segunda-feira, 20 de março de 2017

A BOBAGEM VEIO DO ESPAÇO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Sinais (Signs).
Produção estadunidense de 2001.

Direção: M. Night Shyamalan.

Elenco: Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Rory Culkin, Abigail Breslin, Cherry Jones, M. Night Shyamalan, Patricia Kalember, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Seis meses após perder a esposa (Kalember), atropelada por um motorista (Shyamalan) que cochilou ao volante, motivo que fez desistir de ser pastor e não acreditar em Deus, Graham Wess (Gibson) ver sua rotina mudar bruscamente. Morando com os filhos pirralhos (Culkin e Breslin), e com o irmão Merrill (Phoenix), um belo dia a família acorda com estranhos círculos no meio de sua plantação na fazenda que reside no feofó de um condado no feofó da Pensilvânia. A princípio, acreditam que seja mais uma brincadeira de gaiatos locais, mas, ao verem na TV, percebem que a porra é mais séria do que esperavam pois nosso planeta está sendo invadido por alienígenas.

Comentários: O que esperar de um roteiro ruim que traz uma história fraquíssima, sem fundamento nenhum, com os personagens adultos centrais além de fracassados na vida, caras que são bem mais imbecis que os pirralhos, esses sim, consideravelmente muito mais maduros? Obviamente, um filme tosco, que tinha tudo para ser o pior da história. Mas, o que acontece é espantosamente o oposto. Isso graças ao talento do diretor e roteirista M. Night Shyamalan, que supera toda deficiência da espinha dorsal de um filme, o roteiro, e com maestria nos presenteia com um filmaço divertido, engraçado (praticamente a paródia feita em Todo Mundo em Pânico 3, só repetiu boa parte da fuleragem encontrada aqui), mas, ao mesmo tempo tão tenso e envolvente quanto seu maior sucesso, e até agora, melhor filme, O Sexto Sentido, que com a trilha competente, repete o mesmo climão tenso que nos deixa com os olhos vibrados no filme, com direitinho a nos dar alguns sustos. O elenco central, formado pelos ótimos Mel Gibson e Joaquin Phoenix (curiosamente, posteriormente, ambos iriam fazer porras-louquices na vida real e ostentarem por algum tempo barbas ridículas) e os talentosos pirralhos Rory Culkin (irmão do lendário e sumidíssimo Macaulay Culkin) e Abigail Breslin (estreando nas telonas, com cinco ou seis aninhos de idade, muito fofinha!) são a cereja do bolo que torna esse filme uma agradabilíssima surpresa, divertido e envolvente do começo ao fim, superando sua péssima história.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário