segunda-feira, 27 de maio de 2013

DO TERRIR (IN) VOLUNTÁRIO AO TERROR GROTESCO.

Era uma vez dois amigos de infância que com pouquíssima grana, mas com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão resolveram fazer um filme. Não sei até que ponto a dupla Sam Raimi (diretor) e Bruce Campbell (ator) foram influenciados pelo nosso saudoso Glauber Rocha, mas, o resultado é que com todas as claríssimas limitações orçamentárias em 1981 A Morte do Demônio estrou nas telonas, ganhando elogios rasgadíssimos da crítica e do público, uma legião fãs do gênero do terror, duas continuações mais bem caprichadas (rumores apontam que Sam Raimi está começando a se organizar para o quarto filme) e um remake que, inclusive, é o ponta-pé inicial de uma nova franquia (o segundo já está em fase de produção). Aproveitando o lançamento deste remake que aproveito para comentar nesta postagem a trilogia original e o novo filme. Na mesma rapidez que os capetinhas dos filmes atacam, vamos aos nossos comentários.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Evil Dead: A Morte do Demônio OU Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (Evil Dead).
Produção estadunidense de 1981.

Direção: Sam Raimi.

Elenco: Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Richard DeManincor, Betsy Baker, Theresa Tilly, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Youtube) em 11 de maio de 2013.

Cotação

Nota: 5,0.  

SinopseCinco jovens desocupados, sem nenhum motivo aparente, vão passar um fim de semana numa cabana caindo aos pedaços, no meio de uma floresta esquisitíssima e horrível. Na cabana, encontram o Livro dos Mortos e um gravador onde um pesquisador ler alguns trechos do tal livro encadernado em pele humana e escrito em sangue. Quando os jovens escutam a fita, justamente no trecho que o pesquisador ler o tal trecho, não sabe que demônios são despertados e passam a tocar o terror neles.

Comentários: Particularmente, não assistir na infância este clássico oitentista, verdadeiro percursor do subgênero terrir, porque todos os meninos aqui da rua que assistiram no finado e saudoso VHS, não dormiram por noites assustados com esta merda de filme. Sim, caro internauta, mesemo sendo um clássico e tendo uma legião, o fato é que A Morte do Demônio original tem um roteiro fraco  com vários furos e incoerências, piorado com um certo amadorismo de Sam Raimi. Mas, ao mesmo tempo mandando muito bem com sua inegável criatividade em diblar a falta de grana, principalmente com o movimento da câmera na época inovador, nas sequências de ataque do capeta. Somado a canastrice do elenco, o resultado final é um filminho com todo jeitão de amador, que de tão ruim, acaba sendo bom pois arranca boas gargalhadas pelas tranqueiras exageradamente sanguinolentas apresentadas. 


Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2).
Produção estadunidense de 1987.

Direção: Sam Raimi.

Elenco: Bruce Campbell, Sarah Berry, Danny Hicks, Kassie DePaiva, Lou Hancock, Denise Bixley,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e online (Youtube) em 11 de maio de 2013.

Cotação

Nota6,5.  

Sinopse: Ash (Campbell) e sua namorada Linda (Bixley) sem nenhum motivo aparente viajam até uma cabana no meio de um floresta. Lá, encontram o  Livro dos Mortos e um gravador onde um pesquisador ler alguns trechos do tal livro encadernado em pele humana e escrito em sangue. Ao escutarem a gravação, os pombinhos despertam os capetinhas que vão infernizar a vida deles, e da filha do pesquisador, que junto com um amigo e um casal local vão à cabana.

Comentários: Com enorme sucesso que o trashão fez, continuação seria algo inevitável. E ela veio, de forma bastante melhorada, graças a intevenção do mestre do suspense Stephen King, que convenceu o produtor Dino DeLaurentis a investir no jovem talentoso Sam Raimi. O resultado é praticamente um remake infinitamente melhorado do primeiro filme (apesar de Raimi negar e dizer se tratar de uma continuação), com ótimo roteiro e sequências divertidíssimas. Assumidamente terrir, subgênero que na época estava em alta, Uma Noite Alucinante é disparado o melhor filme da franquia original. Curiosamente, com o enorme sucesso que o filme fez por aqui, o primeiro foi relançado com o título Uma Noite Alucinante 1 e, posteriormente, recebeu o título Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio. Por consequência, posteriormente Uma Noite Alucinante teve um 2 acrescido ao seu título. 


Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness).
Produção estadunidense de 1992.

Direção: Sam Raimi.

Elenco: Bruce Campbell, Embeth Davidtz, Marcus Gilbert, Ian Abercrombie, Richard Grove, Bridget Fonda, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e online (site Filmes Online Grátis HD) em 11 de maio de 2013.

Cotação

Nota4,5.  

Sinopse: Começando justamente onde o filme anterior terminou, após passar poucas e boas com os capetinhas, ao lado da namorada Linda (Fonda) e outros dois casais, Ash vai parar na Idade Média, justamente no meio de uma guerra entre dois reinos, sendo preso por ser acusado de participar do exército rendido. Após refeito o mal entendido, Ash é considerado pelos locais com uma espécie de salvador da pátria profetizado, tendo que encarar novas e velhas conhecidas criaturas infernais.

Comentários: Último filme, até agora, da franquia original, Uma Noite Alucinante 3 conta com o roteiro e a produção mais bem caprichados de toda trilogia original. Apesar disso, o filme tem um ritmo bem abaixo do seu antecessor frenético, a ponto de chegar a ser chatinho e entediante em alguns momentos. De um terror muito mal feito, passando por um remake melhorado, neste terceiro filme a franquia muda para um tom muito mais de aventura do que terror. Só consegue ser melhor que o primeiro pelo roteiro e produção muito mais caprichada. Fora isso, é uma decepção total, bem ao estilo da regra terceiro filme de uma franquia ser o mais fraco. Curiosamente, tem uma micro-participação de Bridget Fonda, no começo do filme, substituindo a ilustre desconhecida Denise Bixley no papel de Linda, namorada de Ash.


A Morte do Demônio (Evil Dead).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: Fede Alvarez.

Elenco: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas, Elizabeth Blackmore, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 01 do Complexo Kinoplex Maceió em 22 de maio de 2013.

Cotação

Nota7,5.  

SinopseMia (Levy) é um jovem dependente química se esforçando para sair do vício. Para ajudá-la, seus amigos e irmão a levam a uma cabana da família. Tudo ia bem até que os jovens descobrem no porão um monte de animais mortos usados em algum ritual macabro e o misterioso livro dos mortos. Um dos jovens, Eric (Pucci) resolve abrir o livro e ler justamente o trecho que despertar os capetas. Despertados, os capetas vão meter terror nos jovens, ferrando-os um por um.

Comentários: Exceção a regra dos remakes, o novo A Morte do Demônio é consideravelmente melhor que o original  e suas continuações em todos os sentidos. A começar por um bom roteiro que respeita o original e ainda dar mais coerência ao enredo tão incoerente, mas, sem deixar de acrescentar algo novo a trama. Evidentemente que a produção é muito bem caprichada, exagerando bastante nos sangue, vísceras, etc., bem ao estilo da franquia Jogos Mortais. Evidente que o diretor Alvarez tem que ralar muito para chegar perto da genialidade criativa de Rami, afinal, pegou o roteiro prontinho da mente do talentoso diretor e fez apenas dar uma roupagem nova. Mas, é inegável que, pelo menos na minha opinião, o novo filme consegue o que mestre Sam Raimi não conseguiu no filme original, ou seja, dar alguns sustos, principalmente graças a trilha que se não é das melhores, pelo menos está na hora certa e em alguns momento nos faz pular da cadeira de susto. Quem curte terror grotesco repleto de seboseira, vai ficar alucinado (ops! Desculpe pelo tosco trocadilho. Rsss...) com o filme.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário