segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

SESSÃO TRIPLA ANTES DO NATAL

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game).
Produção hollywoodiana de 2013.

Direção: Gavin Hood.

Elenco: Harrison Ford, Asa Butterfield, Hailee Steinfield, Viola Davis, Abigail Breslin, Ben Kingsley, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 2 do Complexo Kinoplex Maceió em 23 de dezembro de 2013.

Cotação

Nota: 8,5

Sinopse: Num futuro não muito distante a terra foi invadida por extraterrestres que só não ferraram de vez com o planeta, graças a resistência dos humanos, liderados pelo comandante Mazer Rackham (Kingsley). Desde então, um exército de pirralhos, comandados pelo coronel Graff (Ford), cuidam de proteger o nosso planeta. Ender Wiggin (Butterfield) é o novo membro desta tropa de elite dos pirralhos, e o coronel acredita que ele seja o escolhido para livrar a humanidade de uma vez por todas dos extraterrestres e passa a investir pesado no treinamento do pirralho.

Comentários:  Com o sucesso de Harry Potter, A Saga Crepúsculo e Jogos Vorazes, pintou adaptações de livros voltados para o público teen. Ender's Game é mais um a seguir esta tendência atual. Com elenco de muito mais prestígio até mesmo que os citados mega-sucessos das telonas, o filme é envolvente, cativante, graças ao ótimo roteiro e as excelentes atuações. Sem falar que o material original, no caso o livro, traz um enredo muito interessante  e mesmo sendo escrito no final dos anos setenta, ainda continua atual. Enfim, uma excelente ficção científica, com ação e uma mensagem bastante interessante na medida certa.


A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty).
Produção hollywoodiana de 2013.

Direção: Ben Stiller.

Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Shirley McLaine, Adam Scott, Sean Penn, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 6 do Complexo Kinoplex Maceió em 23 de dezembro de 2013.

Cotação

Nota: 8,0

Sinopse: Walter Mitty (Stiller) é um rapaz tímido, muito sonhador, que vive um vida pacata, trabalha no departamento de revelação da revista Life, que está encerrando suas publicações online, e é os quatro pneus e estrepe arriados por sua colega de trabalho, Cheryl (Wiig). Ao perceber que a foto escolhida para ser a última capa da revista, tirada pelo fotógrafo aventureiro Sean O'Connell (Penn), não foi enviada por este, Walter chuta o pau da barraca, sai da rotina e corre contra o tempo para recuperar a tal foto.

Comentários: Sem sombra de dúvida, Ben Stiller é um cara talentoso. Seus personagens em produções como Quem Vai Ficar com Mary?, Com a Bola Toda, Zoolander são alguns exemplos da versatilidade do ator. Infelizmente, nos últimos  anos, Stiller se limitou a ficar no piloto automático, estrelando um monte de bobagem, principalmente, as voltadas para o público infantil. Finalmente, o cara acordou para a vida e resolveu sai da rotina, atuando também como diretor e produtor deste filme bastante interessante, que foge completamente a filmografia do astro, que conta com um roteiro muito bem elaborado. O resultado é um filme criativo, sensível, que consegue ao mesmo tempo divertir e dar um recado bem legal. Em síntese, um daqueles filmes que agrada crítica, cinéfilos com preferência erudita e o grande público.


Questão de Tempo (About Time).
Produção hollywoodiana de 2013.

Direção: Richard Curtis.

Elenco: Domhall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Margot Robbie, Lindsay Duncan, Richard Griffths,  entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 5 do Complexo Kinoplex Maceió em 23 de dezembro de 2013.

Cotação

Nota: 6,5

Sinopse: Ao completar dezoito anos, Tim (Gleeson) descobre, através de seu pai (Nighy), que os homens de sua família tem o dom de voltar no tempo, dentro de suas própria realidades. Sabendo disso, Tim viaja no tempo com o objetivo de desencalhar. É quando ele conhece Mary (McAdams) e eles se apaixonam. Evidente que o romance dos pombinhos não será nada fácil já que mexer com a linha do tempo traz consequências desastrosas.

Comentários: Quem acompanha este blog sabe muito bem que eu abomino, detesto de corpo, alma e coração os gêneros românticos e comédia romântica, reservando-se algumas pouquíssimas e raríssimas exceções, não consigo suportar a melosidade destes gêneros tipicamente feminino. O que me fez assistir Questão de Tempo foi justamente a curiosidade, afinal, é inegável que, mesmo s se tratando de um gênero tão abominável, o filme tem uma premissa interessante. E até que não é um filme totalmente ruim, pois conta com um roteiro satisfatório que aproveita a premissa para passar uma mensagem de vida bem legal para o público. Mas, se perde na pieguice melosa e no melodrama, defeitos constantes em filmes dos gêneros. Enfim, um filme bonitinho e nada mais do que isso.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

3 comentários:

  1. Sou fã do Ben Stiller, mas não gostei dos filme "Zoolander", mas adorei a franquia "Entrando numa fria, Duplex, Quem vai ficar com polly, Todo Poderoso entre outros. Porém, não gosto quando ele atua em papeis dramáticos, posi acho que não lhe cai bem.
    Obs.: Vou assistir esse "Questão de tempo", mesmo me parecendo uma imitação do filme "Efeito Borboleta".

    ResponderExcluir
  2. Oi Maykon!

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários que, como sempre, são muito bem-vindos.

    Sobre Ben Stiller, trêss esclarecimentos: Citei Zoolander e Com a Bola Toda para exemplificar ótimas atuações, o que não quer dizer que os filmes sejam bons (em breve comentarei ambos).

    Segundo, seu novo filme não é um drama, apenas, não é uma comédia rasgada, besteirol, como estamos acostumados a vê-lo. Achei muito interessante e criativo, e sugiro que assista sem medo de se decepcionar. É um filme muito bom mesmo.

    Por fim, Todo Poderoso foi estrelado por Jim Carrey e tinha Steve Carrell em comecinho de carreira como coadjuvante. Acho que a presença deste, que tem semelhanças físicas com Stiller, fez você ter se equivocado. Rsss...

    Sobre Questão de Tempo, parece mas não é, pois, como disse na postagem, a viagem do tempo é só mera desculpa para a trama melosa, típica das comédias românticas, desenrolar. Assista, tire suas próprias conclusões e,se possível, poste aqui seus comentários.

    Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Finalmente assisti 'A Vida Secreta de Walter Mitty' (que nome grande), achei bem legal, talvez o final poderia ser mais caprichado.
    Questão de Tempo é muito bom, fica um pouco chato em certos momentos, mas é bem divertido também em boa parte do filme (acho que aquela parte que foca a irmã não precisaria existir).

    ResponderExcluir