quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

RECORDAR É REVER: PAPAI NOEL EXISTE (1984 E 1991).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Papai Noel Existe (The Night they Saved Christmas).
Produção estadunidense de 1984.

Direção: Jackie Cooper.

Elenco: Jaclyn Smith, Art Carney, Paul Le Mat, Mason Adams, June Lockhart, Paul Williams, Scott Grimes, Laura Jacoby, R.J. Williams, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e on-line (YouTube).

Sinopse
: Uma indústria petrolífera começa a realizar uma série de explosões no Polo Norte a fim de encontrar petróleo, o que acaba ameaçando o lar do Papai Noel (Carney). Para evitar o pior, o bom velhinho envia um duende (Adams) para convidar o engenheiro chefe (Le Mat) para uma visita ao local, mas, quem acaba indo é sua esposa (Smith) e os  seus filhos (Grimes, Jacoby e Williams), que acabam descobrindo que Papai Noel realmente existe.

Papai Noel Existe! (Yes Virginia, There is a Santa Claus).
Produção estadunidense e canadense de 1991.

Direção: Charles Jarrott.

Elenco: Richard Thomas, Edward Asner, Charles Bronson, Massimo Bonetti, Tamsin Kelsey, Colleen Winton, John Novak, Katharine Isobel, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 24 de dezembro de 2020.

Sinopse
: Inspirado num famoso artigo de jornal de 1897. Filha mais velha de um humilde casal de imigrantes irlandeses (Thomas e Kelsey), Virginia O'Hanlon (Isobel) escrve uma carta ao editor (Asner) do jornal The Sun, que seu pai ler sempre, questionando sobre a existência do Papai Noel. A tarefa de escrever o editoral respondendo a carta da menina acaba sendo dada a Francis Church (Bronson), veterano jornalista amargurado por uma grande perda familiar, que está estragando sua vida com o alcoolismo.

Comentários
: Quem cresceu na segunda metade dos anos 1980 e primeira dos anos 1990, com certeza deve lembrar do telefilme oitentista Papai Noel Existe, afinal, era presença obrigatória na Sessão da Tarde no mês natalino. Revendo hoje, realmente, tenho que admitir que é um filminho fraco. Porém, é uma tranqueira que nos conquista principalmente pela memória afetiva, que traz uma história até interessante, que infelizmente, é prejudicada pelo fraco roteiro e a execução deste. Mas, feito com carinho (ao menos aparentemente), acaba convencendo que é melhor do que realmente é, sendo um filme natalino boboca mas bacaninha, feito sob medida para toda família.. Cotação / Nota: 6,0.

Pesquisando para rever o clássico oitentista, acabei descobrindo outro telefilme que por aqui tem o mesmo título, e que traz a presença curiosa do saudoso Charles Bronson. Em comum com o clássico da Sessão da Tarde além do o título homônimo é  o fato do drama de época ser um filminho bem intencionado, com uma premissa interessante, estragada pelo fraco roteiro. Acaba também sendo melhor do que o esperado, sendo um filme legalzinho, e somado a isso, contar com o saudoso durão Bronson fora do habitual, já motivo suficiente para conferir. 
Cotação / Nota: 5,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Trailer de Papai Noel Existe (1984).

Papai Noel Existe (1984) - Filme completo dublado.

Papai Noel Existe (1991) - Filme completo legendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário