sábado, 4 de março de 2017

TOP 10: BILL PAXTON.

No último domingo, 26 de fevereiro perdemos Bill Paxton, um excelente ator com inegáveis serviços prestados a sétima arte. Presença frequente em clássicos oitentistas e noventistas, geralmente como coadjuvante que roubava a cena, destaque para a parceria com o mestre James Cameron, Paxton estava recentemente com o desafio de viver o policial veterano corrupto no seriado baseado no filme Dia de Treinamento. Além de nos deixar muito cedo, o já saudoso ator partiu justamente num domingo de Carnaval e de uma cerimônia do Oscar que trouxe o maior mico da história. Mas, nós jamais esqueceremos do astro, e nesta postagem listaremos as participações mais memoráveis do astro. Vale esclarecer: as mais memoráveis segundo este blogueiro, portanto, não se assuste se não encontrar aqui algumas participações mais destacadas de Paxton, como por exemplo, nos filmes O Segredo do Abismo (juro que não lembro porra nenhuma desse clássico oitentista do mestre Cameron, que preciso rever urgentemente), Limite Vertical e No Limite do Amanhã, na série Amor Imenso e na minissérie Hafields & McCoys, pela qual foi indicado ao Emmy, entre tanto outros trabalhos memoráveis. Enfim, simples mas sincera homenagem ao um ator que eu tanto admiro. Vamos ao nosso Top 10 com o melhor de Paxton.



Já inicio a lista polemizando com uma pequena participação nesse clássico oitentista ao invés de um filme em que Paxton teve muito mais destaque. Acredito que poucos lembram que o amigo barman do mocinho fodão, interpretado pelo canastrão Michael Paré, que acaba perdendo um dente quando inventa de tentar salvar a mocinha no começo do filme, é vivido pelo já saudoso Paxton, que apesar de ter um personagem avulso, que nem fede, nem cheira na trama, abre a nossa lista. graças a minha memória afetiva.



Na continuação do clássico fodástico oitentista estrelado por Arnold Schwarzenegger, estrelada por Danny Glover a frente de um elenco estrelar do segundo escalão hollywoodiano, Paxton marca presença e até rouba a cena como um policial metido à engraçadinho, que engravida sua parceira, vivida pela atualmente sumidona Maria Conchita Alonso. A participação é pequena, seu personagem não é dos melhores, mas, marca presença na nossa lista mais uma vez graças a minha memória afetiva.



Ao contrário das participações anteriores, está é bem fresquinha na memória até mesmo da galera da nova geração que não conhece a trajetória do ator, já que é muito recente. Na fodástica série televisiva da Marvel, Paxton viveu o porra-louca vilão cruel John Garrett, o mentor que transformou Grant Ward num puta cara perverso, traíra, tremendo filho da puta que amamos odiar. Sem perder o costume, Paxton rouba a cena, numa de suas melhores atuações. 



Outra pequena participação que muita gente não lembra. Na clássica comédia teen oitentista do saudoso mestre John Hughes, Paxton é o tosco irmão mais velho maa de um dos garotos protagonistas que criam uma gostosa no computador, que vive tocando o bullying no irmãozinho, até que encara a tal gostosona e lhe dá uma grotesca lição. Num elenco que tem também Robert Downey Jr. como um dos papéis secundários, Paxton rouba a cena e tem até mais destaque que o então futuro Tony Stark.

6. Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo.


Provavelmente, um dos papeis de maior destaque de sua carreira. Paxton marcou presença nesse blockbuster baseado em fatos, dirigido pelo mestre Ron Howard,  vivendo o astronauta Fred Waise, que junto com seus companheiros vividos por Tom Hanks e Kevin Bacon, passam por um tenso momento, quando um dos tanques da nave explode, e precisam correr contra o tempo para voltarem a Terra antes que o oxigênio acabe. O ator não fez feio e se destacou tanto quanto os colegas de protagonismo e os coadjuvantes de luxo Ed Harris e Gary Snise. 



Você deve está se perguntando porque uma pequenina participação vem a frente de um filme cujo Paxton era um dos protagonistas de um elenco estrelar. Mas, impossível falar do ator, sem vir logo em mente sua primeira parceria com o mestre James Cameron, com um dos punks que encarar o mítico T-800 peladão e levam tromba no clássico oitentista. Dos três caras (um deles era o sumidão Brian Thompson, ator classe Z, que tem como papel memorável o vilão de Stallone Cobra e um outro ilustre desconhecido), Paxton rouba a cena não somente pelo visual mais tosco, mas, também, por ser o único dos três cuja a carreira vingou. 

4. Twister. 


Apesar de Paxton ter estrelado outros filmes, digamos, bem mais respeitados, impossível não lembrá-lo como um dos protagonistas deste blockbuster noventista, que já é um clássico da Sessão da Tarde. Ao lado da oscarizada e atualmente sumidona Helen Hunt, Paxton é um cientista caçador de tornados, que une força com a concorrente, para registrar alguns desses fenômenos naturais e, obviamente, correr contra o tempo para se safar. Outro clássico da Sessão da Tarde, o esquecível e sumidão O Poderoso Joe, também é estrelado pelo saudoso ator.



A partir daqui, só rola a parceria Paxton e Cameron, na nossa lista. Não só de Leonardo DiCaprio, Kate Wislet e a melosa e brega música-tema chiclete cantada por Céline Dion vive esse já clássico ganhador do Oscar. Mesmo não sendo o protagonista, Paxton tem uma participação marcante como o explorador que encontra os destroços do Titanic no fundo do mar, e arranca de uma sobrevivente do naufrágio, vivida pela saudosa Gloria Stuart, o depoimento de uma comovente história de amor que só não vingou devido a histórica tragédia ter atrapalhada.



Ok! O filme é de Sigourney Weaver e a mítica Tenente Ripley a frente de um exército para encarar a icônicas criaturas espaciais, e uma garotinha que eles encontram e precisam proteger. Mas, Paxton não faz feio e mesmo sendo um mero coadjuvante, rouba a cena como um figuraça soldado porra-louca, ofuscando até mesmo o galã do filme, vivido simplesmente por Michael Biehn, o Kyle Reese do primeiro O Exterminador do Futuro. Mais uma vez, Paxton prova que não é a toa faz parte do seleto e hoje cada vez mais raro time de coadjuvantes que roubam a cena e brilham.



Encerramos e encabeçando a nossa lista, temos mais um filme onde Paxton não é o protagonista. Nesse caso, o filme é estrelado por Arnold Schwarzenegger, que faz o par romântico com Jamie Lee Curtis, e banca o James Bond. Porém, nos poucos momentos em que aparece, Paxton rouba a cena como o figuraça picareta metido à gostosão, que mente para as mulheres dizendo que é um fodão agente secreto. E quando o cara inventa de fazer isso com a mulher do brucutu, e ele puto, resolve dá uma liçãozinha no figuraça falastrão, a porra fica séria por lado dele. Sinceramente, de tanto trabalhos memoráveis do ator, é esse personagem hilário e divertidíssimo o meu favorito, e tão logo fiquei sabendo a triste notícia do seu falecimento, veio logo em mente sua hilária participação aqui. Por isso que, na minha humilde opinião, fica com o primeiro lugar da nossa lista.

BÔNUS: Comando Para Matar


Que o saudoso Bill Paxton é um coadjuvante que rouba a cena isso ninguém duvida. E a presente lista é uma prova inequívoca disso. Mas, ao pesquisar imagens para essa lista, fiquei surpreso em descobrir que existe uma pequena participação dele, que passou despercebida. Um ano apenas após ser o punk que leva tromba do peladão T-800, o ator participou de outro filme estrelado por Arnoldão, o clássico oitentista do gênero de ação onde o brucutu vive um pai peidado, exército de uma homem só, que bota pra foder em cima dos bandidos que sequestram sua filhinha, deixando um exército de corpos para o exército estadunidense limpar a carnificina que ele promoveu. Realmente, não lembrava que Paxton tinha dado as caras numa pequena participação, como um controlador de voo do exército estadunidense, Uma raríssima exceção de uma participação coadjuvante dele que passou batida. Ao contrário de sua carreira, que deixou sua marca na história da sétima arte e tanto nos alegrou. Já sentimos sua falta, Bill Paxton! Que Deus te acolha em Seu Reino!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano enlutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário