domingo, 14 de julho de 2013

O AUTÊNTICO HERDEIRO DO DRAGÃO.

= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco.

Rajada de Fogo (Rapid  Fire).
Produção estadunidense de 1992.

Direção: Dwight H. Little.

Elenco: Brandon Lee, Powers Boothe, Nick Mancuso, Raymond J. Barry, Kate Hodge, Tzi Ma, entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto Cinema São Luiz (Maceió), em home vídeo (VHS) e na TV aberta (Globo).

Cotação:

Nota: 10,0

Sinopse: Mesmo morando nos Estados Unidos, o estudante de artes Jake Lo (Lee) é marcado por ser filho de um ativista político chinês morto no histórico protesto na Paz Celestial na China, em 1989. Jake prefere ficar longe do ativismo político, mas, acaba sendo convidado para uma festa que aparentemente tem o intuito de arrecadar fundos para a mesma luta de democracia que seu pai perdeu a vida. Porém, acaba acidentalmente flagrando o mafioso Antonio Serrano (Mancuso) matando um traficante chinês. A partir daí, Jake passa a ser perseguido pela bandidagem, lutando para sobreviver, contando com ajuda do honesto policial Mace Ryan (Boothe).

Comentários: No próximo sábado completa 40 anos da morte do saudoso Bruce Lee (27/11/40 - 20/07/73). Ícone da sétima arte, até hoje, Lee é insuperável, o melhor e mais completo artista marcial. Para marcar esta data tão especial tentarei, no decorrer da semana, postar comentários sobre filmes estrelados por astros marciais que trilharam o caminho aberto pelo eterno dragão chinês. Nada mais justo que começa essa pequena série de postagens com o autêntico herdeiro do dragão, Brandon Lee (01/02/65 - 31/03/93). Assim como o pai, Brandon nos deixou muito jovem, há pouco mais de vinte anos atrás, com apenas 28 anos de idade e três trabalhos realmente significativos, justamente quando estava rumo ao estrelato. Particularmente, acredito que, se vivo estivesse, Brandon seria uma estrela de primeira grandeza em Hollywood, pois talento e carisma o saudoso ator tinha de sobra. Provou isso em pouco mais de meia-dúzia de produções em que atuou, em especial, as três últimas.

Com um excelente roteiro, Rajada de Fogo, seu penúltimo trabalho, é o veículo perfeito para Brandon se firmar no primeiro escalão dos astros de ação. Um filmaço de ação com ritmo frenético, que envolve, empolga e prende a atenção do começo ao fim. Brandon Lee está excelente, numa das melhores e mais memoráveis atuações de sua carreira (sua última em O Corvo é a mais lembrada pelos fãs), mesmo que em algumas sequências de luta, inexplicavelmente, ter sido substituído por um dublê, algo impercebível no filme (só sabemos desta informação por causa de um Globo Repórter exibido na época de lançamento do filme, cujo tema era dublês). Assim como o pai, Brandon também dominava algumas modalidades marciais, mas, gostaria de ser reconhecido como ator e não como artista marcial. Rajada de Fogo, filmaço que lamentavelmente e vergonhosamente não é exibido nas emissoras televisivas do nosso país, traz o melhor do talento duplo do saudoso herdeiro do dragão.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo. 


2 comentários:

  1. Grande pera para o cinema, seus filmes foram ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!

      Tal pai, tal filho! Partiram muito cedo, mas deixaram filmes excelentes.

      Excluir