quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

RECORDAR É REVER: O SUBSTITUTO (1996).

  = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

O Substituto (The Substitute).
Produção estadunidense de 1996.

Direção: Robert Mandel.

Elenco: Tom Berenger, Ernie Hudson, Diane Venora, Glenn Plummer, Marc Anthony, Cliff De Young, Sharron Corley, Richard Brooks, Raymond Cruz, Rodney A. Grant, Luis Guzmán, William Forsythe, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (Netflix) .

Sinopse
: Uma dedicada professora de uma escola pública de Miami (Venora) sofre um ataque ordenado por um aluno malvadão (Anthony), líder de uma perigosa gangue. O que ele e seus parças não esperavam é que o namorado da moça é o fodão Jonathan Shale (Berenger), um mercenário líder de um pequeno esquadrão, que após o ataque a love, resolve se disfarçar de professor substituto e assumir o seu lugar, a fim de dar uma boa lição neles.

O Substituto 2 (The Substitute 2: School's Out).
Produção estadunidense de 1998.

Direção: Steven Pearl.

Elenco: Treat Williams, B.D. Wong, Angel David, Michael Michele, Larry Gilliard Jr., Susan May Pratt, Edoard Ballerini, Daryl Edwards, Paul Lazar, Eugene Byrd, Shawn McLean, Guru, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Pluto TV) em 06 de dezembro de 2020.

Sinopse
: Após ter o irmão (Christopher Cousins) brutalmente assassinado, o mercenário fodão Karl Thomasson (Williams) resolve investigar o crime e punir os culpados, Para isso, ele se disfarça de professor substituto numa escola púbica, assumindo a turma a barra pesada que seu irmão lecionava, onde provavelmente os assassinos sejam uns dos alunos.

Comentários
: Tendo grande destaque na década de 1980, onde atuou em produções de sucesso, Tom Berenger teve que reinventar sua carreira, migrando para os filmes de ação B, sendo bem sucedido em O Atirador, que acabou rendendo uma franquia em que até hoje ele marca presença, e neste O Substituto. De cara o filme surpreende por deixar de lado a sala de aula e salvação dos alunos através deles de filmes da época como Um Diretor Contra Todos e focando mais na ação testosterona descerebrada. Além disso, a surpresa fica por conta também que claramente não se leva a sério, aproveitando um roteiro satisfatório que traz uma trama simples, entrega um filme de ação bem divertido, que vale a pena ser conferido. 
Cotação / Nota: 8,0.

O filme acabou rendendo três continuações produzidas para televisão, estreladas por Treat Williams, e que por aqui, sempre marcava presença na extinta sessão Intercine da madrugada da Globo, nem sempre sendo escolhidos, e que sinceramente, não lembro quais assistir. Destes, encontrei disponível por aqui na grande rede apenas a primeira. Copiando a mesma fórmula original, O Substituto 2 é um típico filme de ação B genérico, com roteiro raso que só existe para a trama rolar solta. Não comparando com o original e curtindo filminhos assim, até consegue encara de boa. Cotação / Nota: 5,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário