sábado, 4 de maio de 2013

SERÁ SÓ IMAGINAÇÃO?

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Somos Tão  Jovens.
Produção brasileira de 2011.

Direção: Antônio Carlos da Fontoura. 

Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres, Bianca Comparato, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Olívia Torres, Nicolah Villa-Lobos, Henrique Pires entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 02 do Complexo Kinoplex Maceió em 04 de maio de 2013.

Conceito

Nota7,5.  
Sinopse: Cinebiografia que traz a trajetória de Renato Russo (Mendonça), ídolo pop dos anos 80, cantor e compositor, líder da Legião Urbana. A trama se passa entre o final dos anos 70 e começo dos anos 80, quando Renato descobre sua paixão pela música, junto com alguns amigos formam a banda de punk rock Aborto Elétrico e, após a saída da banda e um tempo em carreira solo, forma com outros amigos a Legião Urbana.

Comentários: Fazer cinebiografia é sem sombra dúvida pisar em ovos carregando um garrafão de água de vinte litros. Afinal, sempre se corre o risco de cair nas armadilhas da tal  liberdade poética, seja enaltecendo exageradamente a figura do cinebiografado, como na maioria dos casos, principalmente, nas produções nacionais, ou expôr as falhas humanas da figura pública retratada a ponto de torná-lo antipático. Ainda bem Somos Tão Jovens não cai em nenhuma dessas armadilhas já que conta com um roteiro leve, divertido, com muito bom humor, que de forma respeitosa e sem pieguice, mas, sem nenhum aprofundamento, narrando o começo de carreira de Renato Russo (27/03/60 - 11/10/96), que se coincide com o ponta-pé inicial do apogeu das bandas de rock nacionais oitentistas, em especial, as originárias de Brasília.  


Além de um bom roteiro, o filme ganha mais força com um elenco competente, em especial Thiago Mendonça, na melhor atuação de sua carreira,  incorporando magistralmente Russo, de forma realista, sem recorrer a caricatura grotesca a exemplo de seu colega surpreendendo como seu colega de elenco Edu Moraes numa composição patética e ridícula como Hebert Vianna. Curiosamente, o elenco conta com a participação do jovem Nicolau Villa-Lobos, interpretando  no piloto automático seu pai, Dado, guitarrista da Legião.


Nostálgico, divertidíssimo e emocionante sem cair na pieguice, Somos Tão Jovens é uma boa cinebiografia que mesmo que abordando superficialmente a vida e obra de Renato Russo, merece ser conferida. Uma singela homenagem ao poeta do rock, que no final do mês será relambrado mais uma vez nas telonas, com o lançamento de Faroeste Caboclo, aguardadíssima adaptação da canção homônima composta e interpretada por Russo, um dos grandes sucessos da Legião Urbana. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


 
Outro poster do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário