sábado, 27 de maio de 2017

A GRANDE APOSTA TUPINIQUIM.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Real - O Plano Por Trás da História.
Produção brasileira de 2016.

Direção: Rodrigo Bittencourt.

Elenco: Emilio Orciollo Netto, Bemvindo Sequeira, Norival Rizzo, Tatu Gabus Mendes, Mariana Lima, Paolla de Oliveira, Cássia Kis Magro, Guilherme Weber, Fernando Eiras, Kleber Toledo, Juliano Cazarré, Denis Derkian, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 4 do complexo Kinoplex Maceió em 27 de maio de 2017.

Cotação

Nota: 7,5.
  
Sinopse: Adaptação de um livro que conta os bastidores da criação do Plano Real. A trama se passa em 1993, quando o então presidente Itamar Franco (Sequeira) nomeia Fernando Henrique Cardoso (Rizzo) como Ministro da Fazenda. Um pepino e tanto já que o Brasil estava fodido numa hiperinflação em decorrência de planos econômicos anteriores. Ele então monta uma equipe só com os melhores economistas do país, e ao ver um artigo numa revista, pede para que Pedro Malan (Mendes), convide seu ex-aluno, o egocêntrico, narcisista, metido a bosta e arrogante Gustavo Franco (Netto) para integrar a equipe.

Comentários: Se por um lado é louvável ver nosso cinema nacional investindo em outros gêneros fora das comédias abestalhadas, por outro lado, a escolha, ao menos aqui, não é das melhores, pois além de optar pelos sub-gêneros político e econômico, pode ser motivo de boicotes, principalmente, nesse momento de decadência política que vivemos, trazendo uma história recente, que corre o sério risco de ser taxado pelos mais radicais esquerdistas de "filme coxinha". E o trailer que mostra um personagem protagonista egocêntrico, mala, chato pra caralho, só complica tudo. Mas, para nossa surpresa, o filme acaba se saindo melhor do que prometia, com um roteiro satisfatório declaradamente ficcional (ao menos aqui o aviso é dado logo no começo do filme) e boas atuações, que fogem totalmente a caricatura. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário