sexta-feira, 5 de maio de 2017

TOP 10: OS PERSONAGENS MAIS FODÕES DE KURT RUSSELL.

Atualmente em cartaz em Velozes & Furiosos 8 e Guardiões da Galáxia Vol. 2, simplesmente dois dos filmes mais fodásticos que estão sendo exibidos nas telonas, Kurt Russell é um ator com relevantes serviços à sétima arte. Com uma extensa filmografia que rivaliza em números com a de Jackie Chan, Russell vem atuando desde de quando tinha dez anos de idade, e ainda pirralho, contracenou numa ponta com o rei do rock Elvis Presley, que curiosamente, anos depois ele viveria numa cinebiografia televisiva, que marca o ponta-pé inicial da parceria bem sucedida com o diretor John Carpenter, este responsável por colocá-lo no rol dos grandes astros do gênero de ação. Mas, o marido de Goldie Hawn não limita-se apenas a este gênero, já que com o seu inegável talento e carisma, trafega livremente por todos gêneros, deixando sua marca. Nessa postagem listaremos os dez personagens mais fodões vividos por ele. Vale lembrar que, como todas listas que fizemos desse tipo, aqui não estamos selecionando nem os melhores filmes, muito menos as melhores atuações do ator, apesar que, em alguns casos, acabam coincidindo. Enfim, antes que o onipresente astro venha aparecer de novo nas telonas, vamos ao nosso Top 10 com os seus personagens mais fodões.

10. Dr. David Grant em Momento Crítico.


Iniciamos nossa lista com um carinha comum, sem experiência de porradaria na real, que acabou salvando o dia. David Grant é um almofadinha burocrata, estrategista do Governo estadunidense, que apenas indo de olheiro numa missão para salvar passageiros de um voo em pleno ar de terroristas islâmicos, acaba embarcando no avião, tendo que deixar de ser um bunda-mole e partir para a porrada em cima dos bandidões. O filme, que conta com a presença de Halle Berry em começo de carreira, ficou marcado pela micro-participação de Steven Seagal e seu personagem voando pelos ares em menos de dez minutos de presença no filme, numa sequência que de tão tosca acaba sendo hilária.

9. Sargento Todd em O Soldado do Futuro.


Se um carinha comum não acostumado com a ação é fodão, imagina um que é criado desde pirralho para ser uma máquina de matar. Esse é o Sargento Todd , um soldado futurista fodão que não esboça um pingo de sentimento, tendo que encarar um exército desertores de caras mais fodões e aperfeiçoados geneticamente que ele, nessa interessante ficção menosprezada tanto pela crítica como pelo público e atualmente, também pelas emissoras televisivas. Particularmente, não acho um filme ruim, e o personagem de Russell manda muito bem com um personagem durão e fodão que não poderia ficar de fora da nossa lista.

8. R. J. MacReady em O Enigma do Outro Mundo.


Outro carinha comum que tem que encarar o inesperado. Nesse clássico oitentista dos gêneros terror e ficção, o personagem de Russell é apenas o piloto de helicóptero da missão estadunidense na Antártida, que toma as rédeas da situação, após a descoberta que um ser alienígena está entre eles. Todos, inclusive MacReady são suspeitos de ser a porra do visitante intergalático indesejado, nesse thirlley envolvente e fodástico do começo ao fim. 

7. Dublê Mike em À Prova de Morte.


Deixando de lado os mocinhos que salvam o dia, agora temos um vilão na nossa lista. No primeiro dos dois filmes que atuou sob a batuta do mestre Quentin Tarantino, Russell é um cara psicótico e cínico que, quando não está ganhando a vida como dublê, está tocando o terror em mocinhas gostosas e indefesas pela estrada afora. O que Mike não esperava é que acabaria encontrando gostosas boas de briga que botariam para foder em cima dele. Personagem que foi um presentão do mestre Tarantino para Russell. que simplesmente, brilhou com uma excelente atuação.

6. Ego, O Planeta Vivo em Guardiões da Galáxia Vol. 2


Último trabalho de Russell atualmente. É bem verdade que o personagem poderia ter sido bem mais escrito, que não é um dos melhores trabalhos do ator. Mas, poxa! O pai de Peter Quill, vulgo Senhor das Estrelas, simplesmente é um planeta vivinho da Silva, que anda pelas galáxias procriando, motivo suficiente para o personagem desbancar uma penca de personagens fodásticos e mais interessantes da filmografia de Russell, e marcar presença na nossa lista. 

5. John Ruth em Os Oito Odiados.


Outro personagem recente de Russell que desbanca personagens mais antigos. Também não é para menos. Na segunda e até agora última parceria com o mestre Quentin Tarantino, Russell é o fodão caçador de recompensas que toca o terror na bandidagem no Velho Oeste. Ele só não contava que, na sua última missão, teria uma cabana e uma tempestade no meio do caminho para embaçar seus planos. Outro presentão do mestre para o astro, que, mais uma vez, aceita de bom agrado, faz muito bem uso dele e brilha.

4. Coronel Jack O' Neill em Stargate.


Saindo do faroeste, vamos a um clássico do gênero de ficção No cultuadíssimo filmaço noventista, Russell rouba a cena como o fodão Coronel Jack O' Neill, que não tem nada a perder, após o suicídio do filho, o que faz ser a escolha perfeita para liderar a missão que atravessa um misterioso portal. Cabelo escovinha, cara de durão, sair na porrada com a galera da outra dimensão e uma excelente atuação de Russell, garantem a presença na nossa lista dos mais fodões dos seus personagens. Curiosamente, o personagem foi vivido na telinha pelo eterno MacGyver, Richard Dean Anderson, que também não fez feio. 

3. Gabriel Cash em Tango & Cash - Os Vingadores.


A partir daqui temos praticamente um empate entre os três personagens, que também são os mais inesquecíveis de Russell, principalmente, para nós brasileiros, devido as incontáveis reprises dos respectivos filmes nas emissoras abertas (leia-se SBT e Globo, respectivamente). Com nosso bronze, mas, com todo direito de também ficar em primeiro lugar, temos Gabriel Cash, um policial de Los Angeles que rivaliza com o Mauricinho Ray Tango, vivido por ninguém menos que o rei dos filmes de ação Sylvester Stallone, brigando pau a pau para ver quem é mais fodão, dando trabalho para a bandidagem que, puta da vida com estragos causados pelos dois, arma uma arapuca para ferrar com eles. Mas, os chefões criminosos não contavam que os dois unissem forças e botassem pra foder de vez  em cima deles. Além de ser um puta policial, Cash é debochado, inconsequente, desbocado e cínico, e de quebra, ainda dar uns pegas na irmã caçula do seu rival, vivida pela estupidamente linda Teri Hatcher, no auge de sua beleza jovial. A química perfeita entre Russell e Stallone é um show a parte. Pena que o astro esnobou uma nova parceria com o brucutu em Os Mercenários 3 e ainda andou falando mal da franquia, rasgando elogios a Velozes & Furiosos que, convenhamos, é praticamente farinha do mesmo saco fodástico. Uma pena!

2. Snake Plissken em Fuga de Nova Iorque.


Sem sombra de dúvida, Snake Plissken é o personagem mais inesquecível do ator. Ex-militar que se torna fora-da-lei, Snake é forçado a entrar numa Nova Iorque hostil transformada em prisão para salvar a porra do presidente dos Estados Unidos, encarando numa boa a bandidagem porra-louca do lugar, como se tivesse fazendo um passeio no parque. Dirigido pelo mestre John Carpenter, os dois presenteiam a sétima arte com um dos personagens mais ícones e durões. Repetiram a dose numa desnecessária e horrível continuação quinze anos depois, que nem vale a pena ser mencionada. Só o clássico fodástico original é suficiente para garantir nossa prata, com as duas mãos no ouro.



Mudança de posição na lista na fase final de edição da postagem, mas, como disse acima, praticamente os três personagens empatam como os fodões dos fodões de Russell. Snake Plissken já estava prontinho para assumir o topo da nossa lista, quando me toquei numa coisa. Tanto esse personagem fodão como o também fodão policial Cash são caras que cumprem bem sua missão. Mas, Jack Burton vai bem além, afinal, o cara só é um simples caminhoneiro, egoísta e egocêntrico, que ao dar uma carona a um amigo que vai buscar sua noiva gatona no aeroporto, acaba se envolvendo numa roubada homérica, tendo que encarar seres mitológicos chineses para salvar a mocinha. Tendo o cinismo debochado de Cash e mergulhando no submundo repleto de perigos com Snake Plissken, sem deixar de lado seu próprio brilho carismático, Burton acaba merecidamente levando uma pequenina vantagem sobre os dois colegas de pódio, garantindo o nosso ouro.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário