No começo do mês chegou aos cinemas
Logan, filme que marca a despedida de Hugh Jackman na pele do mais fodástico dos mutantes do universo Marvel dos X-Men. Caindo de paraquedas no personagem, hoje é impossível imaginarmos outro ator interpretando o feroz mutante que Jackman, que nesses quase dezessete anos e em oito filmes deixou sua marca e entrou para o seleto rol de
atores imortalizados ao darem vida um herói dos quadrinhos. Para marcar essa despedida e prestar um simples, mas, sincera homenagem ao ator (e por tabela ao nosso Isaac Bardavid, que dar voz ao mutante na dublagem brasileira muito antes de Jackman sonhar em pegar o papel) queimei um monte de neurônios, revi todos os filmes da franquia
X-Men, a fim de elaborar esta lista com os dez momentos mais marcantes do Wolverine nas telonas. O critério utilizado, além da memória afetiva (motivo pelo qual você pode discordar comigo e sugiro até que elabore a sua lista, algo que adoraria apreciar), é de listar sequências específicas onde personagem brilha isoladamente, o que acabou tirando da nossa lista alguns momentos marcantes, com a inesquecível e fodástica cena em que Mercúrio salva a pátria durante o resgate de Magneto em
X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, e as diversas roubadas de cenas da X-23, interpretada pela excelente e promissora Dafne Keen, em
Logan. Enfim, mais rápido que o fator de cura do mutante fodão, vamos a nossa lista.
Já começo a lista polemizando com uma sequência do filme mais malhado da franquia dos mutantes (diga-se de passagem com razão). Por mais que o primeiro filme solo do personagem seja repleto de defeitos, impossível não reconhecer as pouquíssimas qualidades, como na sequência em que o herói sofre o processo de ter injetado no seu corpo o Adamantium líquido, transformando-o na máquina letal indestrutível que conhecemos. Sequência bem visceral que abre bem a nossa lista.
Uma sequência rapidíssima (acredito que no máximo são dez segundinhos), sem ação nenhuma, mas, que acabou marcando pelo bom humor. A ponta que Jackman faz como o personagem em X-Men: Primeira Classe é divertida, engraçada, e de tão inesquecível acabou desbancando da nossa lista algumas sequências de ação fodásticas como o confronto entre o mutante e Mística no primeiro X-Men e com Lady Letal no segundo filme.
Outra sequência inesquecível pelo bom humor, mas, aqui com ação frenética, a primeira em o personagem aparece no terceiro (e também malhadíssimo) filme da franquia. No meio de um caos de uma puta batalha apocalíptica, o nosso mutante favorito está de boa, tranquilão, acendendo seu charuto, e resolvendo a questão num piscar de olhos. É bem verdade que depois sabemos que trata-se de um treinamento rotineiro com os alunos. Mas, não tira o mérito de marcar presença na nossa lista.
Nosso primeiro inevitável empate é entre duas sequências justamente do malhadíssimo quarto filme da franquia e primeiro solo do personagem. Como disse acima, mesmo com tanto defeitos, principalmente no roteiro, impossível não reconhecer que tanta a sequência fodástica dos créditos inicias onde o nosso herói marca presença em várias guerras como também a sequência que ele é perseguido após se refugiar numa fazenda, acolhido por um casal de idosos que a bandidagem manda para a terra do pé-junto, são momentos fodásticos do personagem. E digo mais: sobre a última a gente até perdoa o final bem clichê de filmes de ação, com o herói passeando em câmera lenta tranquilão com uma puta explosão bem atrás.
6. Velho Logan X X-24 - Logan.
Nossa lista prossegue do mais malhado para o mais aclamado. A primeira sequência do novo filme a entrar na nossa lista traz o embate entre o nosso herói com uma versão mais nova. É bem verdade que a gente já tinha visto Wolverine x Wolverine no primeiro filme da franquia (no caso, era a Mística querendo confundir a cuca dos outros X-Men e a nossa), mas aqui a porra realmente fica séria e o resultado são duas sequências de lutas fodásticas (particularmente, o primeiro embate é mais impactante) que não poderiam ficar de fora da nossa lista.
5. Saindo na porrada num ringue ilegal - X-Men: O Filme. / Dando uma lição em um bando de ladrãozinhos safados - Logan.
Nosso segundo e último empate na nossa lista são entre duas sequências que nos apresentam o personagem. É bem verdade que esperávamos mais da luta no ringue ilegal entre o nosso herói e um idiota metido a machão que levou tromba, mas, ao vermos nas telonas pela primeira vez Wolverine em carne e em osso, impossível não ficarmos impactados. Da mesma forma que fomos impactados recentemente com o velho Logan, humanizado, debilitado, mas, ainda fodão, dando uma lição em um grupo de ladrãozinhos fuleiros, mostrando logo de cara que, finalmente, temos o Wolverine extremamente violento dos quadrinhos. Empate justíssimo entre duas entradas fodásticas do personagem.
O segundo filme solo do personagem tem uma mudança significativa em relação ao primeiro, apesar de ainda dividir opiniões tanto da crítica como dos fãs. Mas, é inegável que é um filme recheadíssimo de sequências fodásticas (nosso mutante querido incrivelmente fodidão, encarando Yakuza, ninjas, o Samurai de Prata, o caralho a quatro em pleno Japão). Particularmente, de tantas que o filme oferece, a que mais me marcou foi a porradaria rolando em cima de um trem bala em movimento. Porra-louquice total a la Velozes & Furiosos que logo que pensei nessa em elaborar essa lista veio logo em mente.
3. Invasão da Mansão-Escola do Professor Xavier - X-Men 2.
Se no primeiro filme da franquia, Hugh Jackman roubou a cena, no segundo ele brilhou ainda mais. Com um roteiro muito mais centralizado no mutante fodão, mas, sem deixar de dar um ótimo espaço e desenvolver outros personagens (algo que franquia se perdeu depois daqui), temos a primeira amostra do Wolverine selvagem fodão que conhecemos na sequência em que um grupo militar liderado pelo arqui-inimigo do herói invade a Mansão-Escola, com puta violência, sem dó, nem piedade, tocando o terror e capturando a pirralhada mutante. Com um animal selvagem que parte para cima de quem inventa de mexer com suas crias, Wolverine botar para lascar em cima do exército, numa sequência que para mim, até o ano passado, era primeiríssima lugar das mais inesquecíveis e fodásticas do personagem nas telonas.
2. Ferrando com um exército de mercenários no meio de uma puta tremedeira - Logan.
Sequência do novo filme que já chegou causando impacto e marcando, a ponto de desbancar outras sequências já clássicas do personagem. Muito bem feita tecnicamente, ver o selvagem mutante em câmera lenta, devagar, quase parando, mas, sem deixar de ferrar com o grupo de mercenários que estão para capturar seu velho amigo Professor Xavier e a pirralha novata em sua vida X-23 é uma sequência tensa, fodástica, que nos deixa de queixo caído. Muito foda mesmo! Não é a toa que fica merecidamente com a nossa prata.
Encerro a nossa lista da forma que encerrei: causando polêmica. De tanta sequências fodásticas que Jackman encarou na pele do fodástico mutante, tanto nos filmes do grupo, como nos solos, quem diria que o nosso primeiro lugar ficaria justamente com uma ponta não creditada. Mas, de toda pirotecnia do último filme do grupo de mutantes, a cena que realmente me marcou a ponto de lembrar até hoje, que me fez pular na cadeira do cinema de tanta empolgação, foi justamente a pequena aparição do mutante, encarando sozinho um exército, bastante feroz e violento, já nos dando o gostinho de como seria sua despedida nas telonas. Tão impactante e fodástica que tão logo em tive a ideia de fazer a lista, foi a primeira que veio disparada na minha memória. Por esse motivo e por ainda me deixar empolgado toda vez que lembro e revejo que fica com o nosso ouro.
BÔNUS: Mutante tagarela usando o rosto de Hugh Jackman - Deadpool.
Apesar de ser uma postagem só com os momentos fodásticos de Hugh Jackman como Wolverine nas telonas, impossível não lembrar da hilária sequência onde o porra-louca figuraça Deadpool usa uma foto do rosto do ator para esconder sua cara feiosa deformada. Uma hilária e criativa brincadeira, e também uma homenagem ao astro. Sabemos que tanto Ryan Reynolds como os roteiristas e produtores adorariam que Jackman aparecesse no segundo filme do mutante tagarela, o que pode acabar rolando, não como Wolverine, mas, com o ator interpretando a si próprio. Tomara que realmente venha acontecer até para temos um encontro digno à altura dos atores e dos respectivos personagens, já que a primeira vez dispensar comentários.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano, já sentido falta de Hugh Jackman como Wolverine.