sábado, 15 de outubro de 2016

TOP 10: AOS MESTRES, COM CARINHO.

Hoje é o dia do professor, a profissão que sem ela, não seria possível existir as demais. Se na vida real, a profissão não é valorizada, nas telonas estamos muito bem representados, de tal maneira que dava para fazer no mínimo um Top 20. E haja queimada de neurônios para fazer esta lista dos professores mais inesquecíveis da sétima arte. Nem mesmo excluindo personagens que são da profissão, mas, não lembramos deles assim (Indiana Jones, Robert Langdon), nem treinadores de esportistas (deu dó tirar da lista o Sr. Miyagi da franquia Karate Kid, que ficaria com o nosso bronze, e Mickey dos três primeiros Rocky), que em breve ganhará uma lista própria, foi suficiente para enxugar a nossa lista e chegar a uma conclusão sem evitar empates. Apesar de não terem aparecidos nas telonas, ilustram a nossa lista, os dois mais inesquecíveis professores da ficção: o nosso Professor Raimundo, imortalizado pelo saudoso Chico Anysio, que agora é interpretado pelo seu filho, Bruno Mazzeo, e o mexicano figuraça Professor Girafales, interpretado pelo saudoso Rubén Aguirre, que se não é o único mestre que pega mãe de aluno, provavelmente, é o único que fuma charuto em sala de aula. Antes que a hora do intervalo termine, vamos ao nosso Top 10.

10. Freddy Shoop (Mark Harmon) em Curso de Verão


Começo a nossa lista já polemizando, afinal, se você não viveu os bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde deve tá se perguntando quem é esse Freddy Shoop? É um figuraça sem noção, professor de educação física, que sobrou para ele a aplicação de um curso de verão para os péssimos, mas figuraças e aloprados alunos de uma high school. O filme é engraçado e divertido, mesmo assim, lamentavelmente, anda desaparecido não somente da Globo mas de todas as emissoras abertas e por assinaturas do nosso país. Se hoje tento ser um professor loucão, lecionar de forma mais dinâmica, devo um pouco a esse personagem interpretado por Mark Harmon, portanto, presença obrigatória em nossa lista.

9. Louis Stevens (Mark Dacascos) em Esporte Sangrento e Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer) em Mentes Perigosas



Nosso primeiro empate é entre dois ex-militares que encararam batalhas na educação, em escolas barras-pesadas, só mudando as armas. Enquanto que  durona Louanne Johnson usou a literatura, o boa praça Louis Stevens usou a nossa capoeira para modificar as vidas de alunos pobres e rebeldes, que tinham tudo para cair na criminalidade. Com toda honra e mérito, ambos marcam presença em nossa lista.

8. Julius Kelp (Jerry Lewis) e Sherman Kulp (Eddie Murphy) em O Professor Aloprado (original e refilmagem, respectivamente).


Não sei se chega a ser realmente um empate, pois, na essência é apenas um personagem, visto e interpretado de duas maneiras diferentes. Mas, enfim, dúvida filosófica e existencial deixada de lado, o fato é que tanto Julius Kelp como Sherman Kulp são presenças obrigatórias em todas as listas dos professores mais inesquecíveis da sétima arte. Curiosamente, os figuras professores não modificaram a vida dos alunos, como seus colegas aqui da lista, mas, as próprias, quando inventaram uma fórmula e se transformaram no seu alter-ego Buddy Love. 

7.  Justin McLeord (Mel Gibson) em O Homem Sem Face.


Acredito que seja outra escolha polêmica da minha lista, principalmente por levar uma pequena vantagem em cima dos inesquecíveis professores aloprados. No debute como diretor nesse sensível drama, Mel Gibson interpreta um professor com parte do rosto desfigurado que sai do seu isolamento para ajudar um garoto a ingressar numa escola militar e de quebra surge uma grande amizade. Abrir mão dos problemas pessoais para ajudar o próximo não é isso que a maioria de nós professores fazemos? Por isso mesmo que, com todo mérito, marca presença em nossa lista.

6. Katherine Watson (Julia Roberts) em O Sorriso de Mona Lisa e Erin Gruwell (Hillary Swank) em Escritores da Liberdade



Nosso último empate é entre duas professoras interpretadas por duas grandes atrizes. Na versão calcinha de Sociedade dos Poetas Mortos, Julia Roberts é uma professora de uma tradicional escola para mulheres que tem que encarar uma turma de meninas dondocas, interpretadas por talentosas futuras estrelas, bancando a Simone de Beauvoir, tentando conscientizá-las de reverter a situação que a sociedade impõe. Se a personagem de Julia Roberts é presença obrigatória é presença marcante em toda lista de professores inesquecíveis das telonas, o mesmo não podemos dizer da professora real, vivida por Hillary Swank. Provavelmente, aqui é que está a polêmica da nossa lista. Mas, Erin Gruwell não poderia ficar de fora, já que é uma professora que conseguiu mudar a vida dos seus alunos, conseguindo a proeza de despertar neles o gosto pela escrita. Quem é professor como eu, sabe que essa é uma missão quase impossível, mas, que a tanto a professora real como a sua versão para as telonas conseguiram realizar. 

5. Grant Taylor (Alex Kendrick) em Desafiando Gigantes.


Polêmica elevada a enésima potência na nossa lista, e não somente pela presença mas pela posição que ocupa em nossa lista, deixando para trás colegas de profissão muito mais célebres. Mas, com toda sinceridade, logo quando pensei em fazer este Top 10, um dos primeiros a vim em minha mente foi o personagem central deste filme gospel. Como diz meu amigo Rafael Lessa, o treinador Grant Taylor parece que pisou em rastro de corno. Desacreditado por todo mundo que quer sua cabeça, sua mulher não consegue engravidar, tem um carro e uma casa fodidos, até que, começa a ler a Bíblia, fazer orações e... Shazam! Tudo começa a mudar e ele se torna um dos maiores professores incentivadores fodões da sétima arte, que leva seus alunos à vitória. A sequência onde ele motiva um dos alunos com um colega nas costas a tenta andar pelo campo, quando não acredita que irá conseguir, é uma das mais emocionantes e marcantes sequências motivacionais da sétima arte. Indiscutivelmente, Grant Taylor tem todo mérito para marcar presença em nossa lista. 

4. Dewey Finn (Jack Black) em Escola de Rock.


Outra presença obrigatória de todas as listas de professores inesquecíveis das telonas e que, obviamente, não poderia ficar de fora da nossa. Realmente, impossível falar de professores das telonas, e não lembrar do mais inesquecível personagem de Jack Black, o figuraça roqueiro que na pindaíba, inventa de assumir um trampo como professor substituto, despertando o lado artístico musical da turminha de pirralhos que ensina. Pode não ter formação como professor, mas, tem o suficiente para marcar presença em nossa lista.

3. Jaime Escalante (Edward James Olmos)  em O Preço do Desafio.


Um personagem que, se você não viveu os bons tempos da Sessão da Tarde ou não cursou pedagogia ou alguma disciplina da área de didática, deve está se perguntando espantosamente: quem?  O mais inesquecível personagem do ator Edward James Olmos (visto recentemente em Agents of S.H.I.E.L.D como Robert Gonzales, um dos chefões remanescentes da organização), é baseado na história real de um professor de matemática latino que encarou uma turma problemática e conseguir reverter a vida dos seus alunos. Só fica com o nosso bronze porque deu azar de ser da mesma profissão de dois personagens ícones da sétima arte. 

2. Mark Thackeary (Sidney Poltier) em Ao Mestre, Com Carinho.


Sem medo de errar ou exagerar, mas, essa lista só foi possível graças a existência deste clássico sessentista. Até o hoje, o professor Mark Thackeary não somente inspira os seus alunos, mas, também os filmes que trazem a temática "professor que faz a diferença e transforma a vida dos alunos rebeldes e sem perspectivas". Acredito que todos os personagens dramáticos e seus respectivos filmes desta lista são inspirados e copiados cagados e cuspidos do mestre interpretado de forma magistral por Sidney Poltier. Indiscutivelmente, é o professor mais marcante de toda sétima arte e figura no topo da maioria da lista. Só fica com a nossa prata apenas porque a memória afetiva do blogueiro falou mais alto.

1. John Keating (Robin Williams) em Sociedade dos Poetas Mortos.


Volto a dizer: sem sombra de dúvida, Mark Thackeary é o professor mais inesquecível e icônico da sétima arte que, com certeza, também serviu de inspiração para o nosso primeiríssimo colocado. Mesmo assim, quando o assunto é professores nas telonas, o primeiro que me vem em mente é o fodástico professor vivido pelo saudoso Robin Williams, no inesquecível clássico oitentista. Se hoje muita gente sai por aí falando a expressão latina carpe diem se deve ao professor John Keating que promoveu uma verdadeira revolução na seríssima e caretona instituição masculina para alunos Mauricinhos e a vida deles. Thackeary que me desculpa, mas, na nossa lista, que fica no topo é o também ícone professor John Keating. 

BÔNUS: MENÇÕES HONROSAS.

Sr. Miyagi (Pat Morita) na tetralogia Karate Kid.


Como falei na introdução, cortou o coração em tirar o Sr. Miyagi da nossa lista apenas pelo critério de não ter ensinado no ambiente escolar. O mítico personagem vivido pelo saudoso Pat Morita é um exemplo de como um professor deve ser: passando seus conhecimentos de forma simples, porém, criativa, preparar o aluno não somente para um desafio esportivo, mas, para a vida. Pode ter ficado fora da lista pelo critério utilizado, mas, não das nossas memórias e dos nossos corações, por isso mesmo, recebe a nossa menção honrosa.

Mickey Goldmill (Burgess Meredith) nos três primeiros filmes da franquia Rocky.


Também fiquei inconformado quando tive que tirar o treinador e um dos melhores amigos do ícone Rocky Balboa da nossa lista. Afinal, o ex-boxeador Mickey foi um excelente treinador que não somente lapidou o diamante brutíssimo Rocky Balboa e o transformou no maior campeão de boxe da sétima arte, mas, foi praticamente um pai do brucutu descerebrado. Outro que preparou não somente para os desafios esportivos, mas, para a vida, que merece ser lembrado na nossa lista.

John Kimble (Arnold Schwarzenegger) em Um Tira no Jardim de Infância


Ok! A nossa lista é dos professores inesquecíveis e John Kimble é um policial disfarçado de professor. Mas, convenhamos que mesmo não tendo a formação pedagógica, o brucutu encarou uma turma de pirralhos fofos e figuraças do jardim, quase surtou no começo, mas, nos fins das contas se saiu melhor que muito professores de carreira. Por isso mesmo, merece pelo menos a nossa menção honrosa.

Rick Pinheiro.
Professor e cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário