sexta-feira, 10 de maio de 2013

THE VOICE: A ARMA MAIS LETAL DO RAMBO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Rhinestone - Um Brilho na Noite (Rhinestone).
Produção estadunidense de 1984.

Direção: Bob Clark. 

Elenco: Sylvester Stallone, Dolly Parton, Ron Leibman, Richard Farnsworth, Tim Thomerson, Steve Peck, Penny Santon, Russell Buchanan, Ritch Brinkley,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Telecine) e em home vídeo (VHS).

Conceito

Nota9,0.  

Sinopse: A cantora country Jake Farris (Parton) que alçar vôos mais altos em sua carreira e para isso tem que se livrar do empresário mala Freddie Ugo (Leibman), que além de querer renovar contrato com a moça, está seco para dar uns pegas nela. Jake e Freddie fazem uma aposta, onde a moça terá que transformar alguém num cantor country. Eis que surge Nick Martinelli (Stallone), um motorista de táxi sem noção e nenhum jeito para a música. 

Comentários: Mais supreendente que Chuck Norris participar de filme gospel sem dúvida é o eterno Rocky Balboa e Rambo soltar a voz numa comédia musical. Pouquíssima gente sabe, mas, isso aconteceu em 1984, neste filme que, além de ter sido um total fiasco de bilheteria, passou pouquíssima vezes na TV por aqui, sempre as madrugadas. Ainda para ferrar de vez, o filme figura na lista dos 100 piores filmes de todos os tempos. Pela sinopse acima, a ideia de colocar o monte de músculos para cantar mal pra caralho ao lado da monte de peitos, percebe-se claramente o porquê do filme ser tão pouquíssimo visto e muitísismo malhado por quem viu. 

Se falta gente para assistir, sobra muitos dos poucos que viram para malhar o filme. Até Stallone já declarou que se arrependeu de ter feito o filme que fechou o biênio 1983/1984, que marcou a primeira das várias tentativas em sua carreira de tentar provar que não é bom somente no gênero de ação (além de Rhinestone, um ano antes, Stallone havia dirigido John Travolta no desnecessário Os Embalos de Sábado Continuam, outro fiasco de  bilheteria). Para ele, foi um pisada de bola imperdoável, afinal, optando por Rhinestone, ele negou protagonizar os fodásticos clássicos oitentista Tudo por uma Esmeralda e Um Tira da Pesada. Com certeza, Michael Douglas e Eddie Murphy, respectivamente, protagonistas destas produções, agradecem até hoje ao brucutu,. E sejamos realistas, também nós, cinéfilos do mundo inteiro, agradecemos a mancada de Stallone. Pelo menos se recuperou em alto estilo no biênio posterior, ao voltar para a porrada e  atuar simplesmente nos clássicos fodásticos Rocky IV, Rambo II - A Missão, Stallone Cobra e Falcão - O Campeão dos Campeões.

Com mais contra do que prós, você deve está pensando que errei drasticamente na cotação e nota dadas ao filme. Pode me chamar de louco sem noção, mas, de fato eu não errei. Mesmo com todos os defeitos citados acima, gosto muito do filme, que para mim é muito engraçado e divertido. Mérito não do seu roteiro, muito menos pela sua trilha horrível, e pior ainda por Stallone, que está paga um dos maiores micos da sua carreira, fazendo papel de idiota e como isso não bastasse, ainda soltando a voz já que, vale ressaltar, que o brucutu canta mal pra caralho. Por mais tosco que o filme seja, não consigo achá-lo ruim e ainda por cima, até acho um dos melhores trabalho do astro fora do gênero da ação, dando pisa em várias outras escolhas equivocadas do brucutu como os horríveis Missão Perigosa e Shade - Nos Bastidores do Jogo.  Acredito que seria ainda pior e prejudicial para a sua carreita e também para a história da sétima arte, se tivesse optado por Tudo por Esmeralda e Um Tira da Pesada, ambos impossíveis de serem imaginados sem seus carismáticos protagonistas.

Evidente que não tenho a mesma empolgação que tinha na pré-adolescência quando assistir o filme pela primeira na Sessão de Gala (nos tempos que era exibida após o Supercine), a ponto de rever infinitas vezes no mesmo mês que gravei em VHS, uma delas fazendo uma prima que odeia Stallone assistir o filme (acho que por isso, não nos falamos até hoje. rssss...). Reconheço que meu ídolo de infância e adolescência está ridículo e patético no filme, fazendo papel de idiota, e, ressalto de novo, cantando mal pra caralho, pagando um dos maiores micos da sua carreira. Mesmo assim,  para mim, o resultado final é um filme muito divertido e engraçado que merece ser descoberto.  Como gosto não se discute, quando conseguir encontrá-lo, assista-o e tire suas próprias conclusões. Se postar os seus comentários aqui no nosso blog, agradeço de coração.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


 
Stallone soltando a voz.
Assista por sua conta e risco.

 
Stallone em dueto com a peituda Dolly Parton.
Na trama do filme, a cena acima o brucutu já havia aprendido a cantar.
Mas, você consegue notar alguma diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário