quarta-feira, 7 de junho de 2017

O HOMEM ANTES DO PAPADO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Pode Me Chamar de Francisco (Llámame Francisco).
Produção italiana e espanhola de 2015.

Direção: Daniele Lucheti.

Elenco: Rodrigo De La Serna, Sergio Hernández, Muriel Santa Ana, José Ángel  Egido, Andrés Gil, Alex Brendemühl, Mercedes Morán, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Netfilx) em 06 e 07 de junho de 2017.

Cotação

Nota: 8,5.
Sinopse: Baseada em fatos da vida de Jorge Bergoglio, antes de se tornar o Papa Francisco. Às vésperas do Conclave que irá eleger o novo Papa, após a renuncia de Bento XVI, o Cardeal argentino Bergoglio (Hernández) chega à Roma. Enquanto aguarda o momento em que irá inciar o Conclave, o veterano religioso, que deseja se aposentar, revive em sua memória momentos marcantes de sua trajetória, quando ainda jovem, Bergoglio (Serna) deseja ser missionário no Japão, mas, acaba ficando mesmo em seu país, Argentina, onde vivencia o tenso momento dos anos de chumbo da ditadura militar.

Comentários: A emoção dos primeiros dias como assinante da Netflix é sensacional. E parece que foi ontem que tive a mesma emoção, quando nos meados dos anos 1980, meus pais chegaram em casa com o primeiro videocassete e a fita VHS de As Minas do Rei Salomão que a loja, que também era locadora, tinha dado uma locação gratuita. Realmente, o tempo passa depressa demais. Sobre a Netflix, sem sombra de dúvida, é sensacional, uma locadora imensa que temos onde estivermos. "Viciante"! É a palavra, dita pela minha ex-aluna e amiga Wedja, que resume bem o que estou passando. Tratei logo de fazer uma maratona com seriados que estou atrasadíssimo (em breve, postaremos nossos comentários) e acabei encontrando essa minissérie que, acabei sabendo na pesquisa da ficha técnica para esta postagem, que na verdade é um filme, que a Netflix lançou numa versão estendida, numa minissérie em quatro episódios.

Sobre a minissérie, trata-se de uma produção bem realista, sem deixar de ser sensível, que conta com um bom roteiro, excelentes atuações, principalmente de Rodrigo De La Serna, que protagoniza a maioria do tempo da minissérie (seu colega de personagem, também não faz feio, apesar de ter um tempo considerável menor em cena para mostrar serviço). Focando mais nos tempos da Ditadura Militar Argentina, a minissérie pode até deixar alguns carolas assustados, com alguns momentos do climão pesado, com direito até cenas de torturas. Mas, o resultado final é tão bom que faz até os mais sensíveis ignorarem a parte tensa. Enfim, muito mais histórico do que biográfico, vale a pena conferir.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário