quinta-feira, 11 de julho de 2013

RECORDAR É REVER: SUPERMAN - OS FILMES.

Sem sombra de dúvida, o Super-Homem é o herói dos quadrinhos mais querido e famoso de todos os tempos. Criado na década de 1930 pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster que mesclou ideias originais com elementos de mitologia grega e até do Cristianismo, o homem de aço e seu alter-ego Clark Kent até hoje foi interpretado por sete atores, iniciando com Kirk Alyn (08/10/10 - 14/03/99) entre 1948 e 1950 numa série para o cinema, passando por George Reeves (05/01/14 - 16/06/59) entre 1952 e 1958, provavelmente o segundo mais famoso homem de aço, Dean Cain, entre 1993 e 1997 na famigerada série Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman, para mim o mais fraco ator a dar vida ao herói, e mais recentemente, Tom Welling em Smallville (para mim, o segundo melhor ator a viver o herói, mesmo frustrando nas duas últimas temporadas do seriado principalmente no episódio final ao não vestir o traje do homem de aço), Brandon Routh e agora Henry Cavill. 


Mas, impossível não associar o herói com a imagem do saudoso Christopher Reeve (25/09/52 - 10/10/04), terceiro e disparado o melhor ator a viver o homem de aço, interpretado de forma magistral entre os anos 1978 e 1987. Curiosamente, Reeve não era a escolha dos produtores e alguns até torceram o nariz para ele. Mas, o cara superou expectativas e ainda por cima tornou-se um ícone da sétima arte como o personagem. Aproveitando o embalo do lançamento oficial amanhã de O Homem de Aço, comento a partir de agora todos os quatro filmes estrelados pelo saudoso Reeves e também o mais recente Superman - O Retorno, dirigido por Bryan Siegel, o quinto e último da franquia onde o herói é vivido pelo atualmente sumido Routh. Mais rápido do que uma bala, vamos aos comentários.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.

Superman - O Filme (Superman - The Movie).
Produção estadunidense e britânica de 1978.

Direção: Richard Donner.

Elenco: Christopher Reeve, Gene Hackman, Margot Kidder, Glenn Ford, Jackie Cooper, Valerie Perrine, Ned Beatty, Marlon Brandon, Terence Stamp, Sarah Douglas, Jack O'Halloran, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 10,0

Sinopse: A história do Super-Homem (Reeve) que ainda bebê foi enviado à Terra por seu pai Jor-El (Brando) e foi criado pelo casal Jonathan (Ford) e Martha (Phyllis Taxter) Kent, na pequena Smallville, dando-lhe o nome de Clark Kent,. Quando adulto, sai de casa e após uma jornada solitária, descobre suas origens. Após este episódio, Clark vai a Metrópolis, trabalhando no famoso jornal, Planeta Diário, conhecendo Lois Lane (Kidder), por quem se apaixona. Quando sua amada sofre um acidente de helicóptero, o herói aparece em público pela primeira vez, revelando ao mundo seus super-poderes. A partir daí, passa a atuar, principalmente, porque o megalomaníaco Lex Luthor (Hackman) que pretende dominar o mundo a partir da Califórnia ferrada por mísseis.

Comentários: O finalzinho dos anos 1970 sem sombra de dúvida foi revolucionário para a sétima de arte, em especial, pela parte técnica e estouro dos chamados Blockbusters com obras-primas como Tubarão de Steven Spielberg , Star Wars - Guerra nas Estrelas de George Lucas e o primeiro filme do homem de aço. Prometendo e cumprindo direitinho o que era anunciado na divulgação ("Você vai acreditar que o homem pode voar".), Richard Donner nos presenteia com um filmaço fodástico, um espetáculo visual excepcional, que somado com as excelentes atuações, em especial de Reeve, Hackman e Kidder, que simplesmente dão shows individuais de interpretações, um roteiro excepcional, muito bem desenvolvido e que respeita a mitologia do personagem, e a inesquecível trilha composta e conduzida pelo mestre John Williams fazem de Superman - O Filme uma obra-prima do entretenimento, daquelas que ficam para sempre na nossa memória. Até hoje, um dos melhores filmes de super-heróis já realizados e raríssimas vezes ligeiramente superado.

 
O saudoso Christopher Reeve.
Atuação perfeita e carisma o imortalizaram como Superman.

 
Dando um voltinha com a namorada.
Química perfeita entre os atores e trilha do mestre Williams
fazem um das cenas mais inesquecíveis da história do cinema. 


Superman II - A Aventura Continua (Superman II).
Produção estadunidense e britânica de 1980.

Direção: Richard Lester.

Elenco: Christopher Reeve, Gene Hackman, Margot Kidder, Jackie Cooper, Terence Stamp, Sarah Douglas, Jack O'Halloran, Ned Beatty, Susannah York, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 10,0

Sinopse: Quando sua amada, Lois Lane (Kidder) descobre o óbvio, ou seja, que Clark Kent e o Super-Homem na verdade é o mesmo cara, o herói resolve chutar o pau da barraca e torna-se humano. Mas, neste momento, chega a Terra três vilões kryptonianos, liderados pelo frio General Zod (Stamp),  resolvem fazer uma visitinha ao nosso planeta, tocando o terror em busca de vingança contra o filho de Jor-El. Lex Luthor não perde tempo e se junta ao trio, em troca de ser dono da Austrália.

ComentáriosVejam o que é confiança no sucesso. Os produtores contrataram o diretor Richard Donner e a maioria do elenco para Superman - O Filme e sua continuação, Evidente que, merecidamente, o filme estourou e a continuação começou a ser realizada imediatamente. A única coisa que eu detestava em Superman - O Filme era o fato do bajuladíssimo Marlon Brando (03/04/24 - 01/07/04) ser o primeiro a aparecer nos créditos iniciais mesmo só participando 10 minutos de filme. Fiquei mais puto com o falecido ator ao saber posteriormente que o mesmo embolsou US$ 4 milhões por essa micro-participação. O mala egocêntrico voltaria em Superman II, mas, arrumou desentendimentos com os produtores e com Donner, e ainda ameaçou processá-los se sua imagem fosse utilizada na continuação. Sobrou para Donner que, mesmo já tendo filmado 80% das sequências de ação, injustamente levou um pé na bunda e foi substituído por seu xará Lester. Com todos esses problemas de bastidores somado ao fato de Superman - O Filme ser uma obra-prima fodástica, a continuação tinha tudo para ser um fiasco, uma merda total. Mas, o inesperado aconteceu.

Superman II - A Aventura Continua realiza o feito heroico digno do filho de Krypton e de Smallville, conseguindo a proeza de ser superior ao primeiro filme, com um roteiro ainda bem mais caprichado, interpretações muito mais inspiradas e sequências e efeitos especiais de impressionar ainda mais que o original. Disparado, até agora, não somente o melhor filme do homem de aço como também a melhor continuação de todos os tempos. Uma obra-prima dos blockbusters que encanta, envolve e emociona até hoje e que o tempo jamais apagará de nossas memórias. A nota 10,0 dada acima é pouquíssima em comparação a grandiosidade de um filmaço tão eletrizante e fodástico. 

 
"Mala" Brandon só deu as caras em Superman II
apenas 28 anos depois, na versão do diretor Richard Donner.
Posteriormente,  depois de morto, apareceu em Superman - O Retorno.

 
Super Homem rendido?
Herói surpreende a bandidagem. 


Superman III (Superman III).
Produção estadunidense de 1983.

Direção: Richard Lester.

Elenco: Christopher Reeve, Richard Pryor, Robert Vaughn, Annette O'Toole, Margot Kidder, Jackie Cooper, entre outros.

Blogueiro assistiu na em home vídeo (VHS) e na TV aberta (SBT).

Cotação

Nota: 1,5

Sinopse: O gênio do mal Ross Webster (Vaugh) quer detonar o mundo e contrata um abobalhado Gus Goman (Pryor), que do nada aprendeu a programar computador, para controlar o super-computador fodão que vai ajudar o vilão a realizar seus planos. Cabe ao homem de aço (Reeve),  que está visitando sua cidadezinha Smallville e tentando dar uns pegas na sua paixãozinha de adolescente Lana Lang (O'Toole), acaba com a festa da bandidagem.

Comentários: Que porra é essa? Parafraseou  Dadinho, do filme Cidade de Deus, quando o mesmo flagra uma suruba das brabas, toda vez que assisto esse lixo e indignado faço essa pergunta. É de causar revolta e perplexidade que, após dois filmes tão fodásticos, verdadeiras obras-primas do cinemão entretenimento, os produtores tenham lançado uma continuação tão ruim. Tudo dar errado nesta merda, a começar pela mudança de tom para a comédia que beira a paródia (Puta que pariu, o herói é bonzinho, mas, não é personagem cômico), o afastamento de Lois Lane, totalmente avulsa nesta bosta e do vilão Lex Luthor sendo substituídos, respectivamente, pela sem sal Lana Lang (O'Toole teve a chance e conseguiu se redimir com a ótima atuação como Martha Kent no seriado televisivo Smallville) e o tosco e patético vilão Ross Webster, interpretado pelo esforçado mas nada carismático Vaugh. O roteiro é muito confuso, sem pé, nem cabeça, muito ruim mesmo, uma merda total. E o pior: os caras não aprenderem com esse erro grosseiro pois, um ano depois, lançaram Supergirl, outra merda que, merecidamente, anda esquecido.

Mas, se é tão ruim, então, por quê a nota acima não é um zero redondinho? Simplesmente porque salva-se os efeitos especiais que são bacanas, as boas atuações de Reeve e do também saudoso comediante Pryor (01/12/40 - 10/12/05) que conseguem tirar leite de pedra de um roteiro tão ruim e duas sequências especiais, as únicas realmente interessantes e engraçadas: o confronto entre Superman bonzinho e malvadão, e quando este último, apronta das suas, com direito a encher a cara num boteco e acaba com a festa de turistas e um figuraça vendedor italiano ao conserta a famosa Torre de Pisa. Fora essas pequenas exceções temos um filme que não somente é um dos piores filmes do herói, como também uma das piores continuações e filmes de super-heróis de todos os tempos. 

 
Clark Kent e Lana Lang.
Casal sem sal e química não convence, nem vinga.

"Garçom, coloca Pablo e Reginaldo Rossi!"
Superman malvadão enchendo a cara é uma 
das sequências que salva o filme do zero redondinho. 


Superman IV - Em Busca da Paz (Superman IV: The Quest for Peace).
Produção estadunidense de 1987.

Direção: Sidney J. Furie.

Elenco: Christopher Reeve, Gene Hackman, Margot Kidder, Jackie Cooper, Jon Cryer, Mariel Hemingway, Mark Pillow, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto cinema São Luiz (Maceió), na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 6,5

Sinopse: O Super-Homem (Reeves) resolve dar sua colaboração para a paz mundial, pegando todos os mísseis do mundo e enviando-os ao sol. Mas, o que ele não sabia, é que seu arqui-inimigo Lex Luthor (Hackman), junto com seu sobrinho Lenny Luthor (Cryer), pegaram um fio do seu cabelo e misturaram com uma gororoba química e colocou em um dos mísseis. O resultado é a criação do super-vilão Homem-Nuclear (Pillow) que irá ser páreo duro para o filho de Krypton.

Comentários: Com o merecedíssimo fracasso de público e de crítica de Superman III, parecia que o herói tinha sido derrotado para sempre nas telonas. Mas, o herói ganhou uma chance de se redimir, pelas mãos de ninguém menos da dupla israelense de produtores Menanhem Golan e Yoram Globus que na época arrebentavam com Cannon e suas inesquecíveis e divertidas produções classe C estreladas por Chuck Norris, Charles Bronson, Michael Dudikoff, entre outros. Não encontrei informações e continuo sem saber como Superman foi parar na Cannon, mas, pelo menos a produtora não fez tão feio assim. Se por um lado, acerta em cheio ao convocar o diretor do fodástico Águia de Aço, ao trazer de volta Lois Lane e o vilão Lex Luthor, ao convocar o futuro Alan Harper do seriado Dois Homens e Meio, Jon Cryer, e ainda com um bom roteiro, por outro pisa feio na bola com os péssimos efeitos especiais a la Superman dos anos 40 e 50. Nossos comentários sobre a produção, a última que traz o saudoso Reeves como o Homem de Aço, você confere em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2012/05/classicos-da-america-video-superman-iv.html.


Superman - O Retorno (Superman Returns).
Produção estadunidense e australiana de 2006.

Direção: Bryan Singer.

Elenco: Brandon Routh, Kate Bosworth, Kevin Spacey, James Marsden, Frank Langella, Eve Marie Saint, Kal Penn, Marlon Brandon, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cine Maceió e em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 7,0

Sinopse: Quando cientistas descobrem onde se localizava o planeta Krypton, o Super-Homem (Routh) parte da terra, sem se despedir de ninguém. Cinco anos depois, o homem de aço retorna ao nosso planeta e encontra sua amada Lois Lane (Bosworth) prestes a ganhar o prêmio Pulitzer pelo artigo que escreveu "Porque o Mundo Não Precisa do Superman", com um filho e namorando Richard White (Masden), sobrinho do editor Perry White (Langella). Para completar, Lex Luthor (Spacey) está solto devido o herói ter faltado ao depoimento que o colocaria atrás das grades e com mais um plano perverso de destruir e dominar o mundo. Agora, o herói precisa voltar ao trampo com tudo e, de quebra, tentar uma reconciliação com a amada.

Comentários: Depois de quase vinte anos de ausência nas telonas, ver outros heróis arrebentarem nas bilheterias e de vários projetos de volta que, graças ao nosso bom Deus, não vingaram (Nem imagino que bizarrice seria Nicolas Cage como Superman sob a batuta de Tim Burton) o homem de aço volta às telonas em grande estilo. Embalados pelo sucesso do homem-morcego de Nolan e do seriado televisivo Smallville, os engravatados da Warner, finalmente, usaram a cabeça e contrataram Bryan Singer, com moral em alta pelos dois primeiros X-Men. Singer, deixou o terceiro filme dos mutantes da Marvel nas mãos do amigo Brett Ratner e foi realizar o seu sonho de dirigir um filme do homem de aço.

Com um roteiro que ignora os dois últimos fiascos do herói, partindo como uma continuação do segundo filme, Superman - O Retorno coloca a franquia de volta nos eixos, com efeitos especiais de primeira, ótimas atuações do esforçado Routh, que se sai bem como homem de aço, seguindo a cartilha do saudoso Reeves, e, principalmente, de Kevin Spacey, arrebentando como Luthor, sendo igualmente excelente tão brilhante quanto a inesquecível atuação de Gene Hackman no original. Já Kate Bosworth não convence com Lois Lane, assim como o eterno X-Men Ciclope, James Marsden, no piloto automático, na pele do avulso namorado de Lois.

Particularmente, o filme me frustrou, não somente por eu ter colocado expectativa demais, mas, principalmente pelo roteiro regular que torna o filme exageradamente longo demais do que deveria render. Apesar disso, o filme encerra com dignidade o ciclo do homem de aço iniciado por Richard Donner e Christopher Reeve, e dar um pisa no horrível terceiro filme e supera ligeiramente o quarto filme. Vida longa ao homem de aço, agora na pele do competente Henry Cavill.


Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

2 comentários:

  1. Rick, concordo em quase tudo. Só não concordo que o Superman II tenha sido a melhor sequência da história do cinema, que na minha opinião seria o "O exterminador do futuro 2", como também achei o filme "Superman o retorno" um verdadeiro lixo, muito chato e sem roteiro, além de um ator sem nenhum carisma. Mas no geral, os 5 primeiros são filmes que fizeram parte da minha sessão da tarde, e foram assitidos inúmeras vezes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maykon!

    Mais uma vez, muito obrigado pelos seus comentários!Como sempre, você é sempre bem-vindo aqui.

    Só para esclarecer: Não disse que Superman II é a melhor sequência da história do cinema, mas, uma das melhores que, na minha opinião, inclui-se também o Exterminador do Futuro, apesar de, na minha opinião, o primeiro ser ligeiramente melhor no quesito enredo e por trazer Arnodão na melhor atuação de sua carreira e ainda como vilão.

    Sobre Superman - O Retorno o filme deixa bastante a desejar e o tempo exageradamente longo demais da conta e o roteiro fraquinho, só ajudam a afundar o filme no tédio. Mas, o coitado do Brandon Routh até se esforça e consegue imitar bem o saudoso Reeve (assista e compare as atuações dos dois atores, no idioma original, e você perceberá que Brandon só fez seguir a atuação de Reeve). A melhor atuação, sem sombra de dúvida, é de Kevin Spacey mesmo também seguindo a cartilha Gene Hackman. Mas, o cara é tão bom que enrola melhor que Routh e ainda convence com Luthor.

    Enfim, em relação ao Superman nas telonas, os dois primeiros filmes ficam para sempre em nossa memória e em nosso coração, em especial, pelo motivo citado por você: eram presenças frequentes nos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde.

    ResponderExcluir