quarta-feira, 8 de maio de 2019

DO MENOR PARA O MELHOR: TETRALOGIA OS VINGADORES.

Mais do que um filmaço épico fodástico que vem quebrando recordes, arrasando nas bilheterias, Vingadores: Ultimato marca o desfecho da Saga do Infinito, iniciada há onze anos com o primeiro Homem de Ferro. No embalo deste momento histórico único, pretendia listar todos os vinte e dois filmes que compõem o Universo Cinematográfico Marvel, mas, diante da declaração do genial chefão, Kevin Feige, que o encerramento da Fase 3 será como Homem-Aranha: Longe de Casa, resolvi adiar, a fim de incluir na lista o próximo filme do amigo da vizinhança. Para não passar em branco, resolvi revisitar apenas os quatro filmes dos Vingadores, e listá-los da ordem do menor para o melhor. Obviamente, como se trata de opinião pessoal, você pode discordar da ordem estabelecida aqui, portanto, ao invés de me xingar, sugiro que elabore nos comentários sua própria lista. Enfim, antes que mais um recorde seja quebrado pelo novo filme do grupo de super-heróis mais poderosos da Terra, vamos a nossa lista.

4. Vingadores: Era de Ultron.

O segundo filme do grupo fodástico de heróis não é ruim. Muito pelo contrário, inclusive, é um dos melhores do Universo Cinematográfico. Depois do fodástico primeiro filme, Joss Whedon volta a batuta, nos presenteando com um filmaço empolgante e divertio, que introduz no UCM o Visão, a Feiticeira Escarlate e seu irmão, Mércurio, que acabou se despedindo da mesma forma que o seu poder, ou seja, em alta velocidade. Mas, dar o azar do filme anterior e seus os dois sucessores, serem obras-primas espetaculares e épica, o que acaba fazendo dele o mais fraco da tetralogia, mas, sem trilhar seu brilho próprio e ser um ótimo filme. Além de figurar entre os dez melhores do UCM, ainda por cima, traz uma das melhores e mais divertidas aparições do saudoso mestre Stan Lee.

3. Vingadores: Ultimato.

Não me xingue pela colocação que o fenômeno do momento ocupa na nossa lista. Indiscutivelmente, o quarto filme do grupo dos heróis mais poderosos da Terra é uma obra-prima dos blockbusters, que eleva às adaptações dos quadrinhos a um nível épico espetacular inigualável. Fechado todo círculo de onze anos, e ainda dando algumas deixas para o futuro, temos uma filmaço excepcional que mexe com os nossos mais variados sentimentos. Um presentão dado com todo carinho para todos nós, que simplesmente, não apenas é um dos cinco dos melhores filmes do UCM, mas, de todos os tempos.

2. Os Vingadores - The Avengers.

Outro filmaço que figura entre os cinco melhores do UCM e um dos melhores blockbusters de todos os tempos. O debute nas telonas do grupo foi simplesmente de forma espetacular, numa filmaço, inesquecível, que pode ser visto e revisto infinitas vezes, sem deixar de nos empolgar. É bem verdade que Ultimato eleva a nível de espetáculo épico as adaptações dos quadrinhos, mas, mesmo assim, o primeiro filme do grupo, na minha humilde opinião, é ligeiramente melhor.

1. Vingadores: Guerra Infinita.

Para ser sincero, temos um empate técnico entre o quarto, o primeiro e o terceiro filme da tetralogia dos Vingadores. Mas, este leva uma ligeira vantagem acertando onde os dois erraram. Se o quarto filme tem minúsculas e quase impercebíveis derrapadas no roteiro, e o primeiro, mesmo sendo um filmaço divertido, não chega a ser o um espetáculo épico como este, Guerra Infinita acerta em cheio com um roteiro excepcional, sendo um espetáculo épico de grandes proporções, com direito algumas das sequências mais impactantes da história do cinema. Um filmaço fodástico espetacular, como vida própria e inesquecível, e por isso mesmo, na minha humilde opinião, é o melhor filme do grupo dos super-heróis mais poderosos da Terra.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário