quinta-feira, 14 de setembro de 2017

RECORDAR É REVER: O DESTINO DO POSEIDON.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

O Destino do Poseidon (The Poseidon Adventure).
Produção estadunidense de 1972.

Direção: Ronald Neame.

Elenco: Gene Hackman, Ernest Borgine, Red Buttons, Carol Lynley, Roddy McDowall, Stella Stevens, Shelley Winters, Jack Albertson, Pamela Sue Martin, Leslie Nielsen, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Telecine Cult) em 13 de setembro de 2017.

Cotação

Nota: 8,0.

Sinopse: Baseado no livro escrito por Paul Gallico. A trama se passa no luxuoso transatlântico S.S. Poseidon, que na noite de réveillon é atingido por uma onda gigante que o vira de cabeça para baixo, e acompanha alguns sobreviventes, liderados pelo Reverendo Scott (Hackman) lutando contra o tempo para sobreviver e saírem vivos da roubada que se meteram.

Comentários: Zapeando pelos canais televisivos me deparo na noite de ontem com a reprise no Telecine Cult deste clássico setentista do sub-gênero dos filmes de desastres. Aqui, temos toda fórmula estabelecida: um elenco estrelar com boas atuações, um enredo simples e redondinho que garante a tensão e as boas sequências de ação. O filme conta também com uma parte técnica eficiente e boas atuações, sobretudo de Gene Hackman (com um penteado ou peruca tosco (a) que não sai de lugar nem a pau mesmo diante da situação de caos, o que acaba se tornando ridículo) e Ernest Borgine, num duelo psicológico marcante, e de Shelley Winters, que chegou a ser indicada ao Oscar como atriz coadjuvante. Ah, vale também para conferir o saudoso figuraça Leslie Nielsen, num raríssimo papel sério, como o comandante do navio. O resultado é um filme empolgante, tenso e divertido, que faz jus ser um dos grandes clássicos do subgênero dos filmes catástrofes.

Curiosamente, o filme ganhou uma continuação que pouca gente ouviu falar (inclusive este blogueiro) e uma refilmagem malhadíssima que eu achava já ter comentado aqui, Poseidon, que conta a mesma história, com a trama rolando na noite de ano novo, só modificando os personagens, com os quatro gatos pingados de sobreviventes sendo liderados pelo ex-policial Robert Ramsey (Russell) e o jogador profissional John Dylan (Lucas). Com muito mais ação e os efeitos bem mais convincentes (sacanagem comparar por conta da diferença de 34 anos entre as duas produções), a refilmagem tem em comum com o original, o mesmo ponto fraco, que é o roteiro. Mesmo assim, o filme que até pouquinho tempo era presença constante no SBT, consegue ser ligeiramente melhor e mais divertido que o clássico. 

Poseidon (Poseidon).
Produção estadunidense de 2006.

Direção: Wolfgang Petersen.

Elenco: Kurt Russell, Josh Lucas, Richard Dreyfuss, Emmy Rossum, Jacinda Barrett, Mike Vogel, Mia Maestro, Jimmy Bennett, Andre Braugher, Kevin Dillon, Fergie, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (TNT) e aberta (SBT).

Cotação

Nota: 7,5.

Sinopse e Comentários no parágrafo acima.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário