domingo, 23 de outubro de 2016

TOP 10: QUEM SÃO ELES?

Na minha última postagem, onde listei nomes que deveriam ter marcado presença na franquia Os Mercenários, ao comentar um deles, citei alguns astros de ação classes B e C, para uma possível versão classe C da fodástica trilogia encabeçada por Stallone. Para minha surpresa - não pelo fato em si, mas, por saber que alunos meus visitam o nosso blog -, alguns vieram me perguntar quem era os caras que citei, e até um deles me perguntou se eu estava brincando e tinha criado aqueles nomes. O tempo realmente é cruel, e já são mais de vinte anos que iríamos nas saudosas locadoras de VHS e dávamos de cara com capinhas destacando o nome desses caras, que hoje andam sumidões. E mesmo que não figurassem entre os astros fodões do gênero de ação, esses caras pegavam carona na fase de ouro que o gênero vinha tendo desde da segunda metade dos anos 1980, e ao menos aqui no Brasil as fitas com suas produções não paravam nas locadoras. Prestando um serviço para a nova geração e, principalmente, uma homenagem a esses atuais ilustres desconhecidos, nesta postagem os listaremos, falando rapidamente quem é quem, e ainda citando alguns dos seus filmes mais relevantes (o que não quer dizer que sejam realmente bons) para que a galera da nova geração possa conhecê-los, seja na INTERNET, baixando-os ou no meio da coleção de fitinhas VHS do seu pai ou tio. A ordem aqui não é de um ator ser melhor do que o outro ou de ter feito mais sucesso, mas, da ordem em que são lembrados. Antes que o tempo passe de novo e daqui a pouco tenha gente nos perguntando que é, por exemplo, Scott Adkins ou Steve Austin, vamos a nossa lista.

10. Jeff Wincott - Leis Marciais, Leis Marciais 2, Missão de Justiça, Reencontro Mortal.
      Jeff Speakman - A Arma Perfeita, Justiceiro da Noite. 


Iniciamos nossa lista com um empate entre dois xarás (na época ainda existia outro, Jeff Fahey, mas que não vingou como astro de ação). O canadense Wincott, praticante de Taekwondo, só tinha dois filmes no currículo (acredito que em papel secundário, bem pequenino, sendo um em 1980 e outro apenas seis anos depois, ambos filmes que não assistir), quando foi um dos astros marciais a pegar carona no estouro de Van Damme, quando estrelou em 1991 o filme de ação C Leis Marciais, ao lado de Cynthia Rothrock (Quem????? Calma! Chega já a vez dela) A partir de então, seu nome sempre aparecia em fitinhas classe C. Para minha surpresa, seu último filme foi Incontrolável, último trabalho do saudoso mestre Tony Scott, estrelado por Denzel Washington e Chris Pine. Deve ter sido uma micro participação, pois, realmente eu não lembro dele no filme. Vou rever o filme atentamente.


Outro a pegar carona no estouro de Van Damme, o estadunidense Jeff Speakman é faixa preta em Kenpo Karatê e Karatê Goju-Ryu, estreou como ator em 1988, num filme que acredito que também deve ter feito um papel pequeno, e para minha surpresa, esteve no elenco do clássico do baixinho belga Leão Branco - O Lutador Sem Lei (outro filme que vou rever atentamente para encontrar Speakman). Mas, seu lançamento em astro de filmes de ação foi em A Arma Perfeita, divertido filmes de ação B da Warner, que já tinha emplacado Steven Seagal. Ao contrário do atual chupeta de baleia, Speakman não vingou como ator e seu último filme foi em 2004. Hoje, o cara roda o mundo dando aulas das duas artes marciais que é fera.

    Daniel Bernhardt - O Grande Dragão Branco 2, O Grande Dragão Branco 3, O Grande Dragão Branco 4, G-2 - O Guardião do Universo.


Nosso último empate da lista é entre dois astros que não somente tentaram pegar carona no estouro do baixinho belga, mas, estrelaram continuações de filmes que originalmente foram estrelados por ele. Conhecido por seus papéis em seriados televisivos, o estadunidense Sasha Mitchell é faixa preta em Taekwondo e também luta Muay Thai, requisitos que, provavelmente, o levaram a ser convidado para a missão impossível de substituir Jean-Claude em três das quatro desnecessárias continuações do clássico das artes marciais, vivendo um irmão inexistente na trama original. Mitchell mandou bem, com destaque ao terceiro filme, rodado no Rio de Janeiro, contando com atores brasileiros no elenco. Mas, parou por aí, e acabou caindo no esquecimento. Segundo a Wikipédia, seu último trabalho foi em 2004, e tomou chá de sumiço, pois, não encontrei nenhuma informação que porra ele anda fazendo na vida. 


Você pode não acreditar, mas o clássico O Grande Dragão Branco teve três desnecessárias continuações, todas estreladas pelo mais ilustre desconhecido desta lista, o suíço Daniel Berhardt. Especialista em artes marcias, além de substituir o baixinho belga em filminhos esquecíveis e que pouca gente viu, o cara estrelou o esquecível seriado que não vingou baseado no game Mortal Kombat, que chegou a ser exibido por aqui no SBT. Posteriormente, foi o Agente Johnson (Um dos agentes caladões parceiros do mítico Agente Smith) em Matrix Reloaded, o vilão de Resgate de Risco, filminho esquecível estrelado por Chuck Norris, e reencontrou Keanu Reeves em De Volta ao JogoContinua na ativa numa participação quase como figurante, aqui e ali, mas, nada memorável. Que pé-frio!

8. Billy Banks - O Rei dos Kickboxers, Showdown - A Hora de Vencer, Garras de Águia, TC 2000.


Ter sido sete vezes campeão mundial de Karatê e possui faixa de sétimo grau de Tae Kwon Do não foram suficientes para que o estadunidense Billy Banks estourasse como astro de ação. Seu papel mais memorável é o vilão no clássico da época O Rei dos Kickboxers. Por aqui, também é lembrado (ou não) por ter sido o treinador do mocinho de Showdown - A Hora de Vencer, que era presença frequente nos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde. Fez rápidas minúsculas aparições em Leão Branco e O Último Boy Scout, que vale a pena ser conferida pela curiosidade. Outro pé-frio da nossa lista ator de um personagem só, e também que tomou chá de sumiço do meio artístico, e no caso dele, ainda nos anos 1990, nos deixando sem informações que fim levou e o que anda fazendo.

7. Don "The Dragon" Wilson - Ringue de Fogo, Ringue de Fogo 2, A Vingança de um Kickboxer 4, Busca de SangueO Jogo Final.


No meio de tanto branquelos tentando pegar carona no estouro de Van Damme, chamava atenção as capinhas dos filmes estrelados pelo estadunidense com cara de oriental Don "The Dragon" Wilson, a maioria dizendo que ele campeão de kickboxer ou trazendo um breve currículo de suas façanhas nos ringues reais. Realmente, ele lutava bem, e era carismático como ator. Mas, nada disso foi suficiente para que tivesse voos mais altos, não passando de ser um astro de ação classe C. Continua no batente, mas, totalmente esquecido. 

6. Lorenzo Lamas - C.I.A. 2 - Missão Alexia, Kickboxer - A Grande Disputa, Caçador de Kickboxer, O Gladiador Imortal, A Noite do Gladiador Imortal, O Vingador da Noite.


Para ser sincero, nunca gostei de Lorenzo Lamas, mas, não poderia ficar de fora da nossa lista, já que, além dos seus filminhos chegarem aos montes nas locadoras, a Globo os exibia no Intercine e no Corujão. Um dos mais veteranos de carreira artística a pegar carona no sucesso de Van Damme, Lamas é filho do ator argentino Fernando Lamas, e estava no batente desde dos anos 1970, quando no início dos anos 1990, começou a estrelar filmes de ação classe C. É lembrado também por aqui por ter estrelado o seriado que não vingou Renegado. Continua no batente, trafegando por diversos gêneros, ainda no milésimo décimo nono escalão hollwoodiano, e recentemente participou do terceiro filme da atual franquia trash cultuada Skarnado.

5. David Bradley - American Ninja 3, O Grande Kickboxer Americano - A Aniquilação dos Ninjas (American Ninja 4 - A Aniquilação), American Ninja 5 - O Pequeno Ninja, American Samurai, American Samurai II - Guerreiros de Sangue, Cyborg Cop - A Guerra do Narcotráfico, Cyborg Cop II, Justiça à Bala.


Não confunda com o veterano ator britânico homônimo que viveu o zelador Argus Flich na franquia Harry Potter. Aqui estamos falando do cara que teve o abacaxi nas mãos para descascar de ser o novo American Ninja, algo que não somente tirou de letra, mas, lhe deu moral para estrelar mais três continuações, como também suas próprias duas franquias e alguns outros filmes de ação B bem legais. Pena que teve uma curtíssima carreira, de apenas oito anos, o que particularmente me deixa preocupado e curioso com as faltas de informações sobre ele. Uma das maiores injustiças foi a carreira dele não ter vingado já que de todos que pegaram carona no estouro do baixinho belga, Bradley tinha tudo para alcançar voos mais altos. Mesmo curtinha, sua carreira foi suficiente para presentear os gênero de ação, com alguns bons filmes classe B. Vale a pena descobrir seus filmes.



Uma fera das artes marciais que dava gosto de bem nas telonas, principalmente, por ter tido a sorte de ser bem coreografado na maioria dos seus trabalhos, Avedon já estava no batente alguns tempos, com alguns trabalhos pequenos na telinha. Mas, foi no clássico da época O Rei dos Kickboxers que ele se tornou mais conhecido, a ponto de alguns o considerarem um novo Van Damme. E Os Irmãos Kickboxers, terceiro filme da franquia Retroceder Nunca... Render-se Jamais!, o segundo estrelado por Avedon, confirmou isso. Mas, foi só fogo de palha mesmo e logo caiu no esquecimento. Depois de um hiato de dez anos, voltou no ano passado, mas, continua esquecido. Outro que tinha tudo para alcançar voos mais alto mas não conseguiu decolar. Uma pena, pois o carisma e talento marcial o gabaritavam ao estrelato.

3. Cynthia Rothrock - China O'Brien - A Herdeira do Dragão, China O'Brien 2, Honra e Glória, Código de Honra, Código de Honra 2 - Controle Hostil, Lady Dragon - Duelo Decisivo, O Desafio FinalKickboxer - Segurança Mortal, Leis Marciais, Leis Marciais 2, Retroceder Nunca... Render-se Jamais! 2.


Representante feminina não somente nesta lista, mas na lista de astros de ação de todos os tempos, Cynthia Rothrock é a personificação do trecho inicial da brega e tosca música do tremendão Erasmo Carlos, "Dizem que a mulher é um sexo frágil, mas que mentira absurda!". A moça arrebentava nas sequências de ação muito bem coreografadas, deixando muito marmanjão comendo poeira diante do seu talento, presença marcante em vários filmes de ação classe B, seja estrelando ou com uma participação menor, onde geralmente roubava a cena. Na época eu a chamava de "Van Damme de saias", apelido injusto e machista, pois, Rothrock vai além disso com carisma próprio, e estava no batente muito antes do baixinho belga estourar. Continua atuando, sem a mesma intensidade e visibilidade, e recentemente estrelou uma versão calcinha classe B de Os Mercenários. Com certeza, uma presença obrigatória não somente neste filme, mas, em algum filme da trilogia original. Quem sabe se o quarto filme realmente sair do papel, Stallone lembre dele e de Michelle Yeoh para integrarem a equipe? Carisma e competência para isso as duas têm de sobra. Fiquemos na torcida.



O rosto mais conhecido da nossa lista, principalmente pelas suas participações nas telinhas, onde foi visto recentemente em Agentes da S.H.I.E.L.D., Dacascos sempre mesclou trabalhos nas telinhas e nas telonas desde da segunda metade dos anos 1980, incluindo até estrelar adaptação para as telonas, do game Double Dragon. Mas, foi ao ser escalado para viver o vilão de American Samurai e, principalmente, para substituir o substituto de Jean-Claude Van Damme na franquia Kickboxer, que o carismático ator e excelente lutador teve uma rapidíssima carreira como astro de ação B. Não alçou voos maiores, mas, continua na ativa, sempre roubando cena com seus personagens, geralmente vilões. Uma sacanagem da porra da vida com esse cara que tem tudo para ser um astro de ação de primeira grandeza.

1. Michael Dudikoff - American Ninja (Guerreiro Americano), Força Vingadora (A Vingança de 1 Predador), Soldier Boyz, De Carona Para o Inferno, Platoon Leader.  



Responsável indiretamente pelo surgimento desta postagem, afinal, foi justamente ao citá-lo como um dos que fizeram falta na trilogia Os Mercenários, que comentei alguns nomes que estão nesta lista. Fica com o nosso primeiro lugar, pois, ainda é lembrado por muitos por ser o American Ninja. E se ele teve uma carreira como astro de ação B, se deve muito a ser escalado para o primeiro filme da franquia, mesmo não sabendo lutar porra nenhuma, sendo um dos astros de ação da saudosa produtora classe C, Cannon, ao lado de ninguém menos que Chuck Norris e Charles Bronson. Com a falência da Cannon, ainda manteve a carreira até 2004, estrelando alguns produções classe C, mas, sem o mesmo brilho. Retornou recentemente em 2013, mas, em produções que ninguém por aqui sabe que existe.

BÔNUS: ETERNO COADJUVANTE

Matthias Hues - O Grande Anjo Negro, Caçador de Kickboxer, Kickboxer 2 - A Vingança do Dragão, Garras de Águia, TC 2000, Retroceder Nunca... Render-se Jamais 2.


Se alguns nomes nessa lista você deve ter ouvido falar, duvido que saiba quem é Matthias Hues. O alemão grandalhão fez sua estreia em Retroceder Nunca... Render-se Jamais 2, e deu as caras em um monte de filmes de ação classe C no começo dos anos 1990, como coadjuvante de outros ilustres desconhecidos, geralmente como vilão. Seu filme de maior sucesso foi O Grande Anjo Negro, aquele clássico de filme de ação B, estrelado por Dolph Lundgren, onde viveu um traficante extraterrestre. Para ser sincero não lembro de ter assistido um filme com o grandalhão brucutu como protagonista, mas, impossível falar de filmes de ação classe C dos anos 1990, sem falar de Matthias Hues. Por isso mesmo que encerramos a nossa lista destacando esse ilustre desconhecido.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário