sábado, 16 de julho de 2011

UM CLÁSSICO MODERNO HOJE NO SBT.

Filmes.
Um clássico moderno hoje no SBT.

Faxina geral no porão da emissora de Sílvio Santos. No último dia da semana, onde a emisssora paulista anunciou que irá exibir episódios inéditos do Chaves (oooooohhhhhhhhh...), um clássico dos anos 80 será exibido. Trata-se do excelente O Exterminador do Futuro, primeiro e na  minha opinião melhor da franquia, que até agora é uma quadrilogia (o cinco vem aí, com a volta de Schwarzenegger), que serviu para mostrar todo talento criativo do genial James Cameron, que nos presenteia como uma obra original, e de quebra, premiando o brucutu Arnold Schwarzenegger, com o melhor e mais perfeito personagem da sua carreira, afinal, dar vida a um ciborgue inexpressivo, que só quer cumprir sua missão de exterminar, não exige uma grande atuação dramática.

Na trama, escrita e dirigida pelo mestre  Cameron em início de carreira (antes deste filme, tinha dirigido apenas o tosco Piranhas 2- Assassinas Voadoras), Schwarzenegger, em uma rara atuação elogiada pela crítica, faz um ciborgue exterminador que volta no tempo para assassinar Sarah Connor (Linda Haminton, excelente),que será a mãe do líder dos humanos contra a dominação das máquinas. Para proteger sua mamãe, o líder humano enviar um soldado humano para defendê-la (Michael Biehn, convicente), iniciando um verdadeiro jogo de gato e rato, com muita ação e suspense.


Apesar de ser o mais modesto e barato da série, praticamente sem tecnologia nenhuma, chegando a ser tosco para a nova geração que cresceu assistindo os efeitos de primeira classe dos Harry Potter da vida, é disparado o melhor e mais original filme de toda série, como também da carreira de todos os envolvidos, inclusive de Cameron e Schwarzenegger. Um filmaço que revoluncionou os gêneros da ação e ficção, que até hoje, é imitadíssimo, e não foi ainda superado, nem mesmo pelas suas  continações, com recursos financeiros infinitamente maiores. Sem dúvida, um filmaço, que nem a precariedade da produção, nem o tempo tiraram o seu brilho, e merece ser visto e revisto infinitas vezes, sem cansar. Nota 10,0 para este clássico moderno do cinema.

E se for exibido na dublagem brasileira original dos anos 80, será um show a parte. Até um cinéfilo como eu, que detesta filmes dublados, se assusta com a voz robótica do carinha que dublou Schwarzenegger inicialmente (infelizmente, a dublagem do DVD não é a mesma, colocando o habitual dublador do ator para fazer a sua voz). Vale a pena sair mais tarde para a balada, para conferir este filmaço, tão esquecido e sumido na programação da emissora do Sr. Abavanel.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Duas cenas de um clássico dos anos 80:
Sarah e Reese: romance inevitável.
Arnoldão, no momento exato da sua célebre frase "Eu voltarei!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário