segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

SARDINHA ASSASSINA EM DOSE DUPLA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Tubarão 3 (Jaws 3-D).
Produção hollywoodiana de 1983.

Direção: Joe Alves.

Elenco: Dennis Quaid, Louis Gossett Jr., Lea Thompson, John Putch,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Space).

Cotação:

Nota3,5

Sinopse: Um parque aquático na Flórida está prestes a ser inaugurado. Entre os funcionários, está o jovem Mike Brody (Quaid), que acaba de receber a visita de seu irmão caçula Sean (Putch). Os irmãos Brody são os filhos do xerife do balneário de Amity que encarou tubarões brancos. Os que eles não esperavam era ter que encarar outro esfomeado assassino dos sete mares.

Comentários: Tubarão é uma obra-prima insuperável. Dirigido por Steven Spielberg é mais um daqueles casos de filmes que por si só basta. Mas, Hollywood é um indústria bastante gananciosa, por isso mesmo, continuações, lamentavelmente são inevitáveis. A obra-prima de Spielberg que foi o pontá-pé inicial dos blockbusters ganhou três, não preciso dizer que todas inferiores ao original. A primeira trazia boa parte do elenco original e não chega ser tão ruim assim. Já este Tubarão 3, que aproveita a modinha da época do uso do 3D, obviamente sem a tecnologia atual, tem um roteiro ruim com mais furos do que as mordidas de um tubarão em suas vítimas, péssimos efeitos especiais que beiram ao ridículo, principalmente, as imagens em 3D (a imagem do outro parágrafo já fala por si só) e um tubarão tosco, mecânico, que não engana ninguém. O resultado é um trashão que não faz jus ao original. Pelo menos consegue a proeza de ser um pouquinho melhor que muitos trashões que tem tubarão como vilão. Ganha nota por provocar gargalhadas de tão tosco que é.



Tubarão 4 - A Vingança / Tubarão - A Vingança (Jaws: The Revenge).
Produção hollywoodiana de 1987.

Direção: Joseph Sargent.

Elenco: Lorraine Gary, Lance Quest, Michael Caine, Mario Van Peebles, Melvin Van Peebles, Karen Young,  entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Space).

Cotação:

Nota2,5

Sinopse: Após a morte do seu filho caçula Sean, policial como o pai, atacado por um tubarão branco, Ellen Brody (Gary), vai morar com o filho Michael (Quest), na Bahamas, onde ele está realizando uma pesquisa marinha. Mesmo encontrando apoio na família e no novo amigo que conhece por lá, Hogie (Caine), Ellen colocou na cabeça que o tubarão tem algo contra a família dela e só vai descansar enquanto devorar o último Brody.

Comentários: Depois de um filme tão tosco, era de se esperar que a franquia Tubarão fosse por água abaixo. Mas, não é que os caras quatro anos depois resolveram fazer mais um filme, que chegou aos cinemas brasileiro com o tosco título de Tubarão 87 - A Vingança. O resultado só podia ser um: outro trashão desnecessário, com um roteiro que, mesmo sem muitos furos como no filme anterior, continua sendo uma bosta, efeitos especias capengas e mais um tosco tubarão mecânico que não mete medo em ninguém. Nem mesmo trazendo de volta Lorraine Gary, repetindo de forma tosca e canastrona sua personagem tão bem interpretada no original e no segundo, e a presença de Michael Caine, salvam o filme do naufrágio. Como seu antecessor, só ganha nota por provocar gargalhadas de tão ridículo. Triste fim de uma franquia que sequer deveria ter existido ou pelo menos ter parado no segundo filme.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


 
Pérolas trashes estão disponíveis em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário