sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TOP 10: MELHORES MOMENTOS DA TRILOGIA OS MERCENÁRIOS.


Na última segunda, a Rede Globo exibiu em Tela Quente Os Mercenários 3, último da fodástica franquia, onde o rei de filmes de ação, Sylvester Stallone, nos presenteou reunindo a maioria dos astros de filmes de ação de todos os tempos, formando um verdadeiro dream time formado por ninguém menos que Antonio Banderas, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Chuck Norris, Dolph Lundgren, Harrison Ford, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Jet Li, Mickey Rouke, Scott Adkins e Steve Austin, além de dar um empurrãozinho para Terry Crews, Randy Couture, Ronda Roussey e seus coleguinhas novatos do último filme decolassem como astros do gênero, algo que sabemos que até agora nenhum vingaram (Apesar de ser o mais bem sucedido dos citados, o figuraça Crews ainda brilha mais na comédia). E esse timaço poderia ainda ser maior se Stallone tivesse convidado Jack Nicholson (o veterano ator tinha interesse em participar da franquia, algo que Stallone só ficou sabendo posteriormente e se arrepende pra caralho por isso) e se Steven Seagal, Jackie Chan e Clint Eastwood não tivessem negado os convites feitos. Enfim, aproveitando a oportunidade, resolvi rever os rascunhos de duas listas sobre a franquia que tinha começado a elaborar na época do lançamento do filme exibido na TV aberta na última segunda-feira. A primeira é essa aqui com os momentos mais marcantes da fodástica trilogia, que já deixou saudades, principalmente, por ter encerrado de forma frustrante. Tão frenético quanto os filmes da trilogia vamos a nossa lista.

10. Barney Ross e Dan Paine saindo na porrada em Os Mercenários.


A cena escolhida para abrir a nossa lista não é nem pelos personagens em questão, afinal, o tal Dan Paine é só um mero guarda-costas brucutu do vilão James Monroe, interpretado por Eric Roberts, que praticamente entra mudo e sai calado, fazendo cara de mal. Só que quem dá vida a Paine é ninguém menos que o ex-lutador de wresting profissional e astro de ação B da atualidade, Steve Austin, que é presenteado no filme com um embate com ninguém menos que o rei dos filmes de ação, Sylvester Stallone. O embate entre os brucutus peso-pesado é fodástico, com ambos usando e abusando da porradaria. No filme, fica a sensação de empate, já que a luta é interrompida pelo impagável porra-louca Hale Caesar (Terry Crews) e sua arma potente que vai eliminando todo exército inimigo. Na vida real, quem se deu mal foi Stallone que fraturou o pescoço e tem como lembrança do embate uma placa de metal no pescoço. Austin ainda teve outro embate memorável, com o ex-lutador de MMA Randy Couture, que por pouquinho mesmo, ficou fora da nossa lista.


9. Yin Yang saindo na porrada com um exército / Lee Christmas e Hector saindo na porrada em Os Mercenários 2.


Nosso primeiro empate é entre duas sequências de lutas fodásticas. Os filmes da trilogia Os Mercenários sempre têm uma sequência de abertura fodástica e inesquecível. Se no primeiro filme, temos a primeira missão do grupo nas telonas, com direito ao personagem do brucutu Dolph Lundgren surtar e estourar um dos bandidos, no terceiro filme temos o grupo resgatando o figuraça personagem de Wesley Snipes. Mas, a do segundo filme, traz um atrativo a mais: o ícone das artes marciais, Jet Li simplesmente em uma das melhores sequência de luta da sua carreira, muito bem coreografada. Uma pena que após que só vemos o astro chinês só apareça ali, pois, adoraríamos ver o embate entre ele e Jean-Claude Van Damme. Não sabemos se isso aconteceu por baixinho belga ter exigido não participado do astro ou se realmente, a desculpa oficial que Li estava filmando uma produção na China, o que fez toda equipe de Os Mercenários 2 ir rodar a sequência de abertura lá, o fato é que o astro chinês encerra com chave-ouro sua participação na franquia (sua presença em Os Mercenários 3 foi ridícula e patética, totalmente desperdiçando seu talento, por isso que, por mim, não conta). 



Assim como o embate entre Barney Ross e Dan Paine no primeiro filme, o embate entre Lee Christmas e Hector não é memorável nem pelos personagens, já que temos mais um guarda-costas do vilão que só sabemos o nome porque pesquisamos a ficha técnica, mas, pelos astros envolvidos. Aqui temos o encontro de dois astros de filmes de ação da atualidade: o classe A Jason Statham e o classe C Scott Adkins. Mesmo com este nos frustrando postando selfie com seu dublê, vamos ficar com a magia do cinema nos propociona. O fato é que o embate entre os dois astros é simples e consideravelmente rápido, mas eletrizante e fodástico o suficiente para vim parar na nossa lista.


8. Presenças ilustres em Os Mercenários 3.


Stallone cagou feio em Os Mercenários 3 ao desperdiçar um puta elenco estrelar, tornando-o avulso, dando mais atenção a si próprio no meio de um grupinho de jovens ilustres desconhecidos. O próprio já reconheceu que cagou feio. Em compensação, trouxe a franquia um quarteto de astros de peso. É bem verdade que na comparação entre as respectivas comparações, Antonio Banderas se sai melhor que os colesgas estrelares novatos na franquia, por simplesmente, ter ganho um personagem figuraça que rouba a cena, Mel Gibson foi eficiente como vilão, apesar do embate final entre seu personagem e Barney Ross deixou a desejar, Wesley Snipes brilhando na sequência de abertura, se auto-parodiando, e o mítico Harrison Ford desperdiçadíssimo ao extremo, mas, como sempre competente. Mas, é fato que a presença dos quarteto estrelar é o que salvar o filme de um total desastre.

7. Gunner Jensen / Jean Villain em Os Mercenários 2.



E falando em presenças ilustres, temos aqui um embate entre a participação de dois astros do gênero de ação no segundo filme da franquia. Colegas no fodástico Soldado Universal e em duas horríveis desnecessárias continuações, o brucutu sueco Dolph Lundgren assume o lugar do tampinha belga no primeiro Os Mercenários, quando ele recusou o convite por pura frescura (leia-se: não quis perder para Jet Li numa sequência de luta). Acabou praticamente repetindo sua melhor atuação, com um personagem tão psicótico como Andrew Scott. Se deu tão bem que no segundo filme, ganhou de Stallone uma homenagem, com seu personagem praticamente auto-parodiando sua trajetória fora das telonas. Simplesmente hilário. Quem também foi presenteado, só que com a segunda chance de um convite, foi Van Damme que não somente topou, mas roubou a cena como o vilão mais inesquecível da trilogia, superando ninguém menos que Mel Gibson. Os dois não trocam uma palavra em cena, muito menos saem na porrada, mas, estão juntinhos aqui empatados.

6. Lee Christmas dando um surra em namorado mala da sua ex e seu coleguinhas de basquete em Os MercenáriosLee Christimas distribuindo porrada dentro de uma igreja em Os Mercenários 2


Indiscutivelmente, Jason Statham é o maior astro de ação da atualidade, junto com Vin Diesel e Dwayne Johnson, e dos três pouca-telhas, descaradamente foi escolhido pelo rei dos filmes de ação, Sylvester Stallone, para passar o cetro real. Prova disso é que na trilogia Os Mercenários, principalmente os dois primeiros filmes, divide o protagonismo com o eterno Rambo e Rocky Balboa. Entre tanta sequências de ação fodásticas que o carequinha inglês protagonizou na trilogia, destaque para as duas que empatam aqui, que exploram a porradaria e o sarcasmo que se tornaram sua marca registrada.



5. Tiroteio no aeroporto em Os Mercenários 2.


Uma imagem que vale mais do que mil palavras. Quem foi moleque como eu na saudosa metade dos anos 1980 sonhava em ver esse trio de astros em ação como na imagem acima. Na época, sabíamos que era praticamente impossível, mas, eis que em pleno século XXI, onde estamos todos marmanjões somos presenteados com a realização do nosso sonho muito além do que sonhavámos. Afinal, além da tríade realeza dos filmes de ação, temos também junto com eles, o lendário Chuck Norris, todos para caçarem ninguém menos que Jean-Claude Van Damme. Nem o mais esperançoso de nós tinha sequer pensado que o sonho seria realizado desta maneira.


4. Yin Yang e Gunner Jensen saindo na porrada em Os Mercenários.


Não basta apenas reunir um timaço de astros de ação ícones, mas tem que colocá-los para sair na porrada. Assim como Scott Adkins, Dolph Lundgren tira um pouco da nossa ilusão ao postar foto com o seu dublê. Mas, nem isso tira o impacto de vê-lo em cena saindo na porrada com ninguém menos que Jet Li, numa das sequências de lutas mais bem coreografadas da história do cinema, onde é explorado o talento individual dos dois. Yin e Gunner se estranharam já na sequência de abertura, o que nos deixou empolgado e ansiosos para a via de fato entre eles. E quando os dois colidem num rápido, mas memorável embate épico, as nossas expectativas são superadas e a empolgação toma conta. 


3. Acerto de contas de Barney Ross com Jean Villain em Os Mercenários 2.



Admito que o embate entre Li e Lundgren é melhor coreografado e merecia até está nesta posição. Mas, passa longe do impacto do duelo histórico entre Stallone e Van Damme, simplesmente, dois ícones dos filmes de ação. Acima de Barney Ross e Jean Villain, temos um duelo entre Rocky Balboa e Frank Dux, dois lutadores lendários da sétima arte. Tudo bem que, pela idade dos dois, sabemos que parte da luta foi realizada com dublês (Van Damme é outro estraga ilusão postando fotos com dublês), mas, nem isso tira-nos a emoção de ver essas duas feras frente a frente saindo na porrada. Assisto infinitas vezes e continuo me empolgando e me emocionando como se fosse a primeira vez. Bronze, mas com sabor de ouro. 


Nem tudo é ilusão. Imagem dos bastidores mostram os dois ícones 
também colocaram a mão na massa.

2. Negociação na igreja em Os Mercenários


No meio de tanto embates históricos fodásticos, sequências de lutas bem coreografadas e sequências de ação surreais, curiosamente, a nossa prata vai para uma sequência rápida que só rola blá, blá, blá. Mas, não é um blá, blá, blá qualquer, mas, simplesmente do encontro histórico nas telonas dos três maiores astros dos filmes de ação de todos os tempos. Claramente se divertindo e tirando onda um com o outro, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis nos divertem e emocionam numa sequência simples, mas com diálogo afiado, satírico. É bem verdade que no filme seguinte os três até atuaram muito mais juntos e Stallone e Arnold voltaram a se encontrar mais duas vezes, uma delas estrelando um filme juntos, Rota de Fuga. Mas, nem mesmo este consegue tirar o impacto desse bate-papo descontraído que marcou o primeiro encontro nas telonas.


1. Booker salvando o dia em Os Mercenários 2.


Nosso primeiríssimo lugar não poderia ser tão merecido, afinal, trata-se de uma inesquecível e divertidíssima sequência que até a crítica elogiou. No meio de um tiroteio onde o fodástico grupo estava prestes a partir desta para uma melhor, eis que surge o lendário lobo solitário Booker e quem vai para a terra do pé-junto é um exército inteiro. O lendário Chuck Norris entrando ao som da clássica trilha do clássico do faroeste Três Homens em Conflito é uma das sequências mais memoráveis da história do cinema,   Claramente se divertindo, o eterno Braddock e atual fenômeno da grande rouba a cena, deita e rola, e tira onda. E como bônus, ainda ao final da sequência, temos um rápido bate-papo amigável simplesmente entre Rambo e Braddock (ou alguém, fora eu, não reparou isso?), algo que nem mesmo o mais otimista do fã sonharia. Simplesmente inesquecível. 


Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário