domingo, 6 de maio de 2012

RECORDAR É REVER: O REI DOS KICKBOXERS.

Pegando carona no estouro de Van Damme, trashão de décima quinta categoria conseguiu a proeza dupla de chegar aos cinemas brasileiros e arrebentar nas bilheterias.

No começo dos anos 90, com o estouro nas  bilheterias de O Grande Dragão Branco filme que apresentou para nós o astro Jean Claude Van Damme, divulgado pelos distribuidores nacionais como o novo Bruce Lee, pipocaram produções de artes marciais similares, sobretudo os trashões classe "Z", tentando emplacar outros astros que na maioria das vezes, lutavam até bem, mas não tinha o mesmo carisma e atuação do baixinho que no início de carreira, surpreendia com atuações bem acima da média. De todas estas toscas produções que se não fosse o estouro do baixinho com certeza, se chegassem por aqui, iriam ser lançadas diretamente no mercado home vídeo, a mais bem bem sucedida foi O Rei dos Kickboxers, claramente uma imitação cagada e cuspida de Kickboxer: O Desafio do Dragão, já que o tema central é o mesmo (vilão tailandês ferra com irmão de mocinho, que anos depois volta ao país, conhece um mestre eremita que o treina de forma fora do convencional e, finalmente, vinga-se do canalha que detornou seu ente querido) e o cenário onde  se desenrola, com direito a usar as mesmas locações daquele filmaço divertido estrelado por Van Damme. 

A desculpa desta vez é que o mocinho Jake (Loren Avedon, que fez uma tímida carreira, estrelando filmes de ação classe Z como Os Irmãos Kickboxers e as horríveis continuações de Retroceder Nunca... Render-se Jamais!, sem nenhuma relação com o original), um policial fodão de Nova Iorque, volta dez anos a Tailândia, com a missão da C.I.A. de se infiltrar e detonar uma produtora de filmes de ação ilegais, que filmam e exibem mortes reais, cujo principal astro é Khan (Billy Blanks, que mesmo péssimo ator, fazendo caras e bocas, conseguiu a proeza de emplacar um vilão popular e inesquecível, o que lhe possibilitou ter também uma curtíssima e tímida carreira em filmes de ação classe "z", e além deste filme, tem de mais memorável, ser um dos figurantes que apanhou de Van Damme em Leão Branco: O Lutador Sem Lei), justamente o cara que matou na porrada o irmão de Jake.

Quando adolescente e assistir O Rei dos Kickboxers, na tela do saudoso cinema São Luiz, eu e os meus colegas achávamos o filme um máximo e que o tosco vilão Khan de Blanks era tão fodástico e fatal quanto os lendários Chong Li e Tong Po. Mas, hoje na idade adulta, portanto, com o senso crítico bem mais apurado, impossível levar a sério um filme tão tosco, que causa gargalhadas facéis de tão mal feito que é. É irônico um filme que tem na trama uma  produtora que faz filmes com porradas reais, com sequências de lutas tão mal feitas, que graças ao péssimo posicionamento das câmeras, claramente é vista que ninguém no filme, dar ou leva porrada de verdade.

O roteiro é patético, repleto de furos e só serve de desculpa esfarrapada para os produtores encherem o cofre de dinheiro, pegando carona no estouro de um carismático astro do gênero. Não sei se eles conseguiram, mas, se dependeram do público brasileiro, com certeza superaram o êxito já que o filme, mesmo sendo uma produção medíocre de orçamento muito limitado, mal feito e com todos os defeitos já mencionados, foi campeão de bilheterias por aqui, provavelmente, sendo o maior êxito de uma das várias produções que pegavam carona no estouro do baixinho belga.

O Rei dos Kickboxers
é um trashão de décima quinta categoria que hoje serve para relembrarmos  os bons tempos que nos divertíamos bastante com produções baratíssimas e mal feitas como estas. Presença constante na saudosa sessão televisiva Força Total da Band (chegou a ser exibida na saudosa Rede Manchete), que exibia toscos e memoráveis filmes de ação classa "z" como este, e atualmente sumidíssimo das grades televisivas brasileiras, e ainda (ao menos que eu saiba) não relançado oficialmente em DVD e Blu-ray, pode ser encontrado facilmente online, inclusive no Youtube, onde acabei de assistir, na versão dublada (acredite, a dublagem conseguiu a proeza de torna esta pérola ainda mais tosca). Em síntese: típico é tão ruim que diverte bastante, logo, acaba se tornando bom, por isso mesmo, não estranhe a nota que darei depois de tanto malhação. Nota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Parece Van Damme treinando para encarar Tong Po, mas não é.
Produtores de O Rei dos Kickboxers
não foram criativos nem mesmo no cenário.



8 comentários:

  1. Você foi muito duro com o filme. Não concordo com tudo que você falou, não.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Falou a vdd na maior parte do texto, mas me diverti mto com esse filme, mesmo sendo imitação de "Kickboxer". Loren Avedon é muito carismático.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Marinho! Loren Avedon é muito carismático. Uma pena que a carreira dele não tenha decolado, e atualmente, anda sumidíssimo.

    Por mais que seja um típico filme de artes marciais classe C, repleto de problemas em relação ao roteiro, de fato, é um prato cheio para quem curte diversão descerebrada e com sequências de ação empolgantes, muito bem coreografadas.

    Muito obrigado pelo comentário! Sinta-se sempre bem-vindo a nos visitar deixar seus comentários! Abraço! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me que quando meu pai comprou um videocassete em meados de 1990, o primeiro filme que assisti foi justamente esse. E fiquei maravilhado com as cenas de luta. Mas hoje concordo que nem chega aos pés da pior performance do Van Damme...kkkkkk.

    E sendo ainda mais crítico. Digo que o ator/lutador Keith Cook roubou o papel em 1 minutos de luta com a cena do "PRANG". O mesmo que ele fez nós dois filmes com Cinthia rothrock e Richard Norton chamado CHINA O'BRIEN o cara literalmente roubava o papel com suas cenas de luta. Lembro de uma entrevista que mencionava que ele era tão rápido que as câmeras tinham dificuldade em acompanhar seus movimentos o cara era mito...kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos que éramos felizes e sabíamos muito bem disso! Por mais que a tecnologia dos serviços de streaming seja top, ainda não tira da nossa memória os bons e saudosos tempos do nosso primeiro "cinema em casa" através do videocassete.

      Realmente, Keith Cook é um ladrão de cena por natureza. kkkkk...
      E falando em China O'Brien, comentamos aqui alguns meses atrás. Caso deseje dar uma conferida, o link é: https://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2019/03/enfim-assistido.html.

      Muito obrigado pela visita e pelos comentários! Sinta-se à vontade para fazê-los mais vezes. Volte sempre! Abraço!

      Excluir
  5. Qual a cena que Khan mata o irmão de Jake ,vc sabe,os caras lutavam mesmo veja a história Blanks foi sete vezes.campeao mundial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Billy Blanks era um puta lutador, não nego, assim como Loren Avedon. Sem sombra de dúvida, o filme conta com algumas das melhores coreografias dos filmes marciais.

      Os comentários feitos na postagem foi em relação ao filme como um todo, principalmente, em relação ao roteiro, que acaba prejudicando bastante o resultado final. Enfim, vou rever mais uma vez e quem sabe até mude de novo minha opinião. Rssss...

      Agradeço a visita e os comentários! Esteja sempre bem-vindo a nos visitar e fazer seus comentários. Abraço! Fica com Deus!

      Excluir