segunda-feira, 30 de julho de 2018

PROGRAMADO PARA O ESQUECIMENTO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

O Pagamento (Paycheck).
Produção estadunidense e canadense de 2003.

Direção: John Woo.

Elenco: Ben Affleck, Aaron Eckhart, Uma Thurman, Paul Giamatti, Colm Feore, Joe Morton, Michael C. Hall, Peter Friedman, Kathryn Morris, Ivana Milicevic, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e online (Telecine Play).

Cotação

Nota: 3,5.

Sinopse: Baseado num romance escrito por Philip K. Dick. Michael Jennings (Affleck) é um fodão e inteligente engenheiro que ganha a vida prestando serviços na baixa as grandes empresas, pegando ideias das concorrentes e aperfeiçoando-as. Sempre após cada serviço, Michael voluntariamente tem parte de sua memória apagada, justamente a que do período da prestação do serviço, que geralmente, dura só alguns meses. Michael acaba topando o serviço mais longo de sua vida, um grande projeto que lhe custa três anos de sua vida. Após a  tarefa cumprida, Michael tem a memória apagada, mas, ao invés da bolada milionária que pretendia receber, acaba ganhando uma tremenda roubada que lhe rende perseguições do FBI e da empresa  que o contratou

Comentários: Em comum, além de serem grandes diretores, verdadeiros mestres da sétima arte, Ridley Scott, Paul Verhoeven, Steven Spielberg e John Woo adaptaram para as  telonas alguma obra do saudoso escritor Philip K. Dick. Mas, se os três primeiros presentearam a sétima arte e o gênero de ficção científica com as obras-primas Blade Runner, O Caçador de Androides, O Vingador do Futuro e Minority Report - A Nova Lei, o diretor chinês se deu mal dirigindo esta merda que, curiosamente, traz no elenco, três atores que atuaram em momentos distintos do Batman nas telonas. Trazendo uma premissa interessante, mas, não original (idêntica a do clássico noventista estrelada por Schwarzenegger), o primeiro grande problema do filme é justamente seu péssimo roteiro, que faz uma mistureba indigesta de clichês do gênero, e que destrói uma boa trama que tinha tudo para resultar num puta filmaço como os citados. Tudo piorado pela péssima direção, que poderia ser de qualquer ilustre desconhecido, mas, espantosamente é do mestre Woo, que aparentemente dirigiu de má vontade e sem intenção nenhuma de deixar sua marca, neste que é seu último filme hollywoodiano. Frustrante, um filminho que, como seu personagem central, é programado para cair no esquecimento.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário