sexta-feira, 19 de julho de 2013

CHORÃO FODÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

O Combate - Lágrimas do Guerreiro (Crying Freeman).
Produção francesa, canadense, estadunidense e japonesa de 1995.

Direção: Christophe Gans.

Elenco: Mark Dacascos, Julie Condra, Byron Mann, Tcheky Karyo, Rae Dawn Chong, Mako, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD).

Cotação

Nota: 6,0

Sinopse: Freeman (Dacascos) é um assassino fodão da organização secreta chinesa Filhos do Dragão que sempre que detona alguém derrama um lágrima. Num dos seus trabalhos onde mandou para a terra do pé junto o filho de um chefão da Yakuza, é flagrado pela artista plástica Emu (Condra), que é traumatizada por se sentir culpada pelo assassinato dos seus pais. Freeman e Emu acabam se apaixonando, mas, antes de serem felizes para  sempre, os pombinhos irão encarar membros da Yakuza e dos Filhos do Dragão que querem ferrar com os dois.

Comentários: Mark Dacascos é um velho conhecido nosso das locadoras. Mesmo que você não saiba quem ele é, deve ter assistido algum filme de ação classe C bem legais como a tosca, mas, divertida versão do game Double Dragon e Esporte Sangrento, aquele cuja a arte marcial é a capoeira, que ganhou este horrível e tosco título nacional,  ou lembrar dele de alguma participação em algum episódio de seriado televisivo ou como o vilão de Contra o Tempo estrelado por Jet Li. e DMX. Apesar de ter conquistado vários títulos de torneios de caratê e kung fu quando tinha entre 07 e 18 anos, e além destas modalidades, ser fera também em taekwondo, kendo e na nossa capoeira, e ter uma atuação interpretativa, na maioria das vezes, competente e satisfatória, o carismático ator estadunidense nascido em Honolulu, no Havaí, até agora, ainda não estourou e, a essa altura do campeonato, continuará como um simples astro da série D hollywoodiana.

Baseado num mangá japonês, O Combate - Lágrimas do Guerreiro é um dos seus trabalhos mais conhecidos por aqui e, se não me falhe a memória, um dos poucos (ou talvez o único) filme estrelado por ele que chegou aos nossos cinemas. Com um roteiro regular que oscila entre o interessante e a mediocridade, trata-se de um filme de ação classe C padrão, que agrada aos fãs deste tipo de filmes que na maioria das vezes não são muito exigentes quanto ao roteiro e só querem ver a porrada correr solta. O maior ponto negativo, sem sombra de dúvida, é não aproveitar o talento marcial do ator, já que durante todo o filme, Dacascos limita-se apenas a dar uns pinotes e mandar bala na bandidagem figurante, só lutando para valer na sequência final, onde sobra chutes com um pouco de acrobacia capoerista e golpe de espada samurai para quem se mete a besta com o herói chorão fodão. Em síntese, mesmo com Dacascos mal aproveitado é como já foi dito, é um filme que agrada aos fãs do gênero de ação, principalmente, os menos exigentes. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Filme está disponível em DVD, a preço bem popular.

 
E foram felizes para sempre no ostracismo.
Três anos depois, Dacascos e a mocinha do filme,  
Julie Condra, se casaram e estão juntos até hoje. 

 
Trailer original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário