quarta-feira, 22 de maio de 2013

FIDELIDADE À REALIDADE: UMA CAUSA QUASE IMPOSSÍVEL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Santa Rita de Cássia (Rita da Cascia).
Produção italiana-anglo-alemã de 2004.

Direção: Giorgi Capitani. 

Elenco: Vittoria Belvedere, Martin Crewes, Adriano Pappalardo, Dietrich Hollinderbaumer,Sandro Giordano, Sydne Rome, Giorgia Bongianni, Mirco Petrini, Sebastiano Colla, Lina Sastri,  entre outros.

Blogueiro assistiu online (Youtube) em 22 de maio de 2013.

Cotação

Nota7,5

Sinopse: Baseado na história real de uma das santas mais populares, conhecida como a das causas impossíveis, o filme narra a vida de Rita (Belvedere) desde o casamento na juventude, seus esforços em converter o marido violento, passando por momentos trágicos em sua vida familiar, seu ingresso no convento e seu exemplo de vida religiosa, de total entrega a vontade de Deus.

Comentários: Hoje estou completando três aninhos de vida de blogueiro. Foi numa tarde como a de hoje, que me aventurei no mundo virtual e comecei a expor minhas ideias e opiniões sobre diversos assuntos, até chegar esse formato de ter dois blogs, reunindo os assuntos que mais gosto de comentar. Minha primeira postagem foi justamente falando um pouco sobre Santa Rita de Cássia, cujo o seu dia é comemorado hoje. Portanto, nada mais justo do que postar meus comentários sobre este filme, o mais conhecido e recente produzido sobre sua história de vida (particularmente, até o momento, desconheço de outro filme produzido sobre ela). Evidente que como toda cinebiografia, seja ela história de santo, figuras históricas ou anônimos que fizeram à diferença, os roteiristas não abrem mão da tal liberdade poética e quanto mais distante dos nossos dias está o cinebiografado mais fica na dúvida até que ponto o que é real e o que é imaginário. É o caso deste filme que tem um roteiro que abusa da liberdade poética a ponto de distorcer um pouco os fatos que sabemos sobre a santa. 

A falta de aprofundamento, os fatos acontecendo rapidamente e os visíveis e péssimos cortes nos deixa transparecer que o filme na verdade trata-se de uma minissérie que foi lançada em home vídeo por aqui retalhadíssima. As interpretações exageradas do elenco, beirando a canastrice mexicana, torna o filme um pouco abaixo da média dos filmes de temáticas religiosas, principalmente os produzidos na Itália. Fora esses pontos negativos, Santa Rita de Cássia é um bom filme religioso, com uma produção muito bem caprichada, que se não é um retrato fiel da vida da santa das causas impossíveis, pelo menos mantem o essencial. No meio de tanto filmes que derramam contra-valores filmes como este, mesmo deixando muito à desejar na fidelidade, merecem ser conferidos. Valeu a intenção!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Filme está disponível em DVD em dose dupla:
pela Paulus Vídeo (foto que ilustra a ficha técnica)
e pela Versátil (esta foto).

 
Filme completo, na versão original em italiano, legendado.

2 comentários:

  1. Rick, como você gosta de filmes de santas hein!!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de filmes com conteúdos religiosos, não especificamente apenas de santas. :D

    ResponderExcluir