segunda-feira, 13 de maio de 2013

CABEÇA DE MERDA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Breakdown - Implacável Perseguição (Breakdown).
Produção estadunidense de 1997.

Direção: Jonathan Mostow. 

Elenco: Kurt Russell, J.T Walsh,  Kathleen Quinlan, M.C. Gainey, Jack Noseworthy, Rex Linn, Ritch Brinkley, Moira Harris, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (TNT) e aberta (SBT e Globo).

Conceito

Nota8,0.  

Sinopse: O casal Jeff (Russell) e Amy Taylor (Quinlan) viaja tranquilarmente rumo a uma nova vida em sua caminhonete de luxo que ele está quebrando a cabeça como vai pagar as prestações. No meio do caminho, o carro pifa e eles acabam aceitando a ajuda de um caminhoneiro (Walsh), que se propõe a levá-los num restaurante mais próximo para ligar para o guincho. Não querendo deixar a merda do carro no meio da estrada, Jeff resolve ficar mas aceita que Amy pegue a carona com o misterioso bom samaritano. Depois de meia-hora de espera, do nada, Jeff percebe que o problema do carro é apenas uns fios soltos e cai na estrada. Ao chegar ao restaurante, descobre que a mulher nem deu as caras por lá e sai em busca. Quando encontra o caminhoneiro, o cara jura que nunca viu Jeff na vida, quanto mais a mulher dele. Desesperado. Jeff investiga e acaba  descobrindo na merda que ele e a patroa se meteram.

Comentários: Exibido no começo da madrugada de hoje no Domingo Maior, esse filme me lembrou vagarmente o filminho B De Carona para o Inferno, com o eterno American Ninja Michael Dudikoff encarando o eterno Luke Skywalker Mark Hamill, que também pintava na sessão dominical da Rede Globo nos seus bons tempos. Enredos completamente diferentes, em comum, ambos são road movie de suspense, com roteiros rasos mas que prendem a nossa atenção. Em Breakdown, uma produção visivelmente mais cara que o trashão da saudosa Cannon, o personagem do sempre competente Kurt Russell chega a irritar por ser tão tapado, fazendo uma merda atrás da outra, fazendo jus ao apelido Cabeça de Merda dado pela bandidagem na versão dublada. E para completar, a dublagem brasileira só deixa o cara e outros personagens ainda mais irritantes ("o problema é a parafuseta da rebiboca", dita pela esposa do persoangem de Russell é a coisa mais tosca, sem graça e absurda de se acreditar de ser fiel ao original, escutada numa dublagem nacional). 

Mas, mesmo com um personagem central tão burro e um roteiro tão raso, Breakdown supreende e prende a nossa atenção, graças principalmente  a direção competente de Mostow, estreando com tudo na função (posteriormente, viria a dirigir as super-produções U-571 - A Batalha do Atlântico, O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas e Substitutos), que com maestria supera as deficiências do seu próprio roteiro e nos presenteia com um eletrizante e envolvente road movie, bem acima da média. Vale a pena conferir, de preferência, no idioma original. Não foge da irritação das merdas feitas pela topeira do Jeff, mas, pelo menos poupa seus ouvidos de ouvir a parafuseta da rebiboca da Amy dublada. 


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário