domingo, 13 de dezembro de 2020

RECORDAR É REVER: UMA CILADA PARA ROGER RABBIT.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit).
Produção estadunidense de 1988.

Direção: Robert Zemeckis.

Elenco: Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Charles Fleischer (voz), Stubby Kaye, Joanna Cassidy, Alan Tilvern, Richard Le Parmentier, Lou Hirsch (voz), Betsy Brantley, Kathllen Turner (voz - não creditada), entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cinema São Luiz - Maceió, em home vídeo (VHS), na TV aberta (Globo) e no streaming (Disney Plus).

Sinopse
: Adaptação do livro escrito por Gary K.Wolf. Em 1947, o detetive Eddie Valiant (Hoskins), que detesta personagens animados, precisa ajudar justamente um, o astro das animações Roger Rabbit (Fleischer), único suspeito de ter assassinado o empresário milionário Marvim Acme (Kaye). A dupla inusitada luta contra o tempo para decifrar o crime, tendo que fugir do implacável Juiz Doom (Lloyd) e seus capangas.

Comentários
: Depois de anos, finalmente revi este clássico oitentista inesquecível, um filme revolucionário e grande marco da história do cinema, não apenas por ter avançado na técnica de unir live-action e animações, a ponto de até hoje nos encantar e nos impactar, como também por trazer o maior crossover de personagens da história da sétima arte, inclusive, unindo ícones das animações da Disney e da Warner, esta só permitindo se seus personagens tivessem o mesmo tempo de tela que os da rival, o que acabou rendendo divertidas parcerias históricas do Pato Donald e Patolino, Mickey e Pernalonga. Isso só ocorreu graças aos esforços do mestre Steven Spielberg, o Midas dos blockbusters da época e produtor do filme, que se virou nos trinta e conseguiu acordo trazendo quase todos os clássicos personagens da época, alguns inclusive, que foram criados anos depois que a trama se passa, mas, algo imperdoável, pelo grande encontro. E que seria ainda maior, já que Spielberg conseguiu tardiamente a liberação do Tom & Jerry, Popeye, Luluzinha, Gasparzinho e os personagens do estúdio Terrytoons.

Mirando a princípio o público adulto, o filme que marca também mais um grande acerto da parceria de Spielberg e o diretor de De Volta para o Futuro, acaba sendo uma daquelas obras que conseguem a proeza de agradar tanto os marmanjos como também a criançada. Temos aqui um ótimo filme que conta com um bom roteiro, que traz uma trama envolvente e cativante, que nos encante e diverte bastante. Enfim, simplesmente um excelente filme, insuperável até hoje, portanto, para ser visto e revisto infinitas vezes. 
Cotação / Nota: 9,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Christopher Lloyd em mais uma bem sucedida parceria com Zemeckis.
Ao contrário do icônico Doc Brown, aqui ele toca o terror como o  vilão.

Nem Marvel, nem Arrowverso
O maior crossover histórico continua sendo dos icônicos personagens
animados de vários estúdios em Uma Cilada para Roger Rabbit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário