quarta-feira, 1 de maio de 2013

RECORDAR É REVER: AO MESTRE, COM CARINHO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

Ao Mestre, Com Carinho (To Sir, with Love).
Produção britânica de 1967.

Direção: James Clavell.

Elenco: Sidney Poitier, Christian Roberts, Judy Geeson, Suzy Kendall, Lulu, Faith Brook, Geoffrey Bayldon, Edward Burnham, Gareth Robinson, Fiona Duncan, Patricia Routledge, Adrienne Posta, Ann Bell, Christopher Chitell, Rita Webb, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Youtube).

Conceito

Nota8,0

Sinopse: Após ficar desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Poitier) resolver dar aulas. E de cara, Mark enfrenta uma turma de desordeiros, doidinha para ferrar com ele. Um desafio e tanto que Mark encara, e aos poucos vai conquistando os deliquentes, mesmo com a direção e alguns professores sendo contrários ao método de Mark. Quando, finalmente, ele os ganha, recebe um convite para voltar a exercer a antiga profissão

Comentários: Hoje, dia do trabalhador, resolvi comentar um clássico filme relacionado com a profissão que, ao meu ver, é fundamental para as demais. E não falo isso puxando a sardinha para o meu lado, mas, porque para se profissionalizar seja qual for a área, precisamos dos professores. Pena que em nosso país, seja uma classe tão desvalorizada e desestimulante. Ao Mestre, Com Carinho, é um clássico que reflete perfeitamente não somente os costumes e ideais da época em que foi realizado, como também todos os desafios e conquistas do processo educacional. Tanto que o filme é estudado nos cursos superiores de pedagogia e psicologia até os dias de hoje. 

Percursor da atualmente batida história de um professor encarando um desafio de uma turma de desajustados e acaba mudando a  vida de cada um deles, Ao Mestre, Com Carinho é baseado na autobiografia homônima de E. R. Braithwaite,  tem um ótimo roteiro escrito por Clavell que conduz com maestria. Estrelado por Sidney Poitier, o filme fez um inesperado sucesso mundo a fora, assim como sua tosca música-tema, interpretada por Lulu (nome artístico feio da porra! Desculpa, não me contive. rsss..) entrou no hit parade e é tocada até os dias de hoje. Em suma, um clássico filme que, mesmo retratando uma época, não envelheceu (apesar das músicas, danças, penteados e outros costumes serem toscos para os padrões de hoje), pois os citados desafios e conquistas do processo educacional continuam atuais.

Ao Mestre, Com Carinho fez e faz escola até hoje, tanto que a fórmula do enredo é bastante imitada, e somente em raríssimas exceções, como é o caso de Sociedade dos Poetas Mortos, o clássico é superado. Curiosamente,   ganhou uma continuação bastante tardia em 1996 num telefilme que conta com a presença de Poitier, Judy Geeson e Lulu (as duas numa minúscula participação no começo do filme, com a última soltando a voz na tosca música do filme original), voltando aos seus respectivos personagens, onde Mark após trinta anos lecionando, finalmente, se aposenta e vai morar em Chicago, nos Estados Unidos, mas, acaba encarando mais um desafio de colocar na linha outros alunos deliquentes de uma escola local.  Evidente que após tanto tempo, e infinitas imitações, de percursor Mark Thackeray acabou caindo no lugar comum de um roteiro clichê bastante batido, resultando num filminho legalzinho, nada mais que isso.

Ao Mestre, Com Carinho  Parte 2 (To Sir, with Love II).
Produção estadunidense de 1996.

Direção: Peter Bogdanovich.

Elenco: Sidney Poitier, Judy Geeson, Lulu, Christian Payton, Dana  Eskelson, Fernando López, Casey Lluberes, Michael Gilio, L. Z. Granderson, Bernadette L. Clarke, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Youtube).

Conceito

Nota5,0.  

Sinopse e comentários no parágrafo acima. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 

 
Clássico filme completo, pena que na versão dublada.

 
Continuação tardia do clássico, hora dublada, hora no idioma original.

6 comentários:

  1. Eu nem lembrava que Ao Mestre com carinho teve sequência, o 1º é bom, não lembro de ter visto 2º. Uma sugestão no estilo é "Escritores da Liberdade"´, se não viu, é um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  2. Ei Rick muita boa a sua postagem mas , queria lhe perguntar se voce tambem não conhece outro blog tipo dedicado a filmes de ação dos anos 80 e 90 ?

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Maykon! Ao Mestre, com Carinho teve uma denecessária e descartável continuação bem tardia, que você pode conferi na postagem acima, na versão dublada.

    Quanto a Escritores da Liberdade, eu assisti uma vez numa semana pedagógica numa das escolas que eu trabalhava. Achei um bom filme. Em breve, vou revê-lo e comentâ-lo aqui.

    Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bart!

    Além do nosso blog onde sempre estamos comentando filmes deste saudoso período, o que não falta é blog que comente filmes desta época e até mais antigos. No momento, lembro de dois que, hora ou outra, esotu visitando. São eles.

    Action Club: Especializado em filmes de ação de todos as épocas: http://wwwactionclub-actionclub.blogspot.com.br/

    Tem também o Filmes para doido, onde também são comentados vários filmes do gênero e da época: http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/.

    Espero ter ajudado!

    Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Ei rik não sei se voce aceita sugestões desse tipo , mais eu acompanho varios blogs e eles gostam de sugestões tipo essas intao ai vai uma para o seu blog , por exemplo nos bem sabes q os astros de açao sylvester stallone , arnold schwarzenegger , bruce willis , van damme steven seagal , dolph lundgren e etc... ja estão velhos não é , intao voce poderia fazer uma homenagem com pelomenos o 3 melhores filmes de cada 1 ou algo do tipo na mesma postagem e tambem na mesma postagem botar qual novo astro de agora poderia substituir cada uma dessas lendas !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jhofrei!

    Sugestão aceita. Vale lembrar que já comentei aqui no blog, os melhores filmes da maioria. Alguns como Van Damme e Seagal, por ter uma filmografia um pouco menor que o do trio parada dura Stallone, Schwarzenegger e Willis (esse então, no mínimo lança meia-dúzia de filmes todos os anos), ganharam postagens especiais com retrospectivas de suas carreiras. Veja no nosso índice de filmes (clique no ícone do Indice Numérico, logo em cima do ícone da América Vídeo) e veja os filmes que já comentamos aqui. :D
    Em todo caso, os links das postagens especiais sobre Van Damme e Seagal.

    Van Damme: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2011/10/os-melhores-filmes-de-van-damme.html

    Seagal: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2012/12/o-melhor-de-steven-seagal.html

    Agradeço pela sugestão! Esteja sempre visitando o nosso blog.

    ResponderExcluir