domingo, 9 de outubro de 2016

TOP 10: OS PERSONAGENS MAIS FODÕES DE JASON STATHAM.

Depois de Chuck Norris, Sylvester Stallone, Steven Seagal e Mel Gibson, chegou a vez de listamos os personagens mais fodões de Jason Statham, um dos maiores astros do gênero de ação da atualidade que, merecidamente, já figura entre os ícones do gênero de todos os tempos. E não é a toa, já que em sua carreira, que ao meu ver está apenas começando, o cara deu vida a vários personagens fodões, durões, porras-loucas, estando presentes em diversas memoráveis sequências de ação fodásticas e surreais. Mais uma vez, a ordem aqui não é de um filme ser melhor do que o outro, nem de ser a melhor atuação do cara, mas, simplesmente, pelo grau fodástico de um personagem estrelado pelo pouca-telha inglês. Tão rápido como a maioria das sequências de ação que ele protagoniza, vamos ao nosso Top 10 de hoje.



Começamos nossa lista com um personagem onde Statham apareceu pouco, mas, o suficiente para roubar a cena e mostra seu lado cômico como o figuraça Rick Ford. O espião metido a pica das galáxias pode ser estressadão e burro feito uma porta, mas, na hora de distribuir porrada na bandidagem, Ford mostra que é eficiente, provando que não é a toa que  é um dos melhores e mais fodões espiões em atividade. Há rumores que haverá continuação  e se sair mesmo, Statham estará de volta ao personagem.

9. Monk - Penalidade Máxima.


Continuamos nossa lista com um personagem fora do habitual do astro, mas, sem deixar de ser um durão fodão. Em um dos filmes de começo de carreira, Statham rouba a cena como o perigoso psicopata porra-louca que é escalado para ser o goleiro do time dos prisioneiros. Caladão e uma bomba ambulante prestes a explodir, o cara manda muito bem nas defesas, e de quebra, traz uma das melhores atuações interpretativa do pouca-telha inglês.

8. Ethan Funsch - O Confronto.


Precisa ser muito durão para ser um policial que viaja por várias dimensões para caçar versões malvadas das pessoas. E se uma dessas cópias for simplesmente um porra-louca psicótico que resolve eliminar todas suas cópias, aí é que a porra fica séria. Mas Ethan Funsch é o cara certo para a missão, e nem mesmo a morte do seu parceiro o impede de continuar obstinado para pegar o cara. O filme é estrelado por Jet Li, mas, Statham também se destaca, marcando a estreia de uma parceria legal com o ícone de ação chinês, revivida posteriormente em Rogue - O Assassino e na trilogia Os Mercenários.

7. Farmer - Em Nome do Rei.


Primeiro personagem protagonista de Statham da nossa lista. Na adaptação de um game de sucesso, Farmer é um pequeno agricultor, tranquilão, de boa com esposa e filho, que estava cagando para o que acontecia no seu reino, até que, inventam de mexer com sua família. A partir daí, o cara chuta o pau da barraca, e parte numa jornada épica onde distribuir porrada em exércitos inteiros. É Statham sendo Statham fodão mesmo numa época distante.

6. Jensen Armes - Corrida Mortal.


Outro cara que estava de boa, mas, inventaram de mexer com ele, desta vez, num futuro distópico. Jensen Armes é um ex-piloto que só quer ter uma vida pacata, com sua linda esposa. Mas, armam uma arapuca para ele, apenas para recrutá-lo para participar da tal corrida mortal do título, que é também um reality show que rola presídio de segurança máxima. Jensen só é obrigado a se meter nessa roubada porque o lendário piloto Frankenstein, que partiu desta para uma melhor, mas, escondem do público o fato, para que a audiência não caia drasticamente, cabendo a ele assumir o lugar do finado. Statham não luta tanto como estamos acostumados, mas, as frenéticas sequências de ação nos carros compensam e o resultado é um dos seus melhores filmes.

5. Lee Christimas - Trilogia Os Mercenários.


Especialista em facas, Lee Christimas é o braço direito do Barney Ross, praticamente sendo um segundo líder do grupo que reúne os mais fodásticos mercenários de todos os tempos. E o cara faz jus, já que quando está em missão manda para a terra do pé-junto exércitos inteiros, com direito a fazer isso dentro de uma igreja, onde vestido de monge distribui facas e porrada na bandidagem, e de de sai na porrada com o vilão durão e fodão interpretado pelo astro de filmes de ação classe C, Scott Adkins, (ambas sequências inesquecíveis de Os Mercenários 2). Quando está de folga, o cara ainda distribui porrada no atual namorado agressivo da sua amada ex-mulher e nos seus amiguinhos, no primeiro filme da trilogia. Não é a toa que no meio de tanto veteranos ícones do gênero de ação, foi reservado a Statham um dos personagens mais fodões da franquia.



Indiscutivelmente, Arthur Bishop estaria presente na nossa lista  mas, provavelmente, numa posição bem mais abaixo. A subida considerável de várias posições, deixando para atrás outros personagens fodões mais antigos, ocorreu graças ao novo filme, que acabou de estrear nos cinemas por aqui, onde Bishop está consideravelmente mais fodástico, quando é obrigado por um ex-coleguinha de orfanato a sair da aposentadoria. De cara, Bishop sai na porrada com os capangas, entre eles uma gata estupidamente linda e pula de um dos bondinhos do Pão de Açúcar, num pseudo-Rio de Janeiro, onde a galera fala um tosco portunhol com fortíssimo sotaque mexicano. Só esta sequência inicial, que rolou antes do título do filme aparecer, foi o suficiente para o personagem garantir a nossa quarta colocação.

3. Deckard Shaw - Velozes & Furiosos 7.


Quando apareceu no meio dos créditos finais de Velozes & Furiosos 6, Deckard Shaw já chegou causando e mostrando que não estava para brincadeira, ao mandar para a terra do pé-junto, um dos personagens mais queridos da franquia e na mesma hora, ligar para o fodão Dominic Toretto e anunciar em tom ameaçador: "Dominic Toretto, você não me conhece, mas, vai conhecer!". De cara, no filme seguinte, Shaw causa um estrago de terremoto no hospital que seu irmãozinho está entre a vida e a morte, e manda para o hospital, o fodão bombadão agente Hobbes, interpretado pelo eterno The Rock, o que foi suficiente para garantir o bronze na nossa lista. Como vilão que se preze, por pouquinho mesmo, não roubava a prata do segundo colocado, e aposto que teria conseguido se esta lista fosse elaborada e postada no próximo ano, após o lançamento do novo filme da franquia.

2. Frank Martin - os três primeiros filmes da franquia Carga Explosiva.


Não se iluda com as frescuras das regras que o fodão Frank Martin estabelece para fazer um serviço, Elas só existem para ele fazer muito bem o que sabe, e independente dos obstáculos, seja sair na porrada com um monte de bandidos numa oficina mecânica, pulando bem no meio de dois carros que se colidem de frente e até mesmo tirar uma bomba do ser carro com uma pirueta mirabolante, ele cumpre direitinho a missão. O personagem da primeira franquia estrelada por Statham, responsável pelo seu estouro como astro de ação, garante a nossa prata e só não fica com o nosso ouro porque...



,,, o bandidão Chev Chelios é muito porra-louca e atropela o também fodão Frank Martin. Vamos as justificativas; Simples! O cara é envenenado, faz de tudo para se manter vivo, inclusive comer sua namorada gostosa no meio da rua, mesmo fodido corre atrás dos bandidos que ferraram com ele e ao final, cai de um avião com o principal responsável por seu dia fodido. Mas, cair de um avião não foi suficiente para acabar com ele, pois o dia mais louco da sua vida continuou, quando outros bandidos inventaram de tirar seu coração, e colocar no lugar um artificial, o que gera mais correria para recuperar o seu órgão, fazendo mais porra-louquices para sobreviver, como levar um puta choque e até comer uma idosa, que há décadas não sabia na prática o quer sapeca ia-ia. Apesar do nome esquisito, o personagem é disparado o mais fodão do fodão Statham, levando uma considerável vantagem sobre os demais. Longa vida a Chev Chelios!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário