para partilhar minhas opiniões pessoais sobre filmes e séries, nada de profissional.

      Muito obrigado por deixar seus comentários! Continue a nos prestigiar com sua visita e, quando quiser, deixe suas opiniões, mesmo que sejam diferentes da minha.

      Um forte abraço! Fica com Deus!

      Excluir
  2. até hoje re-assistindo os clássicos que amava , só continuei com a mesma opinião em RAMBO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi! Já eu, sou o contrário! São poucos os clássicos que amava quando criança, que mudei de opinião hoje.

      Sou suspeito para falar de Rambo, uma das mais franquias favoritas. E o novo filme estreia daqui a quatorze dias. Ansioso para vê-lo!

      Muito obrigado pela visita e por comentar! Volte sempre! Sinta-se a vontade!

      Excluir