terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 - OS PIORES FILMES DO ANO.

É bem verdade que os filmes lançados este ano, pelo menos os que eu assistir, foram acima da média. Mas, evidentemente, foram lançados algumas tranqueiras que, fala sério, ninguém merece. O mais triste é que, infelizmente, o número alto de produções nacionais nesta lista infeliz. Mas, o que mais me espanta é boa parte dos filmes que estão nesta minha lista, figuram na lista dos melhores do ano pela crítica e também de alguns cinéfilos. Tudo bem que gosto não se discute, mas, nasci, vivo e vou morrer sem entender as preferências e senso crítico deste povo. 

ASTRO QUE MAIS DECEPCIONOU.


Pergunta que não quer calar: como um grande ator, cinéfilo de carteirinha a ponto de ser chamado para dar uma de crítico na transmissão do Oscar pela poderosa Rede Globo, aceita fazer duas tranqueiras tão ruins, lixos totais, super-hiper-mega-ultra-merdas? É bem verdade que Giovanni Improtta não é tão ruim assim, só que veio tardio demais e o roteiro deixa muito a desejar. Mas, fazer a continuação do lixo Casa da Mãe Joana, que já era uma merda, é o cúmulo da  burrice. Casa da Mãe Joana 2, como o primeiro filme, é uma mancha no nosso cinema nacional e na carreira de José Wilker, que para mim, perdeu toda moral em comentar qualquer filme que seja, afinal, tem logo dois Casa da Mãe Joana para queimarem seu filme. 
MENÇÃO HORROROSA.


Como disse no começo desta postagem, não entendo que porra se passa na cabeça dos críticos e dos cinéfilos intelectualizados, muito menos quais os critérios que são usados para avaliar o filme.  Não entra na minha cabeça como um filme tão seboso, nojento, que envergonha o nosso cinema como Tatuagem receber tanto elogios da crítica, papar prêmios em festivais mundo a fora e ainda figura na lista dos melhores do ano. Pô, fala sério! Vamos ter mau gosto, mas, desse jeito é foda.

PIOR EM 3-D. 



Se por um lado não tivemos um filme no formato realmente ruim, por outro boa parte dos lançamentos em 3-D foram prejudicados por uma fotografia e várias sequências escuras e noturnas, o que prejudicou bastante. Apesar de está bastante tentado em "premiar" Se Puder... Dirija!, não posso ser injusto, pois o fato é que o primeiro filme nacional no formato, não é tão ruim assim e, ao contrário de boa parte das produções hollywoodianas, o 3-D é ótimo e bastante percebível (foi filmado com as mesmas câmeras do fodástico O Espertacular Homem-Aranha.). Portanto, não temos este ano nenhum vencedor nesta categoria.

10. MELOSO HABITUAL.


Nicholas Sparks é um escritor que vende livros adoidado, geralmente, com enredos melosos, que o público adora. E se o público adora, Hollywood trata logo de adaptar. O resultado, com raríssimas exceções, são filminhos medíocres, tediosos e, obviamente, melosos como Um Porto Seguro. Não é totalmente ruim, mas, também não é lá grande coisa. Por isso mesmo, na minha humilde opinião, é o décimo pior filme do ano.
9. A BOSTA MÁXIMA.


Elenco bom e enredo interessante nem sempre geram um bom filme. Um bom exemplo é Aposta Máxima, filme que até tem uma premissa interessante, mas, caiu no tédio e na merda, com um roteiro fraco, atuações medíocres, no piloto automático. Um péssimo sinal, já que Ben Afleck interpretará outro milionário, no caso Bruce Wayne no aguardado  Batman vs Superman.
8. HORROR.


Mais um filme paparicado pela intelectualidade, premiado em Cannes, indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, mas, que não me agrada. Amor tem um bom roteiro, ótimas atuações, principalmente de Emmanulle Riva que, injustamente, não levou o Oscar de Melhor Atriz. O problema é que se trata de um filme deprimente, melancólico, exageradamente arrastado. Resultado, veio parar na minha lista dos piores do ano.

Comentários emhttp://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/02/na-saude-e-na-doenca.html

7. SAI CAPETA!



Uma ponto comum entre um cinéfilo com gosto popular e os intelectualizados é que ambos concordamos que é garantido um filme de terror figura na lista dos piores do ano. Como este ano tivemos uma considerável e inesperada melhora na qualidade dos filmes do gênero, sobrou para O Último Exorcismo: Parte II, representar o gênero na minha lista. Se por um lado acerta em cheio em descartar o formato modinha found footage, por outro caga feio com um péssimo roteiro. Com isso, o gênero que todo ano é presença obrigatória na lista dos piores, está bem representado.

Comentários emhttp://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/05/novo-formato-velha-formula.html

6. NÃO PRECISAMOS DESTA MERDA.


Depois de tanto empate entre os filmes anteriormente citados (todos tiveram nota 4,5 deste blogueiro), a merda começa a feder nesta lista com Amor é Tudo o Que Você Precisa, um filme ruim, com um péssimo roteiro, meloso e totalmente piegas. O ex-007 Pierce Brosnan acrescenta mais uma merda a sua filmografia. 

5. MUITO BARULHO POR NADA.


Que o cinema de Pernambuco é motivo de orgulho ao nosso cinema, com muita criativa e ideias inovadoras, isso não temos dúvida. O problema é que esse ano a terra do frevo produziu duas merdas que são verdadeiras queimação de filme do nosso cinema. Uma delas é o bajuladíssimo e premiado O Som ao Redor, um filminho morgadíssimo, chatíssimo ao extremo, sonífero letal até mesmo para quem sofre do tipo mais crônico de insônia. Morro sem entender como um lixo como este agrada tanta gente. Bem empregado ter levado tromba e sequer figurar na lista dos pré-selecionados do Oscar. Essa bosta só iria aumentar o nosso vexame.

Comentários em:  http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/01/paradao-como-madrugada.html

4. GAROTINHA TALENTOSA NA MERDA.


Falando em Oscar, também não entendo como uma merda tão fedida como Indomável Sonhadora é indicada a Melhor Filme. Tudo bem que o filme tem a pequena e talentosa pirralha de nome invocado e tosco (Quvenzhané Wallis), que, injustamente, não levou o prêmio de Melhor Atriz junto com a velhota de Amor. O fato é que os pais da garotinha deviam ser processados duplamente:  um pelo nome invocado que colocaram na bichinha e outro por autorizar ela fazer um filme tão ruim.

Comentários emhttp://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/02/amargo-pesadelo.html

3. MAIS UMA DA SÉRIE "IDEIA BOA JOGADA NO LIXO".


Problemas sociais, em via de regra, geram ideias interessantes. O problema é quando estas são colocadas num roteiro e filmadas. É o caso de Rânia, filme nacional que perde uma excelente oportunidade de tocar numa ferida social com um roteiro fraquíssimo. Não é a toa que sequer tinha ouvido falar do filme. É uma merda total. Leva o bronze merda do blogueiro.

Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/05/triste-e-dura-realidade.html

2. APOSENTADORIA IMEDIATAMENTE.


Nosso cinema vem produzindo adoidado e atraindo cada vez mais a atenção do povo Está é a boa notícia. Agora, as más: 1) Quantidade não é sinônimo de qualidade; 2) Vem produzindo comédias imbecis em longa escala, visando apenas o faturamento; 3) Hugo Carvana, que tem inegáveis serviços prestados ao nosso cinema, teima em querer a sua fatia no bolo dos sucessos das comédias nacionais. O talentoso ator, diretor e roteirista já tinha pisado na bola e cagou feio em Casa da Mãe Joana e Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo! (título profético que Carvana deveria ter percebido.). Mas, o veterano se superou este ano com Casa da Mãe Joana 2, uma comédia sem graça, com um lixo de roteiro que coloca talentosos atores em situações ridículas e constrangedoras. Sinceramente, e com todo respeito ao senhor, aposentadoria imediatamente, Hugo Carvana! Não queime mais sua inegável respeitosa filmografia.

1. MERDA DAS MERDAS DE TODOS OS TEMPOS.


Casa da Mãe Joana 2 vinha reinando absoluto e já estava com uma mão na medalha de ouro merda deste blogueiro. Até que Tatuagem chegou para sujar com o nosso cinema, que tanto pena para tirar o preconceito ainda existente de ser sinônimo de lixo e putaria. Apenas uma vez na vida, sair de um cinema antes do termino de um filme e a segunda foi este ano, ao assistir este lixo seboso e vergonhoso que só dar motivo de sobra aos que ainda têm preconceito com o nosso cinema. O mais espantoso é que esta merda vive recebendo elogios da crítica, faturando prêmios e ainda figura na lista dos melhores filmes do ano. Sinceramente, gosto e desgosto não se discute, mas, é inegável que Tatuagem é apelativo, ridículo, desnecessariamente recheado com putarias de filme pornô. Uma mancha podre no nosso cinema. Disparado, não somente o pior filme do ano, como também de toda história do cinema nacional e da sétima arte.

Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2013/12/argentina-x-brasil-em-sessao-dupla-de.html


CAGADA DO ANO.


Categoria bônus que acabo de criar dedicada ao desfavor que é prestado a sétima arte. Logo de cara temos um empate entre a Rede Globo e os distribuidores e/ou salas de cinemas nacionais. Como se não bastasse desvalorizar o nosso cinema, a ponto de exibir os filmes altas horas da madrugada, a toda poderosa emissora este ano, se superou, ao exibir filmes lançados recentemente nos cinemas como Gonzaga - De Pai para Filho, Cine Holliúdy e O Tempo e o Vento, que será exibido esta semana como micro-série, praticamente, chamando a nós, espectadores, de otários por gastar dinheiro assistindo um filme que, ainda em cartaz, vai ser exibido no canal aberto. Uma atitude estúpida que pode afastar de novo dos cinemas o público.

 

A segunda cagada do ano não sei de quem é a culpa, se das distribuidoras ou da administração das salas de cinema ou de ambos. O fato é que alguns trailers encheram o saco pela quantidade exagerada que foram exibidos. São eles, em ordem decrescente: Thor: O Mundo Sombrio (dublado), Os SuspeitosComo Não Perder Essa Mulher, Jogos Vorazes: Em Chamas (dublado) e Mato Sem Cachorro (o primeiro trailer). Tudo bem que tem que divulgar os futuros lançamentos, mas, bora maneirar na quantidade, principalmente dos irritantes e insuportáveis trailers dublados, para o tiro não sai pela culatra e espantar o público.

É isso aí, galera! Missão dada, missão cumprida e terminamos aqui a nossa retrospectiva. Que venha 2014, de preferência, com um número cada vez mais reduzidos de filmes ruins. Mais uma vez, desejo a todos um sincero abençoado e feliz ano novo!


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário