domingo, 15 de julho de 2018

TOP 10: PERSONAGENS COM NECESSIDADES ESPECIAIS MAIS FODÕES.

Não é de hoje que o cinema traz personagens com necessidades especiais, inclusive, vários deles estão na galeria dos mais icônicos inesquecíveis da sétima arte, inclusive, alguns rendendo prêmios aos seus intérpretes por suas espetaculares atuações. A maioria destes personagens estão concentrados no gênero do drama, geralmente em cinebiografias, deixando bastante a desejar sua inclusão nos outros gêneros. Destes, o gênero de ação leva uma ligeira vantagem, o que acaba sendo muito legal, já que geralmente trazem personagens fodões, surreais e quase indestrutíveis, e ver um destes portador de alguma necessidade especial é muito legal e eleva a autoestima de quem tenha alguma. Como no caso de um senhor com uma perna amputada, que estava na sessão em que conferir o novo filme de Dwayne Johnson (que interpreta, justamente, um personagem com um das pernas amputadas), que pelo sorriso de satisfação após a exibição, acabou me inspirando a elaborar esta postagem, onde listo dez personagens que, além de superarem suas limitações, encaram puta desafios e detonam, não ficando atrás de Rambo, John McClane, Ethan Hunt, Dominic Toretto, Braddock, entre outros.

10. Yamada (Sho Kosugi) em Ninja III - A Dominação.

A perda de um olho não impede ninguém de realizar o que deseja. Imagina se for um ninja fodão com sangue no olho, disposto a ter um acerto de contas com um ninja malvadão que ferrou com sua família, que após ser fuzilado pela polícia, acabou passando seu espírito para uma gata gostosona da companhia telefônica. Como a regra diz que "só um ninja pode matar outro ninja", não será a perda de um olho que impedirá o fodão Yamada de cumprir a regra e ter sua vingança, nem que para isso, precise tira o encapetado do corpo da moça antes de partir para o confronto direto com o cuzão que inventou de mexer com o ninja errado.

9. Snake/Cobra Plinsken (Kurt Russell) em Fuga de Nova York e Fuga de Los Angeles.

Outro que também perdeu um olho mas não suas habilidades foi o fodão Snake (na dublagem, Cobra) Plinsken. Tanto que quando a porra fica série e o avião do presidente dos Estados Unidos cai numa Nova Iorque que virou um gigantesco presídio ao céu aberto, as autoridades governamentais não medem esforço para tirar Plinsken do xilindró e lhe pedir para se infiltrar num lugar, algo que forçadamente ele faz, enfrentando a bandidagem (incluindo, uma luta com um gigantesco careca, mesmo estando com um perna ferida) e cumprindo direitinho sua missão. Como se não bastasse, anos depois, quando a filha Patricinha minada do presidente se manda para uma Los Angeles também presídio e terra de ninguém, mais uma vez pedem arrego ao caolho mais fodão da sétima arte.

8. Freddy Heflin (Sylvester Stallone) em Cop Land

Se fosse a lista dos caras mais zero à esquerda fodidões da sétima arte, com certeza, Freddy Heflin estaria no topo. Afinal, o cara que sonhava em ser policial, mas, quando jovem foi salvar sua crush (que acabou casando com outro cara) e acabou perdendo parte a audição em um dos ouvidos, teve que se conformar com um emprego mixuruco como xerife numa cidadezinha onde só mora policiais, logo, sem chance da bandidagem passar por perto. Helfin é a baixa-estima em pessoa, descuidado totalmente com sua aparência, vivendo por viver, sem nenhuma expectativa. Mas, nada disso impede que ele chute o pau da barraca, bata de frente com poderosos policiais corruptos. E quando os caras com crueldade tiram a audição do seu outro ouvido, Freddy se emputece de vez, deixando de ser um fodidão para ser tornar um fodão que põe ordem na casa.

7. Matt Muddock /Demolidor (Ben Affleck) em Demolidor - O Homem sem Medo.

Após uma das melhores atuações do brucutu Sylvester Stallone, chegamos a uma das piores de Ben Affleck, na adaptação dos quadrinhos que irritou a maioria dos fãs. Apesar disso, não poderia ficar de fora da nossa lista, afinal, estamos falando do herói ceguinho mais fodástico dos quadrinhos, que se nas telonas não ganhou um filme a sua altura (que não chega a ser totalmente ruim, e até tem seus méritos), ao menos garante presença obrigatória na nossa lista. Matt Muddock pode até ter perdido a visão quando pirralho, mas, isso não impediu de chutar o pau da barraca e lutar contra a bandidagem, comandada pelo Rei do Crime. Recentemente, o herói teve uma grande redenção com um seriado fodástico da Netflix, cuja terceira temporada chega em breve, enquanto que Affleck, praticamente não teve prejuízo em sua carreira, com direito a ganhar Oscar de Melhor Filme e ainda voltar às adaptações dos quadrinhos vivendo o mais cultuado e amada herói da DC.

6.  O Homem Cego (Stephen Lang) em O Homem nas Trevas.

Único personagem que não é gênero de ação, mas, não poderia faltar na nossa lista. afinal, o estranho sem nome e sem visão é um dos mais fodásticos dos últimos anos. O cara simplesmente toca o terror em três jovens projetos de bandidinhos que inventam de roubar a sua residência. A cegueira é só um detalhe para que ele prove que na casa de um homem é ele que manda e bandido não tem vez. Nunca subestime ninguém por qualquer motivo que seja. A atuação de Stephen Lang é um show à parte, uma das melhores da nossa lista.

5.  Eli (Denzel Washington) em O Livro de Eli.

Personagens cegos dominam nossa lista, a ponto de render pelo menos um Top 5. E chega mais um sem visão, provavelmente, um dos mais lembrados. Interpretado pelo ótimo Denzel Washington, a falta de visão de Eli não o impede de bater pernas num futuro pós-apocalíptico onde os livros são raríssimos, para proteger justamente o mais valioso deles, sem medir esforços, detonando com todos que entram no seu caminho e inventam de querer pegá-lo. Outro que não deve ser subestimado pela falta de visão. 

4. Chirrut Imwe (Donnie Yen) em Rogue One - Uma História Star Wars.

Custou, mas, finalmente, uma das maiores e mais cultuadas franquias da história tem um personagem com necessidade especial. E não é qualquer um, já que é simplesmente interpretado por Donnie Yen, que cada vez mais se firma com um dos grandes astros icônicos chineses das artes marciais. Nem o nome complicadinho difícil de aprendemos, muito menos a falta de visão, impede o cara de ser um fodástico guerreiro espiritual que acredita no poder da Força, e mesmo não sendo um Jedi, não fica atrás de nenhum. 

3. Danny (Jet Li) em Cão de Briga.

Provavelmente, a presença mais controversa da nossa lista, não somente pela posição que culpa, mas, principalmente, por sua necessidade especial ser decorrência dele ter sugestionado a agir com um animal de luta e não por ter algum tipo de deficiência, o acabou deixando o personagem com duas posições a menos que realmente merecia. Mas, quem assiste o filme, que traz a melhor atuação dramática da carreira do icônico Jet Li, sabe que Danny tem a mente de uma criança pequena, o que não o impede de chutar o pau da barraca e detonar os responsáveis por sua criação animalesca. Fica com nosso bronze, mas, praticamente com a mão no ouro.

2. Will Ford (Dwayne Johnson) em Arranha-Céu: Coragem Sem Limites.

Chegamos ao personagem que não apenas inspirou a elaboração desta lista, mas, já chegou e foi logo sentando na janela, e de quebra, pegando a nossa prata, mas, também com a mão no ouro. E quem for assistir o novo trabalho do eterno The Rock, que acabou de chegar aos cinemas, saberá que não é a toa. Perder uma das pernas, usando uma prótese no lugar, e dez anos sem pegar numa arma, não impede do ex-agente do FBI chutar o pau da barraca para salvar sua família, pular de um prédio a outro, e enfrentar bandidos no meio das chamas no prédio mais alto do mundo. Feitos fodásticos de John McClane e Ethan Hunt, que um prótese não impediu de Ford realizar. Dwayne Johnson está de parabéns pela escolha de um personagem com necessidades especiais tão fodástico. Que sirva de exemplo para outros astros fazerem o mesmo. 

1. Nick Parker (Rutger Hauer) em Fúria Cega.

Por mais que Will Ford tenha encarado desafios surreais, por pouquinho mesmo não conseguiu superar o personagem vivido por Rutger Hauer, neste clássico filme B oitentista, adaptação de um seriado da TV japonesa. Nick Parker é um veterano de guerra que perdeu a visão em combate, mas, que não fez disso um empecilho para não apenas se adaptar a nova realidade, mas, sobretudo aprender artes marciais, que ele não hesita em usar contra bandidos para proteger um pirralho, filho do seu amigo, morto junto com a esposa pelos caras. Pode não ter o CGI nem a tecnologia de hoje em dia, mas, as sequências de lutas bem coreografadas (com direito ao embate com Sho Kosugi, que abriu a nossa lista), compensam toda deficiência orçamentária e do dinheiro, fazendo de Nick Parker, até hoje, o personagem com necessidades especiais mais fodão da porradaria. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário