sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRILOGIA EXPLOSIVA.

Filmes.
Trilogia explosiva.

Impossível não falar em Jason Statham sem comentar a trilogia Carga Explosiva, responsável pelo estouro do carequinha inglês como astro de filmes de ação. Produzida por Luc Besson, Statham interpreta o figuraça Frank Martin, um cara que é uma fera no volante, qualidade que o faz sempre requisitado principalmente pela bandidagem para cruzar a Europa transportando as mais diversas cargas impossíveis de enviar pelo correio. De quebra, o cara é bom de briga e sempre mete porrada na bandidagem, principalmente, quando inventam de quebra uma das regras contratuais estipuladas por ele.

No filme de estreia, Carga Explosiva, de 2002, dirigido duplamente pelo coreográfo de lutas Cory Yuen (responsável entre outras produções pelo clássico das artes marciais, Retroceder Nunca... Render-se Jamais!) e por Louis Leterrer (que depois viria a dirigir o ótimo O Incrível Hulk), o transportador Frank Martin inicia sua saga com tudo, dirigindo na fuga de uns assaltantes malas, que acabaram de meter bronca num banco em Nise, na França. Seu próximo serviço é transportar uma misteriosa carga para um tosco traficante. Seria um serviço mole e rotineiro se a tal carga não fosse a estonteante e sensual Lai (interpretada pela lindíssima atriz Qi Shu). Martin até resiste à tentação e entrega a encomenda, mas, a bandidagem inventa de armar para cima dele, explodindo seu brinquedinho e instrumento de trabalho. Puto da vida, Frank arrebenta com os caras, pega de reembolso um carro, descobrindo que a moça veio como veio como acessório imprevisível. A partir daí, o cara luta com todas as forças para salvar a moça e sua própria pele, algo que, aliás, o fodástico transportador tira de letra. Com um ótimo roteiro e um ritmo alucinante o filme tem sequências de ação empolgantes e mirabolantes, que somadas com as ótimas atuações, principalmente de Statham, Shu e François Berléand (único junto com Statham marcando presença nos três filmes, como o figuraça inspertor Tarconi), Carga Explosiva é um filmaço de ação de primeira qualidade. Divertido e empolgante, um filmaço para ser visto e revisto. Nota 9,8.


Com uma estreia excepcional, uma continuação era inevitável, e em 2005, Frank Martin volta com tudo em mais sequências mirabolantes e loucas sequências de ação. Em Carga Explosiva 2, Frank está afastado de sua vida de transportador ilegal, trabalhando nos Estados Unidos como comportado motorista familiar. Mas, a tranquilidade dura pouco, já que um grupo de toscos bandidos inventam de sequestrar justamente o pirralho da família, obrigando o carinha a mais uma vez distribuir porrada para tudo que é lado. Como já comentei este filmaço em outra ocasião (http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/05/estreia-tv-aberta-tambem-e-maior.html), limito-me apenas a dizer que Carga Explosiva 2 é um filmaço tão bom quanto o primeiro. Em síntese, outro filmaço de ação imperdível. Nota 9,5.


Com dois filmaços de primeiro, a franquia encerra (ao menos por enquanto), em 2008 com Carga Explosiva 3. A trama volta a ser ambientada na Europa, com Frank curtindo sua merecida aposentadoria, gastando o seu tempo em programas lights, como pescar com o seu amigo Tarconi. Tudo ia na mais perfeita tranquilidade até que o transportador que ficou no seu lugar, invade sua casa com carro e tudo, trazendo na bagagem Valentina (Natalya Rudakova), filha de um chefe de Estado, que está sendo chatageado a fazer vistas grossas, deixando a bandidagem a derramar lixo tóxico no mar. Martin é obrigado pela bandidagem a ficar no lugar do falecido transportador, e ainda por cima, ainda é forçado a usar, junto com a moça, um pulseira que pode mandá-los pelo ar em pedacinhos, caso se afastem do carro ou da rota. Evidente que o cara vira o jogo ao seu favor e vai com tudo para cima da bandidagem. Apesar de manter o mesmo pique dos filmes anteriores e assemelha-se ao primeiro filme, Carga Explosiva 3 segue a costumeira regra do terceiro filme ser o mais fraco da franquia. Mas, engana-se que pensa que seja um filme ruim. Muito pelo contrário, já que estamos falando de outro filmaço de ação, com  excelentes sequências de ação e uma química perfeita entre Statham e Rudakova. Um filme que faz jus aos anteriores. Nota 8,0.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário