segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FALANDO EM GERE E THRILLEY ELETRIZANTE...

Filmes.
Falando em Gere e thirlley eletrizante...

Em 1997, Richard Gere estrelou um thirlley, repleto de ação e suspense ainda mais eletrizante que Justiça Vermelha. Trata-se do excepcional O Chacal, onde ele divide o estrelato com o astro Bruce Wills e o excepcional ator Sidney Poitier, numa trama envolvente, repleta de reviravoltas. O FBI descobre que o famoso terrorista de rosto desconhecido, Chacal (Wills, provavelmente na melhor atuação de sua carreira)  é contratado para detornar com um importante político norte-americano. Junto com agentes russos, tentam descobrir quem é este cara, especialista em disfarces e que não deixa rastro. O único que conhece  a sua face é Declan Mulqueen (Gere, convicente), ex-membro do IRA, que cumpre prisão perpétua. Depois de um acordo, Mulqueen é solto e junto com o agente americano Carter Preston (Poitier, perfeito, mesmo num personagem um pouco inferior ao seu inegável talento) e a russa Valentina Koslova (Diane Venora, excepcional), correm contra o tempo para evitar mais um ataque fatal do perigossísmo Chacal.

O filme tem um roteiro excepcional que só é valorizado com as ótimas sequências muito bem realizadas pelo diretor Michael Caton-Jones, que deu um toque de mestre a incluir músicas eletrônicas na trilha. São essas cenas muito bem realizadas que nos fazem esquecer algumas cenas de péssimo gosto e até constrangedoras, como a do personagem de Wills fletando outro homem ou o fuzilamento do personagem mala, interpretado pelo mais mala ainda Jack Black (quem não gosta do ator, assim como eu, até que irá se divertir com a citada cena. rssss...). 

As atuações estão acima da média, com destaque para Wills, num personagem diferente do convencional da sua extensa filmografia e dos excepcionais atores Poitier e Venora, que simplesmente roubam a cena. Até Gere, costumeiro canastrão, pega o embalo e convence, numa típica atuação contida, que não prejudica o resultado final.

Com um ritmo frenético de videoclipe e um roteiro que dosa perfeitamente ação e suspense, O Chacal é um filmaço que, infelizmente, anda esquecido pelos programadores das emissoras do nosso país. Um thrilley eletrizante, de tirar o fôlego que está entre os melhores já produzidos. Outro clássico moderno para ser visto e revisto inúmeras vezes.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário