sexta-feira, 19 de julho de 2013

DRAGÃO PESO PESADO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Operação Dragão Gordo (Enter the Fat Dragon).
Produção de chinesa de 1978.

Direção: Sammo Hung.

Elenco: Sammo Hung, Billy Chan, Fung Hak-On, Lam Ching-Ying, Roy Chiao, entre outros.

Blogueiro assistiu online (Youtube) em 19 de julho de 2013.

Cotação

Nota: 7,0

Sinopse: Ah Lung (Hung) é um fã do lendário Bruce Lee e treina bastante ao invés de ajudar o pai na criação de porcos no interior. Ao saber que o tio de Lung montou uma barraquinha de comida em Hong Kong, o pai o envia a cidade para trabalhar. O figuraça gordinho atrapalhado e acaba se metendo numa roubada atrás da outra. Na última encrenca, ele larga a porrada num grupo de arruaceiros que comerem e não queria pagar. Mesmo depois da pisa do gordinho, os maloqueiros voltam e detonam com a barraca do tio, que resolve fechá-la por um tempo. Ah Lung arruma um emprego em um restaurante, mas,  acaba se metendo em mais confusões.

Comentários: Figura lendária e bastante respeitada do cinema chinês e do sub-gênero das artes marciais, Sammo Hung é ator, diretor, coreografo de luta e produtor. Fugindo do esteriótipo de astro marcial em boa forma, o gordinho arrebentou como um dos melhores artistas marciais, com uma extensa filmografia, com destaque por ser um dos oponentes do lendário Bruce Lee no clássico Operação Dragão e, principalmente, pela perfeita parceria que fez com Jackie Chan, formando um trio de peso junto com o astro e Biao Yuen nos anos 80. Operação Dragão Gordo é uma homenagem em tom de paródia ao lendário Lee. 

Apesar do título remeter a Operação Dragão, o filme na verdade parece mais a paródia de outro clássico do saudoso dragão, no caso O Vôo do Dragão e conta um bom roteiro, com muito humor e ótimas sequências de luta. Além de arrebentar nas sequências de luta, Sammo Hung impressona também por imitar perfeitamente todos os trejeitos do ícone Bruce Lee (e olhe que assistir na versão dublada, mas, as expressões de Hung impressionam). Uma merecida e divertida homenagem ao saudoso dragão que vale a pena ser descoberta.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Filme completo na versão dublada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário